O Matadouro Público de Itaporanga, que funcionava em condições precários há muitos anos, está com os trabalhos de recuperação em fase de conclusão. Resultado de Termo de Ajustamento de Conduta firmado recentemente entre o Ministério Público e o Prefeito de Itaporanga, Dr. Djaci Farias Brasileiro (PSDB). A recuperação foi executada pela Secretaria Municipal de Infra-Estrutura e Urbanismo, que tem à frente o engenheiro Domingos Marques.Foram atendidas e cumpridas as exigências impostas pelo MP, como: A recuperação do curral onde os animais ficam a espera do abate, a colocação de novas portas de acesso e de grades de proteção para os funcionários, entre outras. Há vários anos, que tudo era feito de maneira inadequada. “Quem visitasse o matadouro antes, provavelmente teria receio em consumir carne aqui, agora podem ir, sem o menor problema”, afirmou o Secretário.Foram realizadas pinturas nas partes interna e externa, melhorias na higienização interna e externa, melhorias nas instalações hidráulicas e elétricas, projeto de decantação dos dejetos e líquidos, construção de nova fossa, etc. Na verdade, uma reforma total do prédio, incluindo, teto e dos banheiros públicos, tornando-o assim com condições de funcionamento. Foi adquirida ainda uma serra de carcaça entre outros equipamentos fundamentais para o trabalho ali desenvolvido.Foram recuperados também todos os banheiros“Estamos, neste primeiro momento, concluindo a recuperação do matadouro público mas o objetivo da atual administração municipal é construir um novo Matadouro Público, fora da área urbana de Itaporanga. Apesar das dificuldades encontradas, nós estamos nos esforçando e continuaremos realizando obras que beneficiem e tragam mais qualidade de vida para todo o povo de Itaporanga”, concluiu Domingos Marques.Cerca de 40 animais bovinos são abatidos por semana. Já suínos, caprinos e ovinos são abatidos constantemente; os serviços executados atende em numero suficiente a área de produção do matadouro; Foram feitas bancadas para tratamento das vísceras, com total higiene; Instalações elétricas novinha, bem como, as Instalações hidráulicas; Foi recuperado ainda o 'carroção' que serve de transporte do produto final (carne) ao comercio, entre outros.O Matadouro Público de Itaporanga foi construído há várias décadas e na época sua localização se dava fora da zona urbana, no entanto, com o passar do tempo a cidade foi crescendo e o prédio, conseqüentemente, passou a estar dentro do domínio urbano sendo necessário, agora, um novo prédio, com projeto e construção já autorizada pelo prefeito Djaci Brasileiro, dentro do que determina a legislação vigente.
Comentários para este Post:
Sou Assessor Parlamentar, amante da política e de blogs.
Chegei ao teu blog através de outros blogs, achei intressante e coloquei em meus favoritos e desde então visito regularmente.
Vendo essa notícia do Matadouro Público duas coisas me chamaram atenção;
a) não imaginava que o Poder Púbico prestasse este serviço. Aqui no Sul quem faz isso é exclusivamente a iniciativa privada.
b) por tuas fotos, que são claras, aqui no Sul uma edificação desse padrão não passa na inspeção sanitária nem que a "vaca tussa". Aqui exigem azulejos em todas as paredes, forro em alvenaria, telas contra insetos nas janelas e muuuuuuito
mais...........mas, meu amigo Ricardo, são essas diferenças enormes de costumes e culturas que fazen desse Brasilzão de Deus o melhor lugar do mundo para viver.
Abraços!!!!!!!!!
ELOIRE-MAIL;eloirdeitos@yahoo.com.br
MSN;eloirdeitos@hotmail.com
Um comentário:
Boa noite Ricardo, meu nome é Eloir, sou de Lajeado-RS.
Sou Assessor Parlamentar, amante da política e de blogs.
Chegei ao teu blog através de outros blogs, achei intressante e coloquei em meus favoritos e desde então visito regularmente.
Vendo essa notícia do Matadouro Público duas coisas me chamaram atenção;
a) não imaginava que o Poder Púbico prestasse este serviço. Aqui no Sul quem faz isso é exclusivamente a iniciativa privada.
b) por tuas fotos, que são claras, aqui no Sul uma edificação desse padrão não passa na inspeção sanitária nem que a "vaca tussa".
Aqui exigem azulejos em todas as paredes, forro em alvenaria, telas contra insetos nas janelas e muuuuuuito mais...........mas, meu amigo Ricardo, são essas diferenças enormes de costumes e culturas que fazen desse Brasilzão de Deus o melhor lugar do mundo para viver.
Abraços!!!!!!!!!
ELOIR
E-MAIL;
eloirdeitos@yahoo.com.br
MSN;
eloirdeitos@hotmail.com
Postar um comentário