Logo após o término do encontro realizado em Itaporanga, esta manhã, para implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu o prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) se dirigiu até a cidade de Piancó para debater junto com a prefeita Flávia Galdino (PP) quanto a instalação de uma Base do SAMU na 'Rainha do Vale'.Em uma conversa preliminar na Câmara Municipal a gestora piancoense discorreu ao colega sobre a complexidade do SAMU, sua operacionalidade e os recursos (humanos e materias) necessários para a sua execução e manutenção. No SAMU existente na cidade de Piancó há uma ambulância (com equipe médica) para ser enviada para Itaporanga junto com a implantação de uma Base.A conversa foi feita sob a orientação da equipe do SAMU. Logo depois, o prefeito Djaci Brasileiro e o secretário Gaudêncio Mendes (da Sáude) foram até a central do SAMU para conhecer suas instalações.Lá todos ficaram maravilhados com a comodidade e conforto empreendidos na sua estrutura fisica, assim como, foi motivo de elogios quanto a aparelhagem usada e a sensibilidade e profissionalismo do corpo técnico do SAMU.O SAMU está instalado, realmente, num lugar digno e estruturado. O prefeito Djaci Brasileiro fez anotações e saiu de lá prontificado a preparar o mais breve possível a viabilidade de implantação de uma Base com uma equipe em Itaporanga.
O SAMU do Vale, sediado na cidade de Piancó, é coordenado por: Dr. Ismar Pimentel Cézar (Coordenador Geral ), pelo Dr. Ricardo Vinícius Andrade Teixeira (Coordenador Médico), e pela Drª. Narjara Pereira Teixeira (Coordenadora de Enfermagem). O secretário municipal da Saúde, Gaudêncio Mendes de Souza, disse que o Samu é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. "Com o Samu, a Prefeitura reduz o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce", afirmou.
Parte interna das ambulâncias do SAMU equipada com o que há de mais moderno em material hospital de emrgência.
Parte interna das ambulâncias do SAMU equipada com o que há de mais moderno em material hospital de emrgência.
As equipes que compõem a unidade do SAMU em Piancó estão compostas de 71 pessoas, e tem à disposição da população quatro viaturas (ambulâncias), sendo 1 de suporte avançado (com UTI); 2 de suporte básico; 1 de reserva técnica como suporte, e 2 motolâncias, que são motos com equipamentos para primeiros socorros, e chegam mais rápidos, em determinados locais de difícil acesso, enquanto aguardam a chegada da unidade de suporte avançado ou suporte básico.
O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.A partir dessa atuação, o Samu tem um forte potencial para corrigir uma das maiores queixas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a lentidão no momento do atendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário