Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Itaporanga dá àdeus a ex 1ª-Dama Quesa Pinto

O ex-prefeito Sinval Pinto (camisa azul listras) e os filhos rodeando o caixão
Foi sepultada no final desta tarde uma das maiores reservas morais da cidade de Itaporanga: Pulquéria Pinto Brandão, carinhosamente chamada de dona Quesa. Ela faleceu na noite de ontem, no hospital da Unimed-JP. Um grande perda para o município de Itaporanga pelo muito que representou e fez. Poetisa, escritora e ícone da política itaporanguense.
A ex-primeira-dama de Itaporanga era casada com o ex-prefeito Sinval Pinto (1973-1977), de cujo matrimônio nasceram os filhos: Sinval, Samuel, Sávio, Saulo e Sara. Ainda na noite de ontem, quando soube do falecimento, o prefeito Djaci Farias Brasileiro decretou luto oficial. A Bandeira do Município foi estendida sobre o caixão. Quesa participou de muitos movimentos da sociedade local. Católica Apostólica Romana não media esforços quando era para ajudar a Igreja. Fez muito pela massa carente da cidade de Itaporanga, que deu seu último àdeus. Quesa foi exemplo de dignidade, delicadeza, inteligência e carinho pelas pessoas. Que deixa-nos bons exemplos, tanto na vida familiar, quanto na vida pública, onde demonstrou extrema sensibilidade social. Foi uma mulher de lutas, de posições progressistas.Foi celebrada uma missa de corpo presente, pelo padre José Roberto Jerônimo Almeida (da cidade de Coremas), na histórica Igreja Nossa Senhora do Rosário. Templo que quando caído em ruínas após forte temporal anos atrás em Itaporanga foi reerguido depois que Quesa procurou alguns amigos e recolheu donativos para a sua reconstrução.O vereador Francisco Saulo relembrou dos grandes embates políticos travados por dona Quesa em Itaporanga. Das orientações e sugestões que sempre prestava aos correligionários. Que deve ser lembrada, de acordo com Saulo, acima de tudo pelo símbolo maior que era a esposa e mãe. "Vai minha grande amiga, tu és a mais nova estrela da constelação do nosso senhor Deus".Dona Ivete Pinto prestou também uma linda homenagem a amiga e companheira de muitas lutas e caminhadas: "É uma dor imensa a que sinto nesse momento. Pois, a nossa amizade é tão forte como o brilho do sol, tão grande como a lua, tão admirada como a paisagem mais bela. Lutamos juntas por uma sociedade que compreendam que a mulher deve ser útil, instruir-se e a seus filhos e tornar-se capaz de cumprir os deveres que o futuro não pode deixar de repartir com ela. E pela seriedade do trabalho, pela discrição, pela elegância da simplicidade, Quesa se impôs como a pessoa boa, devotada à causa humana, que angariou o respeito de todos. Saibam todos que a amizade é algo indecifrável. A amizade é dotada de compreensão, completa de fiel felicidade. Levarei para sempre a memória da minha amiga Quesa em meu coração. Eu sempre vou me lembrar do seu sorriso, do seu lado doce e dos maravilhosos momentos que juntas tivemos". A filha Sara agradeceu as homenagens prestadas a sua mãe, as palavras de Saulo, de dona Ivete, a atenção do prefeito Djaci Brasileiro e da primeira-dama Kátia, a presença de todos e o carinho que todos sentiam por dona Quesa.Minutos antes de seu corpo ser colocado no túmulo houve mais homenagens, emoção e lágrimas dos presentes, relembrando a grande guerreira que dona Quesa foi na defesa de Itaporanga.O corpo de dona Quesa foi sepultado no mesmo túmulo ondes jaz seus pais: Caçula e Ilda Pinto. Haviam coroas de flôres enviadas por vários políticos e lideranças estaduais.
Comentários para este Post:
Prezado Ricardo,
Como leitor assíduo do seu renomado blog, foi com muito pesar que tomei conhecimento do falecimento da estimada Dona Quesa Pinto. Tornei-me amigo do casal Sinval/Quesa quando morei em Itaporanga, tendo convivido sobretudo quando Lúcia e eu integramos os quadros do Lions Clube.
A imagem que fica de Quesa é aquela de uma pessoa cheia de energia e de alegria de viver, sempre dedicada à família e às centenas de amigos do casal. Que o exemplo de dedicação a Itaporanga, tão presente em Dona Quesa sirva de referência para as nova geração de itaporanguenses.
Ao amigo Sinval e família os nossos sentimentos pela passagem da nossa estimada Dona Quesa.
Assis Melo (escritor)

Um comentário:

Unknown disse...

Realmente Itaporanga perdeu muito com a morte de Quesa Pinto,uma baluarte da sabedoria e da caridade.

Ana Paula da Kazon