Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 30 de março de 2008

Ops!!! Por ser irmão do prefeito, o vereador José Porcino está inelegível nestas eleições. De acordo com resoluções baixadas pelo TSE.

Com a aproximação das convenções e, por conseguinte, das eleições municipais, os partidos levantam uma série de dúvidas e questões pertinentes ao TSE sobre a elegibilidade de seus pré-candidatos, principalmente em relação aos prefeitos. Os dirigentes partidários querem saber, na maioria dos casos, se a mulher, o irmão, o primo ou o cunhado do prefeito podem se candidatar, seja ao Executivo ou a uma vaga na Câmara de Vereadores. Resoluções do TSE e a Constituição Federal delimitam a legalidade dos parentes que podem disputar vagas.
A Resolução nº. 22.717, em seu artigo 15, parágrafo segundo, diz que “o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do prefeito são inelegíveis para sua sucessão, salvo se este, não tendo sido reeleito, se desincompatibilizar 6 meses antes do pleito (Constituição Federal, art. 14, § 7º)”. O parágrafo seguinte estabelece que “são inelegíveis ao cargo de vice-prefeito no mesmo município o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do prefeito reeleito”. Já o parágrafo quarto esclarece que “são inelegíveis ao cargo de vereador no mesmo município o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do prefeito reeleito ou não, salvo se este renunciar até 6 meses antes do pleito”. Neste caso, o vereador José Porcino (foto) estaria inelegível por ser irmão do atual prefeito Antônio Porcino (PMDB). O que provocará uma ampla mexida na disputa eleitoral. O que será tema de novas postagens a ser feita pelo Blog em breve.
Com base na legislação citada, o advogado e professor de Direito Eleitoral da UEPB Cláudio Lucena Filho explica que em relação ao prefeito são inelegíveis para sucessão do prefeito (a) esposa ou o marido, os parentes de 1º grau - pai, mãe e sogro (a) e filho (a) - e os de 2º grau - irmã (o), cunhado (a), neto (a) e avô (ó). O marido e mulher não são parentes, apenas cônjuges. Por sua vez, afinidade é o vínculo que se estabelece entre um dos cônjuges ou companheiros e os parentes do outro (sogro, genro, cunhado, etc.). Essa relação de afinidade tem limites expressos na lei e não ultrapassa esse plano. Não são entre si parentes os afins de afins. Cláudio acrescenta que a afinidade em linha reta pode ser ascendente (sogro, sogra, padrasto e madrasta, afins em 1 grau) e descendente (genro, nora, enteado e enteada, afins em 1 grau). Ensina ainda o advogado que cunhado (irmãos de um e de outro cônjuge ou companheiro) são afins na linha colateral em segundo grau, conforme artigo 1.595, parágrafo 1, CC.
Parentes em linha reta- são as pessoas que descendem umas das outras, art. 1.591, CC: bisavô, avô, pai, filho, neto, bisneto. Linha reta ascendente – quando sobe de determinada pessoa para os seus antepassados (do pai para o avô, etc.). Toda pessoa, na ascendência, tem duas linhas e parentesco: a paterna e a linha materna. A distância entre dois parentes mede-se por graus. Na linha reta conta-se os graus pelo número de gerações. Geração é a relação existente entre o genitor e o gerado. Assim, pai e filho são parentes em linha reta em primeiro grau. Já avô e neto são parentes em segundo grau. Não há parentesco em primeiro grau na linha colateral, porque quando contamos uma geração ainda estamos na linha reta. Para a contagem dos graus, utiliza-se sistema segundo o qual o descendente comum não é incluído.
fonte: Jornal da Paraíba

Reunião restrita: Porcino está neste instante reunido com sua base na casa de Lula da Farmácia.

Neste instante (às 12:30), de acordo com uma ligação recebida pelo Blog, o prefeito Antônio Porcino (PMDB) está reunido na residência do vereador, ainda secretário, Lula da Farmácia (foto) com todos os outros parlamentares-mirins, embalados num animado churrasco diga-se de passagem 'privativo' para muito poucos participantes, para dar continuidade ao lançamento interno da candidatura à reeleição do atual gestor de Itaporanga. Estão presentes seis vereadores, dos quais dois estão sob suspeitas. Com é??????
A reunião, convocada na noite de ontem, também servirá para colocar contrar a parede um possível 'judas', que estaria preparado para desembarcar do barco peemedebista logo que tiver o registro de sua candidatura. Como havíamos informado, semanas atrás. De posse de material comprometedor seguro, o prefeito estaria apenas observando os passos do 'dito cujo' para dar potencialidade ao material comprobatório das pretenções de 'insurreição' dentro do grupo.
Mas tarde teremos novidades... Enquanto isso, lá o "wisk está dando na canela" relata o telefonema.

Exclusivo: Porcino anuncia candidatura à reeleição e projeto para construção de 250 casas populares.

A tarde deste sábado foi, notadamente, bastante movimentada do ponto de vista político em Itaporanga. Tudo, claro, visando as definições quanto a disputa municipal de outubro próximo. Enquanto o PTB local deleitava-se numa indefinição para se escolher o postulando ao executivo municipal. Do lado da situação o PMDB, segundo fonte, bateu o martelo na tarde de ontem lá no Barracão, reduto dos porcinos, pela candidatura própria. Reunido com a base aliada na Câmara o prefeito Antônio Porcino (PMDB) estava pulando de alegria por conta da jogada de mestre (que comentaremos mais embaixo) que pode alçar sua reeleição com condição confortável para disputar com os demais opositores, inclusive obtendo com o andar da carruagem uma diminuição no seu indíce de rejeição, que ainda continua alto.
O alcaide rodeado pelos vereadores exclamou que, a partir dali, sua candidatura à reeleição estava "posta e com todo gás para ganhar a eleição". O cenário havia melhorado para lado do prefeito após ficar ciente da efetivação de um 'salvador' e "extraordinário" projeto de habitação popular na cidade pronto para ser executado. Com a presença de representantes do Governo Federal, que haviam minutos antes informado a população quanto à Boa Nova através do progrma radiofônico oficial na rádio Correio do Vale AM, o prefeito Antônio Porcino (foto) anunciara a construção, pra já, de 250 casas populares em Itaporanga. O que será, se concluído, um verdadeiro Conjunto Habitacional de proporções de um Chagas Soares, periferia da cidade. A idéia é cumprir uma promessa de campanha: construir o bairro da 'Vila Mocó' para substituir a vila, precária e abandonada, já existente de mesma denominação. O investimento para a cosntrução dessas 250 casas populares passa dos dois milhões de rais.
Segundo o esbolço, apresentado pelas ondas sonoras do rádio, a Prefeitura em parceira com o Governo Federal irá construir 170 casas populares na zona urbana e 80 na zona rural. Nada mal para um começo de campanha, não concordam??? Cerca de 500 famílias já foram cadastradas, é claro com direito a vereador aliado andando de porta em porta garantindo um 'teto' à quem não tem. As casas começam a ser levantadas já no início do mês de maio, com a entrega programada para setembro, e terá a pedra fundamental inaugurada na abertura do Poeirão, no 1º de maio.
A estratégia da equipe do prefeito, armada farta munição, será lotar o estádio com as famílias a ser beneficiadas e deixar sem reação o esquema cassista (Djaci, Audiberg e Will). O constrangimento será tão grande para o esquema cassista que Porcino colocará eles numa saia justa quando mostrar os dois lances de arquibancada (com capacidade para 2.500 pessoas) construídos pela Prefeitura Municipal, que fora prometido ano passado pelo deputado/secretário estadual Ruy Carneiro, da Juventude, Esporte e Lazer. Seria um xeque-mate nos correligionários do tucano em Itaporanga.
E ainda há quem diga que Antônio Porcino (PMDB) estava pensando em desistir de ser candidato à reeleição e apoiar um 'opositor'. Com essa movimentação ele mostra que está colocando em prática uma articulação forte e potencial para enfrentar as urnas.

"Freio de mão puxado", sem Will presente Carlos Dunga não anuncia Audiberg como candidato.

Diz o ditado que grupo político autêntico é àquele em que se vê: Cobra engolindo cobra; Um apunhalando o outro pelas costas; Roupa suja sendo lavada num corrego de esgoto; e por aí vai. Em política se não tiver disso não se trata de Brasilis.
Informações chegadas ao Blog relatam da seguinte maneira o cenário na ida do ex-deputado Carlos Dunga (PTB) à uma reunião com o Diretório local do PTB na tarde de ontem, mais precisamente às 14:15. Vejam o que dizem os relatos: "Gente tinha tanta que faltava espaço"; "O bobo da corte já estava preparado com uma caixa de fogos de artifícios, para o momento do anúncio - sic (realmente ele é uma lastima)"; "Os diretorianos em peso se fizeram presentes numa demonstração de apoio"; Ou seja, o cenário estava em conformidade com o escript. No entanto, algo não deu certo... Será que faltou combinar o ato com alguém???
Pois bem, caros leitores, de passagem por Itaporanga Carlos Dunga, atendendo convite, se dirigiu até a residência do vereador/ prefeitável Audiberg para uma reunião com o Diretório local do PTB. Lá estava presente toda cúpula local(?) convocada para um provável anúncio da candidatura do vereador a prefeito de Itaporanga. Ops! Mas faltava alguém para 'avalizar' e 'autorizar' a fala do ex-deputado, já antecipadamente precavido, pra anunciar o esperado pelos presentes. Só que Carlos Dunga não pôde anunciar ali o vereador como candidato, porque faltava o aval do líder do grupo. Como é que é???? Lá também tinha gente que festejou, claro camuflado, a brecada do dirigente estadual. A frustração no local foi inevitável diante do freio de mão puxado por Dunga, haja vista que, para ele, a principal liderança do grupo, que não estava presente, não dera, até então, carta branca para o lançamento de Audiberg como candidato a prefeito.
O ex-prefeito Will Rodrigues (PTB), presidente municipal da legenda, observou tudo de longe, lá da capital à 400 km de distância, mas com um diretoriano de confiança presente. Na verdade, o ex-prefeito até agora não teve ânimo para falar publicamente a Itaporanga se apoia ou não Audiberg como candidato do partido, apesar deste ter maioria no Diretório. Essa situação é, em certo modo, até constrangedora devido o tempo em que dois caminham juntos e juntos são responsáveis pelos acertos e desacertos cometidos enquanto estiveram no Poder. Com a ausência de Will, o suplente de senador Carlos Dunga não se comprometeu com a galera e, prevenido, orientou Audiberg a procurar Will e ter com ele uma conversa franca e definitiva quanto à sua postulação.
Essa decisão poderá ser postergada, se depender da vontade do ex-prefeito, até a convenção partidária no mês de junho. Isso porquê, o governador precisa ser consultado (que já têm problemas de sobra)... Djaci Brasileiro precisa ser triturado (uma pedra no cominho)...?! E, o mais importante, com o povo precisa ser combinado. Mesmo assim, é dada como definida (???) a candidatura do vereador Audiberg Alves como prefeitável. Até Porquê, sua história no PTB local o credencia. Porém, não custa perguntar: e se acontecer uma intervenção, do governador, para colocar Will como vice na chapa de Djaci???
Como diz o governador Cássio Cunha Lima, ao témino do 1º turno em 2006: Por enquanto, "foi por uma peinha de nada".

"Cem anos de Verdade" é o novo slogan do Jornal O norte que completará em maio seu centenário.

A Comissão Organizadora dos Cem Anos do Jornal O Norte elegeu esta semana os vencedores do concurso que escolheu a logomarca e o slogan comemorativos do centenário de um dos periódicos mais antigos do País. A agência Make Marketing foi a ganhadora da logomarca mais criativa e receberá uma Moto Web Evo; já a agência Oficina de Propaganda foi escolhida por apresentar o melhor slogan e ganhará um computador.
Para os publicitários que criaram a marca: Danielle Carneiro Braga, Yuri Pinangé e Thaís Cartaxo (foto), da agência Make Marketing, que possui apenas dois anos no mercado, a escolha da logomarca criada pela empresa para as comemorações dos cem anos do jornal foi um excelente resultado. "Para uma empresa nova como a nossa e que concorreu com outras agências estabelecidas no mercado, essa escolha é muito importante porque é nosso primeiro grande trabalho", afirmou o diretor de Artes, Yuri Pinangé. Segundo os empresários, a intenção foi encontrar uma logomarca que remetesse às origens de O Norte. "Queríamos criar uma marca que fosse moderna sem tirar a originalidade da que já existe, por isso, preservamos as cores", destacou a diretora de Criação da Make, Danielle Carneiro.
A frase/slogan vencedora "Cem anos de verdade" irá substituir o tão famoso "Você lê. Você acredita" e foi elaborada nos últimos momentos da inscrição. “Ganhar com o slogan foi inusitado porque eu sou responsável pela criação das marcas e participei do concurso acreditando que iria vencer com ela", comentou o diretor de Arte da Oficina de Propaganda, Milton Nóbrega.

sábado, 29 de março de 2008

Nelizabete é a nova chefe do Ideme em Itaporanga

Foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 28, a nomeação de Nelizabete Alexandrino Gomes para ocupar o cargo em comissão de Coordenadora da 7ª Região Geo-Administrativa do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba – IDEME, com sede no município de Itaporanga.
A nomeação de Nelizabete (foto) faz parte da cota do deputado federal Armando Abílio (PTB) apoiado pela família Mangueira/Diniz tanto em Itaporanga como na cidade de Diamante, onde ela atua politicamente. Nelizabete é esposa do agropecuarista Demar Mangueira.

Reviravolta em cassação semelhante a de Cássio

O governador Cássio Cunha Lima dizia a interlocutores que participavam do fórum Brasil-México, quinta-feira em Recife (PE), que está pronto para enfrentar o julgamento do pedido de cassação no Tribunal Superior Eleitoral. "Estou pronto para enfrentar em qualquer data, a qualquer tempo", disse, manifestando confiança: “Vou conseguir provar minha inocência”.
Um artigo do jornalista Walter Santos, publicado no Portal Wscom, esclarece muito bem esse novo momento de confiança vivido pelo governador. Vejamos: "A midia paraibana deu pouca atenção, mas ontem o Tribunal Superior Eleitoral tomou decisão de acatar Recurso Especial de um prefeito e vice cassados pelo TRE de Goiás para determinar a anulação do processo de cassação dos dirigentes municipais a partir da audiência que indeferiu a oitiva de testemunhas do vice-prefeito, cujo conteúdo é exatamente idêntico ao processo de cassação do governador Cássio Cunha Lima. Conforme texto distribuído pelo TSE, a decisão confirma o entendimento firmado pela Corte no julgamento de recurso do vice-governador de Santa Catarina contra cassação decorrente da impugnação do mandato do governador, Luiz Henrique (PMDB-SC).
Há um detalhe importante no caso de Goiás e no processo da Paraíba porque o primeiro voto aprovado por unanimidade do TSE foi dado pelo relator ministro Carlos Ayres de Brito (foto), o mesmo do Caso de cassação do governador Cássio, donde subentende – se que este será o mesmo caminho a ser adotado no rito envolvendo os paraibanos. Ressalte-se outro detalhe no mesmo nível da situação de Cássio. O ministro não acolheu a alegação dos autores do recurso de que houve cerceamento de defesa, mas concluiu que a oitiva de testemunhas “se faz necessária”. Lembre que a limitação do número de testemunhas foi fixada pelo Tribunal Regional, mas o ministro Cezar Peluso destacou que “a celeridade do processo é importante, mas a segurança jurídica é mais importante”.
É o mesmo entendimento que pode ser aplicado à situação do vice-governador José Lacerda, que também tentou entrar no processo mas o TRE paraibano não acatou mesmo com diversas ações promovidas por advogados. Em sendo assim, a decisão chega como uma avalanche de água muito fria para as pretensões do senador José Maranhão de assumir o Governo do Estado porque a jurisprudência de Santa Catarina deve livrar o governador Cássio".
fonte: wscom

A Congregação das Irmãs Carmelitas comemoram 70 anos de fundação, com vasta programação.

As Irmãs Missionárias Carmelitas estão comemorando 70 anos de fundação. Uma bonita programação foi preparada para comemorar tão significativa data. Com a Casa-Mãe sediada em Cajazeiras, as Carmelitas sempre desenvolveram o seu trabalho pastoral voltado para os pobres e para os mais desassistidos pela sociedade e pela Igreja. O Carmelo de Cajazeiras tem também desenvolvido um trabalho de educação através da Escola Monte Carmelo. Madre Carmelita e Fr. Casanova foram os fundadores dessa obra missionária.
A Congregação das Irmãs Missionárias Carmelitas é uma família religiosa que teve sua origem no dia 25 de março de 1938. O Frei José Maria Casanova Magret, foi um Carmelita que veio de Olot, na Espanha, para prestar serviço à Província Carmelitana de Pernanbuco e a toda Igreja do Nordeste, através de Missões Populares. Com um esforço altamente otimista e empreendedor, dedicou-se à evangelização, enfrentando os desafios da época como: precariedade na educação e na saúde, a marginalização dos idosos, menores abandonados e outros de opressão em que vivi (e continua vivendo) o povo pobre do Sertão. Isso levou-o a fundar a Congregação.
A Irmã Afra de Sá Ferras (Madre Maria Carmelita de Jesus), uma pernanbucana da cidade de Floresta, mulher de espírito de luta e grande fé na Providência entrou na história desejosa de ajudar os pobres do Sertão. Deixou a Congregação das Beneditinas e ingressou na Congregação das Irmãs Carmelitas, que estava sendo fundada pelo Frei Casanova na Diocese de Cajazeiras. Pelo seu amor, seu empenho e dedicação que teve na caminhada da Congreção, Madre Carmelita é considerada Co-fundadora.
Em Itaporanga a Congregação atua, desde o ano de 1946, no atual apostulado, onde está o Colégio Padre Diniz (foto abaixo). As Irmãs Carmelitas estão inseridas na história de Itaporanga pelos relevantes e significativos trabalhos desevolvidos nesta comunidade. O apostulado tem uma importância impar para a 'Rainha do Vale' diante da dedicação para com a população local. Irmã Fernanda (na foto com o amigo professor João Pereira) e Irmã Angélica são referência da benemérito do apostulado da Congreção em Itaporanga.

As atividades comemorativas iniciaram ontem, 28, às 17h, na Capela do Carmelo, com uma Missa pelas carmelitas e benfeitores falecidos e também com o depósito das relíquias dos fundadores em um jazigo no interior da capela. Dom Paulo Cardoso, bispo de Petrolina, PE, presidiu a Celebração. Hoje, 29, acontecerá na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, às 19h, a Profissão Religiosa de algumas Irmãs e também a Comemoração do Jubileu de vida consagrada. Fr. Francisco Sales, Provincial Carmelita, presidirá a Missa. Amanhã, 30, às 10h, Missa Solene de Ação de Graças pelos 70 anos de fundação da Congregação. Dom José González presidirá a concelebração na capela do Carmelo. Às 12h lançamento do Livro “Um Carmelo floresce no sertão”.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Reitora Marlene Alves defini data para eleição de reitor(a) e vice da Universidade Estadual da PB.

A consulta prévia para escolha dos ocupantes dos cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade Estadual da Paraíba, para o quadriênio 2008/2012, será realizada no dia 14 de maio deste ano. A Resolução que estabeleceu a data do pleito foi aprovada em reunião do Conselho Universitário, realizada nesta sexta-feira, 28, e presidida pela reitora Marlene Alves (foto), que é natural de Itaporanga. Foi considerada para a escolha dessa data, a necessidade de evitar a intersecção do processo de escolha dos dirigentes da UEPB com as eleições municipais.
Segundo a reitora Marlene Alves, as duas últimas reuniões do Conselho trataram de matéria importantíssima para a vida institucional, pois demonstraram a maturidade que esta Universidade tem alcançado. A professora considera que a decisão pôs fim a uma discussão que há mais de 10 anos a Universidade vinha travando. “Não há como realizar uma disputa do porte de uma instituição como a UEPB no mesmo período das disputas dos municípios onde a Universidade tem campi. Pela prática, constatamos que havia uma interferência muito grande, uma contaminação nos dois processos”, afirma.
Na mesma reunião do Consuni, foi constituída a Comissão Eleitoral para coordenar o processo eletivo, que será presidida pelo professor Germano Ramalho. Todos os processos de escolha dos ocupantes de cargos eletivos na UEPB foram regulamentados pela Resolução 003/2008, aprovada no dia 25 deste mês, quando ficou estabelecido que somente poderão se candidatar os membros do corpo docente integrantes do quadro permanente da Universidade, em efetivo exercício. De acordo com a norma, somente serão aceitas inscrições de candidaturas em chapas vinculadas de reitor(a) e vice-reitor(a).
No ato de inscrição como candidato, o docente assinará a declaração de aceite ao cargo, bem como o exercício do mesmo, em tempo integral, caso seja o escolhido. Serão considerados eleitores, os estudantes dos cursos de Graduação, Pós-Graduação e do Ensino Técnico e Médio da UEPB, com base na lista de alunos regularmente matriculados no período letivo em que se realizará o processo eleitoral; os docentes integrantes da Carreira do Magistério Superior e os Técnicos Administrativos integrantes da Carreira de Servidores da UEPB.Na consulta para escolha de reitor(a) e vice-reitor(a) serão atribuídos os seguintes pesos a cada segmento universitário: docente – 1/3 (um terço); técnico administrativo – 1/3 (um terço); discente – 1/3 (um terço).
Reunião para consulta prévia para candidatos

Cássio recebe Miss Paraíba na Granja Santana

O governador Cássio Cunha Lima recebeu nesta sexta, 28, na Granja Santana a Miss Paraíba 2008 Kayonara Waleska. Ela representará os paraibanos durante a festa que escolherá a Miss Brasil, no próximo dia 29, em São Paulo, concorrendo com candidatos de todos os Estados. Na ocasião, Cássio destacou que festa de escolha da nossa miss será um momento como sendo importante para mostrar as potencialidades turísticas da Paraíba, a exemplo do que aconteceu no ano passado quando ganhou espaço na mídia nacional. O Governo do Estado dará o apoio necessário para que Kayonara possa participar do evento e “bem representar nossa terra”, disse.
A Miss Kayanara Waleska, que representou a cidade de Araruna, conquistou o direito de representar a Paraíba na festa da escolha da Miss Brasil em São Paulo, ao ser eleita no dia 19 de março, durante evento no Paço dos Leões, concorrendo com 28 candidatas, indicadas por 15 cidades e 14 faculdades de ensino superior. “Essa participação de representantes de instituições de ensino é uma novidade que chamou a atenção dos organizadores nacionais, além do nível de organização do evento da Paraíba”, foi o que afirmou o jornalista David Franca, representante do certame Miss Brasil no Estado, organizador da festa.

Após 15 anos a socialite e executiva Luzivânia Telécio deixa agência do BB de Itaporanga

Após significativos quinze anos de servciços prestados à comunidade de Itaporanga, como também ao Vale, a executiva Luzivânia Telécio Pinto (na foto com o esposo Chiquinho Pinto) deixa a agência local do Banco do Brasil e vai emprestar sua competência, dinamismo, capacidade e carisma à cidade de Campina Grande. Vaninha, como é carinhosamente chamada por todos, já configurava-se como a cara da excelência e da qualidade no atendimento da agência local do BB.
Nós do Blog, assim como está ocorrendo na cidade, desejamos votos de sorte e realizações em sua nova empreitada, ao mesmo tempo em que reconhecemos sua importância para Itaporanga através de agradecimentos infinitos pelos seus préstimos à nossa querida 'Rainha do Vale do Piancó'. Hoje, ela pode conferir o carinho que a população destina-lhe, através de seus colegas, por ter recebido dezenas de presentes e lembranças simples, singelas e sinceras. Vaninha, ainda, é proprietária da Boutique LARA, a mais refinada e elegante da cidade.
Socialite e exemplo de elegância a executiva Luzivânia Telécio é casada com o empresário Francisco Pinto Filho, que por muito anos ampliou a economia e o comércio local e regional através da empresa de distribuição de bebidas Antartica Ltda, da qual foi proprietário.

Carlos Dunga deve chegar hoje à Itaporanga para definir Audiberg Alves como candidato a prefeito.

As águas de março, definitivamente, começam a passar por debaixo da ponte. O ex-deputado e ex-secretário chefe da Casa Civil do Governo do Estado, o suplente de senador Carlos Dunga (centro), deve chegar a Itaporanga, de passgem com destino a cidade de Pedra Branca, na noite desta sexta-feira, 28, ou, dependendo da agenda, na tarde deste sábado, 29. Carlos Dunga vem acompanhado do amigo Anchieta Nóia (PTB), ex-prefeito daquela cidade.
Em Itaporanga o ex-deputado deve se dirigir, atendendo convite, à residência do vereador Audiberg Alves (PTB), seu correligionário, para uma reunião com a trupe petebista local com a finalidade de aprofundar as negociações para o lançamento da candidatura de Audiberg (de camisa preta) como postulante à Prefeitura local em outubro próximo. Porém, nos bastidores chegam informações ao Blog de que Carlos Dunga será conduzido para um encontro com setores do PMDB, na pessoa do vereador José Porcino (irmão do prefeito Antônio Porcino), para definir uma possível aliança PMDB/PTB.
A expectativa fica quanto a vinda do ex-prefeito Will Rodrigues (à esquerda), presidente municipal da legenda, que mora em João Pessoa e que vem relutando em anunciar oficialmente apoio à candidatura do vereador. o ex-prefeito sempre tem dito que só irá se pronunciar após uma consulta que fará ao governador Cássio Cunha Lima (PSDB), que tem no ex-deputado Djaci Brasileiro o nome do PSDB para concorrer à Prefeitura de Itaporanga. "O problema de Will é que o Diretório Municipal está sob maioria de Audiberg. Ou seja, a única chance de Will ser candidato a alguma coisa é através de uma intervenção", disse um sustentáculo do ex-prefeito em Itaporanga.
Após reunião com Carlos Dunga(PTB) o Diretório local prentende estar autorizado a anunciar Audiberg Alves como o candidato do partido em Itaporanga, ficando na gaveta o nome do vice para ser apresentado lá pelos idos de junho (que tem tudo para ser um peemedebista). Portanto, as águas estão começando a correr por debaixo da ponte, que tem ainda três meses de extensão para ser vencida.
É chuva que não acaba mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 27 de março de 2008

Pré-candidatura de Virgulino Leite ganha embalo e é vista como viável para quebrar 'círculo vicioso'.

Faltando sete meses para as eleições deste ano Itaporanga presencia uma grande novidade na política local que, sem dúvidas, pode ser a surpresa em outubro próximo. Presidentes de comunidades rurais, empresários, comerciantes, entidades de classe, estudantes, profissionais liberais, entre outros, estão enviando dezenas de emails ao Blog para expor o que chamam de "novo momento político surgindo na Rainha do Vale" em alusão ao crescimento político obtido por um do pré-candidatos à Prefeitura Municipal em 5 de outubro.
Enquanto nenhum dos virtuais candidatos considerados 'fortes' já pré-lançados, pelo esquema cassista, consegue cair no gosto do povo e ameaçar a reeleição do atual prefeito Antônio Porcino (PMDB), o agropecuarista Virgulino Leite (PCB) vem, de forma brilhante, abocanhando pelas beiradas, como dizem as rodas políticas, e se firmando como uma alternativa sólida e viável que possa quebar um círculo vicioso ostentado pelo peso do atraso político que representa os demais postulantes ao cargo de prefeito. Por serem responsáveis por mais de duas décadas de atraso, estagnação e despreparo administrativo.A esta altura, dizem os emails, Virgulino surge como um pré-candidato "confiável e capacitado para ser o destino da sábia escolha do eleitorado local". Com o clamor por uma renovação política em Itaporanga o grupo de Centro-Esquerda, do qual Virgulino faz parte, tem se destacado pela firmeza e determinação em mostrar a população local que o seu projeto é viável e sólido. Ao mesmo tempo em que a indefinição, soberba e ‘esperteza’ perturba os demais pré-candidatos, Virgulino tem sido convocado por diversas comunidades, entidades de classe, empresários e comerciantes, para tercer suas idéias e propostas à respeito dos mais variados temas.
Empresários como Maurílio Fantin (foto acima), que emprega quase cinquenta funcionários numa tecelagem de guardanapos artesanais, veêm no agropecuarista uma opção interessante de ser avaliada pela população, por se tratar de uma "pessoa jovem, séria, honesta e capacitada", relata. O empresário, nas eleições de 2004, foi um dos fortes apoios responsáveis pela eleição do atual prefeito Antônio Porcino, porém após a "decepcionante administração do sindicalista" Maurílio se firmou como um dos abalizadores do nome de Virgulino.
Na verdade, ele é tido como o nome ideal para Itaporanga sair desse atraso que se arrasta há vinte anos, e que grupos ‘arcaicos’ e ‘ultrapassados’ teimam em continuar destilando sua perversidade sobre o já sofrido povo Itaporanguense. Virgulino se diz predestinado a combater as ‘estruturas tradicionalista’ de poder que se instalou na Rainha do Vale. O que está em curso, neste instante, é um fascinante processo de democracia na escolha de gente vinda do meio do povo, que Itaporanga não ver há décadas.O presidente da Comunidade Rural do Rebolão, agropecuarista Alberto Teixeira Rodrigues (foto acima) confessa-nos que há, pelo menos, oito anos as redondezas da localidade não vê uma máquina fazendo o melhoramento das estradas vicinais. A mesma coisa pensa as comunidades rurais: Caiçara, Pau Darco e São Pedro de Baixo. Segundo ele, é preciso ter coragem e firmeza para lutar e dizer que "queremos mudança em Itaporanga", afirma. Diante de relatos como o de Alberto, o agropecuarista Virgulino sinaliza e sintetiza uma mudança mais saudável e desejável para os rumos que Itaporanga quer seguir daqui em diante. Porém, é cedo para afirmar que ele vai dar um xeque-mate nos políticos que castigam a cidade há décadas, no entanto, com muita desenvoltura e personalidade vibrante Virgulino poderá se transformar no homem que vai libertar o povo dos males causados por essa turma que está aí se revezando no poder e só sabem enriquecer às custas do dinheiro público, privilegiando apenas uma ‘panelinha’, ou melhor meia dúzia, em detrimento da coletividade.
"Prentendo ao lado do PTN, PV e demais partidos integrantes do nosso grupo mostrar que Itaporanga merece se livrar dessa gente que está aí, por isso, decidi ser pré-candidato devido ao apelo de amigos e do povo, por onde tenho andado", enfatiza o agropecuarista Virgulino Leite.É unanime nos relatos, recebidos pelo Blog como o do líder comunitário Raimundo Catingueira de Araújo(Nonato) na foto acima, identificar, através de palavras simples mas vindas de gente do bem, que o agropecuarista tem se revelado numa grata surpresa na Politica local, além de está dando dor de cabeça à Antônio Porcino, Will Rodrigues, Audiberg Alves e a Djaci Brasileiro. Basta exergar que ele é o único, entre os pré-candidatos, que conhece cada palmo da zona rural do município onde tem sido bem recebido, inclusive festivamente, por uma gente que conhece de perto o sofrimento e a falta de ações do poder público.
Tá aí uma disputa que vai valer a pena agente assistir!!!!!

Novos fatos surgem e inquérito fica sem previsão levando a novo adiamento do concurso da PM.

Com o surgimento de um novo fato na investigação que apura indícios de fraude no concurso da Polícia Militar, a previsão para a conclusão do inquérito fica indefinida, segundo o delegado responsável pelo caso, Valberto Lira Júnior informou nesta quinta-feira, 27, ao ClickPB. “O fato novo surgiu nos últimos dias, o que significa uma nova investigação”, declarou o delegado.
Agora existem três linhas de investigação, mas Lira não revelou a terceira. As duas primeiras buscam apurar a participação de policiais militares e o esclarecimento de como o “vazamento” ocorreu. O prazo inicial para a conclusão do inquérito era até o próximo sábado, 29. Com o surgimento de um novo fato, o delegado vai pedir mais trinta dias para investigar o caso. O concurso foi suspenso após informações de que as provas foram vendidas pelo valor de R$ 5 mil aos candidatos por policiais militares. As provas seriam aplicadas no dia 2 de março.

Em decisão inédita o TSE acaba de cassar o mandato do deputado federal Walter Brito Neto.

Com notícia dada, na Paraíba, em primeira mão pelo Hermesdeluna.com.br, o deputado federal paraibano Walter Brito Neto (PRB) acaba de ter o mandato cassado na inédita decisão do Tribunal Superior Eleitoral - TSE sobre infidelidade partidária de um congressista. O TSE cassou o mandato do deputado paraibano por unanimidade, tendo acompanhado o parecer do Ministério Público Federal e ainda o voto do ministro relator, José Delgado. O último voto foi proferido pelo ministro Marcelo Ribeiro. Ao deputado, caberá apenas recursos, denominados embargos declatórios, que pretendem fazer com que o próprio TSE revise a decisão da Corte eleitoral. Caso a matéria seja considera constituicional, o deputado paraibano poderá recorrer também ao Supremo Tribunal Federal.
Estavam no plenário, os ministros Carlos Ayres Brito, Caputo Bastos, José Delgado, Ary Pargendeler, além do presidente do TSE, Marcos Aurélio. Eles atenderam à ação movida pelo diretório nacional dos Democratas que reivindicava a vaga com base nas novas regras partidárias, para quem o mandato pertence ao partido e não ao candidato eleito. Alçado ao posto de primeiro suplente, Walter Brito Neto disputou as eleições de 2006 pelo então PFL, hoje DEM. Deixou a legenda depois do dia 27 de março de 2007, prazo estipulado pelo STF para casos de infidelidade partidária. Walter Brito Neto ganhou a titularidade do cargo com a renúncia de Ronaldo Cunha Lima (PSDB).
Os ministros rejeitaram a tese de que o parlamentar paraibano foi perseguido pela direção do DEM. Com isso, quem ganhará o direito à titularidade é o segundo suplente Major Fábio (DEM), que já está na Câmara Federal em substituição de Rômulo Gouveia (PSDB), temporariamente afastado. Com a ascensão de Major Fábio, o tucano Dr. Viégas será o mais novo paraibano a tomar posse no lugar de Rômulo na Câmara Federal.
Fonte: Hermesdeluna.com.br

Betão terá que devolver R$ 25 mil a Funasa

A Fundação Nacional de Saúde na Paraíba - Funasa-PB já notificou o ex-prefeito do município de Curral Velho, Manoel Felisberto (foto), à devolver aos cofres públicos pouco mais de R$ 25 mil referentes a não aplicação correta de parte dos recursos destinados a construção de melhorias sanitárias domiciliares em determinados bairros da cidade. De acordo com o relatório de Tomada de Contas Especial (TCE) a prestação de contas do ex-prefeito recebeu a aprovação final no valor de R$ 60 mil e a não aprovação no valor de R$ 9 mil, que, hoje, corrigidos, já chegam a R$ 25 mil. A reprovação foi motivada em face das irregularidades encontradas na aplicação dos recursos devido à inexecução parcial da obra.
Depois de recebidas as notificações o ex-prefeito Betão, como é mais conhecido, não se manifestou, tampouco enviou um representante legal para se justificar perante o débito. Como não houve manifestação, foi sugerida a inserção do ex-gestor na conta dos Diversos Responsáveis Apurados do SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira) do Governo Federal. O ex-prefeito foi inserido no setor de inadimplência porque não cumpriu o que foi acordado no termo de convênio, que seria implantar melhorias sanitárias e domiciliares para controle de agravos no bairro do Alto, localizado no município de Curral Velho.
Após todas as providencias do tomador de contas terem sido adotadas, o processo foi encaminhado à apreciação da autoridade instauradora para pronunciamento e posterior encaminhamentos ao Tribunal de Contas da União (TCU).

quarta-feira, 26 de março de 2008

Diante da negligência da Prefeitura de Itaporanga moradores sofrem com contaminação do lixão.

Um problema antigo, que vem se arrastando há anos, continua intranquilizando moradores de comunidades próximas ao lixão de Itaporanga, há muito precisando de uma intervenção dos órgãos ambientais estaduais que pudessem providenciar, rapidamente, uma interdição no local. Nesta manhã fomos registrar, atendendo apelo dos moradores, a crítica situação que se instalou num pequeno barreiro prestes a estourar e demasiar a contaminação existente ali. A perede do pequeno manacial está rachando, com parte dela já desmoranando(foto), e a água saída dali forma uma enorme poça de lixo, deixando insuportável o meio ambiente da localidade. Os moradores apelaram, por diversas vezes, aos secretários Alberlândio Leite (Agricultura) e Eduardo Olegário (Infra-Estrutura) para que se buscassem uma solução que evitasse o estouro do barreiro. Até o presente não obtiveram nenhuma resposta positiva da parte dos dois, dispuseram-se apenas a dizer que não podiam fazer nada. O que é Inaceitável! Já que a Secretaria de Agricultura é, ao mesmo tempo, de Meio Ambiente. Uma ironia para a atuação da pasta e sua real finalidade.
Aumentando ainda mais a degradação ao meio ambiente e a extensão da condição subumana do lugar, um rebanho bovino, por exemplo, é colocado no lixão, que custa a Prefeitura de Itaporanga um mil reias mensal pela locação do terreno, e pasmen, caros leitores, que o leite dessa boiada é vendido para o consumo humano. Uma vergonha!Além disso, apenas uma cerca de arame farpado separa o lixão, mas não a contaminação, de uma plantação de milho e, descendo mais um pouco, de plantações de frutas. Mas o pior está por vir, é que a água que escorre pelo lixão, levando consigo toda contaminação que se possa imaginar, é servida para o consumo de famílias ribeirinhas ao longo de riachos e do Rio Piancó.O Ministério Público e órgãos responsáveis pelo meio ambiente precisam urgentemente intervir no local e mover ações judiciais contra os (in)responsáveis por essa dregadação. Não podemos continuar assistindo isso de braços cruzados é preciso cobrar responsabilidade de nossas autoridades. Poderíamos perguntar o que fazem os vereadores de Itaporanga, que não exergam uma calamidade dessas. No entanto, o que podemos esperar deles é nada ou quase nada. Portanto, o Ministério Público é, ou seria, a única salvação.
Obs: para visulaizar as fotos é só clicar em cima das mesmas.

Complexo Coremas/MãeD'Água transborda e Rio Piancó já invade residências em Itaporanga.

O maior reservatório d'água da Paraíba, o açude Coremas-Mãe D'Água, localizado na cidade de Coremas, está transbordando desde às 5h desta quarta-feira, 26. A informação foi dada pelo funcionário do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), Francisco Mangueira, repassada por telefone aos jornalistas Adelton Alves e Edmilson Pereira no programa Paraíba Notícia, às seis da matina, da Rádio Tabajara, em rede estadual composta por 26 emissoras.
A barragem Coremas-Mãe-D'Água está com 1 bilhão, 360 milhões e 120 mil metros cúbicos de água. Sua capacidade máxima de acúmulo d'água é de 1 bilhão e 358 milhões de metros cúbicos d'água. De ontem para hoje o açude aumentou em 52 centímetros o seu volume d'água. Turistas de vários municípios, inclusive do Rio Grande do Norte, se dirigem ao açude para assistir o espetáculo promovido pela natureza. O Corpo de Bombeiros mantém equipe na área para evitar alguns excessos por parte das pessoas. A água que transborda de Coremas-Mãe D'Água banha a região polarizada por Açu, no Rio Grande do Norte, maior produtor de melão do país.
O Rio Piancó (foto abaixo) que abastece o complexo Coremas/MãeD'Água há semanas que está transbordando e já começa a invadir residências na cidade de Itaporanga, na altura do Conjunto Miguel Morato. O Rio Piancó está com transbordamento de água e já começa a invadir residências na cidade de Itaporanga.

TCE imputa débito de R$ 17 mil à Gildivan Lopes

Em sessão plenária realizada nesta quarta-feira, 26, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) deu parecer contrário à aprovação das contas referentes ao ano de 2006 do atual prefeito de São José de Caiana, Gildivan Lopes da Silva (Foto).
O peemedebista Galego do Caiana, como é mais conhecido o gestor, terá que devolver aos cofres públicos municipais a quantia de R$ 17.338,40 mil reias. Esse débito é devido à Despesas insuficientemente comprovadas com reparo de veículos.
Para todos os efeitos, o Galego do Caiana, que tem o genro Valter como candidato à sua sucessão, continua dizendo que este ano irá derrotar novamente as oposições em São José de Caiana, do mesmo jeito como ganhou em eleições anteriores: "Deitado numa rede".
Vixeeeee!!!!!!!!!!!!!!!!

SEDH realizou na manhã desta quarta-feira o 1º Forum Estadual dos Creas na cidade de Itaporanga

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 26, nas dependências da Associação dos Municípios do Vale do Piancó (Amvap) o I Forum Estadual Descentralizado dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social - Creas Regionais. O evento foi coordenado pela Gerência Executiva de Assistência Social e pela Gerência Operacional de Proteção Social Especial, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano. Dentro da Articulação Intersetorial da SEDH que tem à frente o ex-deputado Djaci Brasileiro. Que inclusive está à trabalho, por toda esta semana, na capital mineira (Belo Horizonte) devendo retornar à João Pessoa na próxima sexta-feira.
O evento teve início às 8h com uma apresentação dos trabalhos, feito por técnicos da Secretaria, e teve continuidade, com: Palestras sobre Proteção Social e de Assistência Social, às 8h30; sobre Articulação Intersetorial, às 9h15; e sobre Sistema de Garantia do Direito, às 10h. Ao final do Forum os participantes receberam um certificado da SEDH. O encerramento foi por volta das 11h.
Estiveram presentes representantes de diversos Conselhos Tutelares do Vale do Piancó e equipe administrativa do Gerência Regional do Creas, sediada em Itaporanga. Como podemos ver na foto acima, onde aparecem (da esquerda para direita): Andréa Tenório, Amanda Duarte e Sherman Lacerda (equipe da SEDH vinda de João Pessoa), além de Kálida (Advogada), Gorete (Assistente Social), Luzia (Creas), Roberta Pereira (Presidente do Conselho Tutelar de Itaporanga) e Célia (Psicóloga).
Sherman Lacerda, Andréa Temério e a advogada Kálida.

Hércules Mangueira tem 'riqueza' questionada e é acusado de estabelecer um caos em Diamante.

Esquentando mesmo começa ficar a disputa eleitoral na vizinha cidade de Diamante. Labaredas, que podem ser avistadas daqui(Itaporanga), estão incendiando o debate entre os dois grupos predominantes, liderados pelo ex-prefeito Odoniel Mangueira (PSDB) e pelo atual Hércules Mangueira (PMDB). O prefeito tem sido, constantemente, acusado de deixar a cidade um 'caos' administrativo, sem obras e ações desenvolvidas para o bem-estar da população local.
Em email, enviado ao Blog, o jovem Leonardo Mangueira relata-nos que a situação do município é "de vaca desconhecer bezerro", diante do abandono imposto pelo atual gestor ao povo de Diamante. Segundo ele, em quase quatro anos de mandato o prefeito Hécules (foto) "fez apenas uma obra, insignificante, que não trás nenhum benefício a população". trata-se de Portal na entrada da cidade.
Léo, como é mais conhecido, diz que é suspeito o valor (R$ 70 mil) divulgado pelo peemedebista para justificar a construção do tal Portal: "Eu tenho certeza que não foi gasto nem R$ 10 mil e o resto (R$ 60 mil) para onde foi??? O povo quer saber!!!", bambardeia o jovem em direção ao prefeito. Acionando, ainda mais, a sua metraladora giratória Léo dispara: "Sem contar um carro de luxo, no valor de R$ 80 mil; fazendas nos arredores da cidade; apartamento em João Pessoa; etc. Será que este salário de R$ 4 mil (de prefeito) dá pra adquirir tudo isso???", disparou.
Além de todos esses problemas, o prefeito Hércules, também, é acusado pela "perseguição" ao professores e servidores municipais que "tem ultrapassado os limites". De acordo, com email, Hércules estaria "distribuindo gratificações em troca de adesões e mandando seus vaqueiros partidários transferir títulos de adolescentes, de outros municípios, para Diamante", acusações que já "estão sendo investigadas pela justiça eleitoral", relatou. Para finalizar, as acusações contra o gestor, Léo deixa claro que "não tenho medo de lhe acusar, pois estou falando a verdade e sendo porta voz do povo".
Como pode-se notar a coisa lá em Diamante está entrando numa disposição para um acirramento aguerrido, entre os dois grupos políticos, com tonalidades para um enfrentamento preocupante em se tratrando de uma comunidade, por deveras, conhecida por guerras políticas, literalmente falando, intensas e incontroláveis como nos mostra registros históricos recentes.

terça-feira, 25 de março de 2008

Vereadores pedem 'caução-campanha' e Porcino devolve um:"vão procurar quem é candidato..."

Na verdade os rumores, sobre a possível aliança entre PMDB e PTB, começaram a se tornar público durante as festividades em comemoração ao aniversário do prefeito Antônio Porcino (PMDB), realizadas em praça pública no último dia 13 (quinta-feira). Onde o prefeito hospedou na cidade todo seu starf (companheiros) do Sindicato dos Frentistas de São Paulo, do qual é presidente. Pois bem, do grupo de sindicalistas paulistanos ficamos sabendo que faltava-lhes certeza se Antônio Porcino seria ou não candidato à reeleição, mas deixaram claro que a tendência seria pela disputa à reeleição e, diante disso, a turma do Simpospetro já estaria de sobreaviso para desembarcar toda a e$trutura $indical para potencializar e garantir a permanência de Antônio Porcino na Prefeitura de Itaporanga.
Sabendo de$$a boa nova, cinco vereadores da base aliada do alcaide municipal foram até o encontro de Antônio Porcino e tascaram-lhe, logo de cara, a preocupação geral da galera: "Nós preci$amo$ conver$ar $obre a e$trutura que nece$$itamo$ para ir pedir voto durante a campanha", teriam dito que cada um deles necessitava de, pelo menos, trinta mil reais para continuar no apoio ao prefeito. Só que os edis não esperavam o que viria pela frente: "Vocês não terão isso (os trinta mil) porque eu não sou candidato. Vão procurar que é...", teria tascado de volta, na bucha, o prefeito deixando os vereadores sem ter o que falar.
Saindo do encontro do jeito que entraram, sem o$ afago$ e$perado, os vereadores ficaram sabendo que o prefeito estaria agindo dessa forma porque estaria negociando uma aliança com o PTB, onde teria que indicar somente o candidato à vice e nada mais. Daí, todos estão num pé e no outro esperando o resultado dessas negociações para saberem que tipo de vantagem poderiam ter. Eles concordam num ponto: quem for o escolhido estará compromissadíssimo em garantir a continuidade de um circulo vicioso que vem danificando e prejudicando a cidade de Itaporanga, há pelo menos 20 anos. Por isso, que nenhum prefeito eleito consegue desenvolver governo positivo, austero e competente, passa quatros anos apenas para cumprir acordos sórditos.
Isso é mesmo uma vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
"Dinheiro na mão é vendaval..."

Reaproximação entre Will, Audiberg e Antônio Porcino estaria em fase conclusiva para ocorrer.

Durante as últimas 24 horas uma informação vinda dos 'subterrâneos' nas articulações políticas está causando verdadeiro frinson em Itaporanga, pelo seu teor: a possível desistência de Antônio Porcino (à direita), como candidato à reeleição, e uma provável reaproximação política com o grupo liderado pelo ex-prefeito Will Rodrigues (à esquerda), leia-se Audiberg Alves (centro). O caso seria o seguinte: debruçando-se sobre altíssimos números de rejeição, o prefeito estaria avaliando a possibilidade de não concorrer e aliar-se ao vereador Audiberg Alves, passando este a ter um vice indicado pelo PMDB. Esta montagem já estaria sendo conversada há dias pelos dois lados.
Após entrar em contato com um auxiliar (secretário) direto do alcaide, obtive a confirmação que existe negociações nesse sentido tendo o vereador José Porcino, irmão do prefeito, como interlocutor do PMDB. No entanto, alerta que o prefeito Antônio Porcino e o empresário Toinho da Loja estarão, esta semana, mantendo reunião com senador José Maranhão para definir o quadro sucessório em Itaporanga. "É possível essa aliança (PMDB/PTB) mas a intenção do grupo é marchar em direção a candidatura própria", disse. Caso viesse a acontecer essa reaproximação, de cara, anularia a desejada (pelo PTB) chapa Audiberg/Zé Porcino, isso porque a legislação eleitoral proibe parente até segundo grau do prefeito de participar da chapa majoritária. Assim sendo, o candidato à vice seria outro sem ter Porcino no sobrenome.
De imediato, essa manobra tem obtido rejeição geral entre os vereadores do PMDB, e aliados. Três deles, inclusive, já têm em planos embarcar na campanha tucana, que tem o secretário Djaci Brasileiro como candidato. O vereador Joaquim Salviano (PMDB), por exemplo, que tem o filho José Joaquim como chefe de gabinete de Porcino, almeja ser vice na chapa de reeleição do alcaide. Para isso, já peregrina com o neogenro Manoel Ferreira como candidato à sua vaga na Câmara. O vereador Lula da Farmácia (PSDC), que deixa a secretaria de saúde na próxima semana, apesar de garantir apoio ao prefeito tem sido lembrado para ser vice na chapa de Porcino, como também na chapa de Djaci. Peso político, literalmente falando, ele tem de sobra.
O vereador Zeca da Encarnação (PMDB) tem um filho (Geraldo Antas) vereador na cidade de Igaracy, governada por um irmão (Celino) do secretário Djaci, que pode rendundar por aqui numa 'insurreição' partidária. Já os vereadores Márcio Rodão e Duvan Pereira (ambos PMDB), além do próprio Lula, teriam restrições sanguíneo/familiar para digerir a idéia. Mas quem seria então, em caso de alinhamento político entre o PMDB e o PTB, o candidato à vice?. A definição está em análise do empresário Toinho da Loja que reafirmou ao Blog, por vezes seguidas, que o PMDB tem candidato em Itaporanga. Inclusive, sua esposa(Marlene) vem sendo avaliada para ser a vice da chapa peemedebista de reeleição. A única certeza 'absoluta', porém, disse-me o auxiliar(secretário), é que o PMDB só não faz acordo com Djaci Brasileiro.
Da sua parte, o ninho tucano dá como certa uma intervenção no PTB, ordenada pelo governador, para colocar Will, mesmo fazendo charme, como vice de Djaci. "Será humilhante ele(Will) sair da política desse jeito... Já imaginou ele colocar a filha (como candidata a vereadora) e perder? Isso porque ele tem carisma, já ela...", indagou. Numa rápida conversa com o vereador Audiberg Alves, ele me disse que o anuncio da candidatura do PTB deverá acontecer até o final de abril ressaltando que, mantendo-se a união do grupo cassista, espera que o secretário Djaci indique o vice. Caso contrário, estarão em palanques diferentes. "Estaremos com o candidato, lançado, até o Poeirão (01/05) ", afirmou.
Ou seja, Se Will será vice de Djaci; ou se Porcino colocará o vice de Audiberg; ou outro cenário; só teremos certeza mesmo após o registro das candidaturas na justiça eleitoral. Até lá reinará as conversações políticas e as especulações de todos os lados.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Dudu recebe adesão de ex-aliado de Fábio Arruda.

O prefeito Dudu Pinto (PSDB), da cidade de Boa Ventura, recebeu amigos e correligionários em sua residência no último sábado, de aleluia, para uma animada festa de confraternização (foto abaixo). Entre as presenças, passaram por lá: o atual vice-prefeito Antônio Henrique (PMDB), acomponhado pelos filhos Sérgio e Nelsinho; o jornalista Manoel Raposo, ex-vice prefeito de Ibiara; vereadores da base aliada, correligionários e amigos.
No entanto, o dia foi marcado por mais uma adesão política ao esquema situacionista pois o prefeito recebeu, no meio da festa, o apoio do jovem Carlinhos (foto) egresso do grupo liderado pelo ex-prefeito Fábio Arruda (PSL), e que é irmão do advogado Luis Antônio. Além desta adesão, o grupo de Dudu Pinto pôde comemorar, também, o enquadramento partidário que terá o candidato a vereador Celso Oton, pela terceira vez, 'estiligue' da oposição .
Celso, que comanda programa radiofônico na rádio comunitária Portal do Vale (de propriedade de Fábio Arruda), após findado o prazo para mudança de partido, ano passado, acabou deixando o PT e filiando-se ao PMDB, naquela época oposição, mas hoje retornando à condição de vice, na chapa de Dudu, e colocando Celso Oton num Bêco sem saída.

Nova marca: Saelpa passa a se chamar Energisa.

Na manhã desta segunda, 24, foi lançada na Usina Cultural da Saelpa, em João Pessoa, a nova marca do grupo Cataguazes-Leopoldina, que na Paraíba atendia pelo nome de Sociedade Anônima de Eletrificação da Paraíba (Saelpa) e a Companhia Energética da Borborema (Celb). Agora o grupo, que atende quatro estados, passa a ser conhecido em todo o país como Grupo Energisa. Os investimentos para este ano serão da ordem de R$ 177 milhões na Paraíba. Hoje foram apresentadas à imprensa as peças promocionais que vão ser veiculadas na televisão, cartazes, outdoors e jornais, apartir do mês de abril.
A Celb/Saelpa representa a metade do número de clientes do grupo, que atende uma população estimada de 10 milhões em todo país. Na Paraíba a Energisa será representada pela Energisa Borborema – antiga Celb – que atende a 152 mil consumidores em seis municípios localizados na Serra da Borborema, a partir de Campina Grande. O Grupo também contará com a Energisa Paraíba – antiga Saelpa. A empresa é a maior distribuidora do Grupo, com um milhão de clientes em um território que abrange 56,3 mil quilômetros quadrados em 216 municípios paraibanos.

domingo, 23 de março de 2008

Chuvas deixam Serra Grande ilhada

A cidade de Serra Grande está com seus acessos a Bonito de Santa Fé e São José de Piranhas bloqueados em face das fortes chuvas que caem na região. Segundo Radomécio Leite, outra cidade também atingida com as enchentes é São José de Caiana na direção de Itaporanga. "Devido às chuvas das últimas horas, os acessos rodoviários das cidades de São José de Caiana a Itaporanga, bem como de Serra Grande a Bonito de Santa Fé e São José de Piranhas estão em condições precárias, além devido a vários rios que cruzam as rodovias estarem com o nível muito alto sem dar passagem ao tráfego de veículos" relatou. A cidade de Serra grande está com os seus acessos todos bloqueados pelas enchentes e as estradas sem condições de tráfego de veiculos.
Já no município de Carrapateira metade de uma ponte (foto), que fica a 10km da cidade, foi arrastada pelas águas decorrente das últimas chuvas que caíram na região de Cajazeiras e deixou parte da população daquele município ilhada. Os estudantes, que se deslocam diariamente para São José de Piranhas e Cajazeiras, também estão tendo dificuldades para realizar a passagem de Carrapateira para estas cidades. Caso continue as fortes chuvas, o engenheiro residente do DER de Cajazeiras, Francisco Lira Braga, vê a abertura de uma estrada pelo município de Nazarezinho, como única solução para que a população saia do isolamento.

Vexame: Cruzeiro é goleado por 5x0 pelo Treze.

O Treze goleou o Cruzeiro por 5x0 na tarde deste domingo, 23, no Amigão, em Campina Grande. Com o resultado, o Galo da Borborema chega aos 4 pontos e ainda tenta voltar a brigar pelo título desta etapa, que lhe garantia o troféu da competição por antecipação, já que o alvinegro venceu o 1º turno. Leandro Sena, Rinaldo, Rodrigo (2) e Nino Guerreiro marcaram os gols da vitória trezeana.
Os dois times voltam a campo no próximo domingo (30). O Galo enfrenta a Queimadense, terceiro colocado com sete pontos, no estádio Presidente Vargas, enquanto que o Cruzeiro recebe o Atlético de Cajazeiras, em Itaporanga.
Após este novo vexame da 'Raposa do Sertão', falta ânimo até para comentários... É de lamentar!

sábado, 22 de março de 2008

Somando apoios: Virgulino Leite recebe o apoio do engenheiro Sales Pereira à sua pré-candidatura.

O pré-candidato candidato a prefeito de Itaporanga, agropecuarista Virgulino Leite (PCB), continua colhendo apoios importantes, à sua postulação, de empresários, profissionais liberais e lideranças comunitárias (de diversas comunidades rurais). Virgulino tem, constantemente, recebido incentivo de engajamento no seu projeto de chegar ao executivo municipal em 5 de outubro, próximo.
Entre representantes da classe empresarial local, já lhe depositaram apoio: os empresários José Campos de Lacerda e Nénem de Jeová (ambos do setor têxtil); o odontólogo Luciano Pires; dos comerciantes Fernando Moreira (Mercadinho Primo) e Mauricélio Costa (Mauricélio Construções); dos agropecuaristas Ademar Mangueira e Zé Carnaúba; entre outros. E para embalar, ainda mais, sua peformance eleitoral Virgulino foi efusivamente saudado neste feriado de Semana Santa, com garantias de apoios e engajamento na campanha, do engenheiro Sales Pereira (de camisa amarela), há quase três décadas emprestando sua competência e talento à Prefeitura Municipal de João Pessoa. E dependendo das candidaturas adversárias, Virgulino, ainda, poderá contar com o apoio do vereador petebista Herculano Pereira, caso o candidato do PTB não seja o também vereador Audiberg Alves.
"A receptividade a minha pré-candidatura acontece por eu ser uma pessoa humilde e popular, embalada com a relação harmoniosa que mantenho com vários setores da sociedade. Além de atender um pedido da própria população que deseja ter homens sérios administrando o nosso município", afirmou Virgulino. Na última pesquisa feita na cidade o agropecuarista foi muito bem avaliado, obtendo significativa aceitação da população, e espera contar em seu palanque com a união das forças de esquerda.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Reviravolta: Cássio Liberalino retorna à Câmara

Na última terça-feira, 18, o Tribunal de Justiça da Paraíba, apreciando os Embargos de Declaração com Efeitos Modificativos, opostos pelo vereador Cássio Murilo Liberalino (foto), à unanimidade, determinou o seu retorno à Câmara Municipal de Piancó, com o voto, inclusive, do relator do processo, desembargador Jorge Ribeiro da Nóbrega, que antes votara a favor do afastamento do vereador.
O vereador Cássio Liberalino foi afastado de suas funções parlamentares em novembro do ano passado, assumindo o suplente Eluzimar Rufino.
fonte e foto: Pádualeite.com

quinta-feira, 20 de março de 2008

Dom Aldo diz que abstinência da carne e jejum estão "caducando".

“A questão do jejum e da abstinência da carne durante a Semana Santa está caducando cada vez mais nos dias atuais”. A declaração feita ontem pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto (foto), faz uma crítica à cobrança de mesa farta ou da exigência do consumo de peixes e frutos do mar durante esse período. “O sentido real da Páscoa está se esvaziando, perdendo-se em questões como essa, que são uma verdadeira hipocrisia”, comenta Dom Aldo.
Para o arcebispo, as privações dos cristãos devem estar nas atitudes cotidianas, e não apenas no cardápio das refeições da Semana Santa. “Não é a carne, a cerveja ou o vinho que importam. O verdadeiro sentido da Páscoa é quando nos privamos daquilo que fazemos, desejamos ou mais precisamos, para nos dedicar ao próximo”, explica Pagotto. “E esse sacrifício pode começar dentro da própria casa, através dos esforços de reconciliação, respeito e união entre os pais e filhos, e também com as outras pessoas”.
Dom Aldo Pagotto ainda pediu que as pessoas que utilizam a Semana Santa como feriadão, apenas como momentos de diversão e consumo excessivo de álcool, façam um momento de reflexão para questionar a qualidade da evangelização. “É fundamental lembrar que a Páscoa não é uma passagem mecânica, mas um período de consciência e reflexão”, ressalta o arcebispo. “Nossa mensagem é para que as cruzes da atualidade, como a questão da fome, da corrupção e da droga, sejam superadas por tudo o que contribua para a promoção e dignidade da vida”, acredita.
Segundo a Arquidiocese, a Páscoa é comemorada durante 50 dias. O tempo pascal celebra os acontecimentos que sucederam a Ressurreição de Jesus, como as aparições para os discípulos, o diálogo com Pedro, a Ascensão, terminando com a Festa de Pentecostes, em que se celebra a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos e o início da missão da Igreja.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Nivaldo Magalhães entregou, agorinha, 10 motos na regional da Emater em Itaporanga.

Como publicamos ontem, o presidente da Emater-PB, Nivaldo Magalhães, entregou, agorinha, dez motos para escritórios locais da empresa localizados nos municípios jurisdicionados pela região administrativa de Itaporanga. A solenidade de entrega ocorreu na sede do escritório regional da Emater, sob coordenação do técnico Nilson de Brito Lira, e vai beneficiar as unidades operativas de Serra Grande, São José de Caiana, Emas, Santa Inês, Santana dos Garrotes, Boa Ventura, Diamante, Itaporanga, Curral Velho e Igaraci.
O presidente Nivaldo Magalhães após a solenidade foi para o município de Ibiara, sua terra natal, onde permanerá até o próximo domingo, 23, para passar o feriadão da Semana Santa.
O gerente do escritório regional da Emater, sediado em Itaporanga, Nilson de Brito Lira recebeu as 10 motos das mãos do presidente Nivaldo Magalhães. Nivaldo Magalhães ao lado da gerente de negócio do Banco do Nordeste Isabel Dantas, que está no exercício da gerência da agência de Itaporanga. Os ex-prefeitos de São José de Caiana Marcílio Lopes e Chico de Dezim, ao lado dos vereadores, estiveram presentes e receberam das mãos de Nivaldo Magalhães a moto destinada ao escritório local.As 10 motos ficaram expostas defronte ao escritório regional da EmaterAdvogado Jekileudo, Prefeito Luiz Carnaúba (Luizinho), Nivaldo Magalhães e Isabel Dantas.O prefeito João Bosco Cavalcanti, de Serra Grande, também esteve presente à solenidade de entrega das motos, e, claro, veio conferir e buscar a que será destinada ao seu município.As motocicletas, que são da marca Sundown, tem o objetivo de facilitar e melhorar o trabalho desenvolvido pelos extensionistas rurais da circunscrição administrativa de Itaporanga.Após a entrega condutores sairam em desfile pela Avenida Getúlio Vargas, para uma mostra das motos à população presente.

Cruzeiro perde de 4x2 para a Queimadense

Queimadense e Cruzeiro se enfrentaram na tarde desta quarta, 19, pela 3ª rodada do segundo turno do Campeonato Paraibano no estádio Zezão, em Itaporanga, e o time de Queimadas venceu por 4x2. Esta foi a primeira vitória da equipe no returno, enquanto que o Cruzeiro segue na lanterna da fase ao lado do Treze sem ter marcado nenhum ponto.
A partida começou bastante movimentada e o time visitante saiu na frente com gols de Djeilson e Berg, aos 5 e aos 7 min, respectivamente. Parecia que a vitória viria de maneira fácil. Mas aos 14 min o Cruzeiro reagiu e diminuiu com João Paulo. Ainda no primeiro tempo os donos da casa empataram, através de Adriano aos 32 min.
Na etapa final, a Queimadense voltou a ficar na frente após um gol contra do mesmo Adriano, aos 23 min. Aos 31 foi a vez de Djailson fazer mais um e ampliar o marcador, que desta vez não foi mais alterado. Os times voltam a campo no final de semana. A Queimadense recebe a Desportiva no Presidente Vargas no sábado, 22, enquanto que o Cruzeiro pega o Treze no domingo, 23, fora de casa.