Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 25 de março de 2008

Reaproximação entre Will, Audiberg e Antônio Porcino estaria em fase conclusiva para ocorrer.

Durante as últimas 24 horas uma informação vinda dos 'subterrâneos' nas articulações políticas está causando verdadeiro frinson em Itaporanga, pelo seu teor: a possível desistência de Antônio Porcino (à direita), como candidato à reeleição, e uma provável reaproximação política com o grupo liderado pelo ex-prefeito Will Rodrigues (à esquerda), leia-se Audiberg Alves (centro). O caso seria o seguinte: debruçando-se sobre altíssimos números de rejeição, o prefeito estaria avaliando a possibilidade de não concorrer e aliar-se ao vereador Audiberg Alves, passando este a ter um vice indicado pelo PMDB. Esta montagem já estaria sendo conversada há dias pelos dois lados.
Após entrar em contato com um auxiliar (secretário) direto do alcaide, obtive a confirmação que existe negociações nesse sentido tendo o vereador José Porcino, irmão do prefeito, como interlocutor do PMDB. No entanto, alerta que o prefeito Antônio Porcino e o empresário Toinho da Loja estarão, esta semana, mantendo reunião com senador José Maranhão para definir o quadro sucessório em Itaporanga. "É possível essa aliança (PMDB/PTB) mas a intenção do grupo é marchar em direção a candidatura própria", disse. Caso viesse a acontecer essa reaproximação, de cara, anularia a desejada (pelo PTB) chapa Audiberg/Zé Porcino, isso porque a legislação eleitoral proibe parente até segundo grau do prefeito de participar da chapa majoritária. Assim sendo, o candidato à vice seria outro sem ter Porcino no sobrenome.
De imediato, essa manobra tem obtido rejeição geral entre os vereadores do PMDB, e aliados. Três deles, inclusive, já têm em planos embarcar na campanha tucana, que tem o secretário Djaci Brasileiro como candidato. O vereador Joaquim Salviano (PMDB), por exemplo, que tem o filho José Joaquim como chefe de gabinete de Porcino, almeja ser vice na chapa de reeleição do alcaide. Para isso, já peregrina com o neogenro Manoel Ferreira como candidato à sua vaga na Câmara. O vereador Lula da Farmácia (PSDC), que deixa a secretaria de saúde na próxima semana, apesar de garantir apoio ao prefeito tem sido lembrado para ser vice na chapa de Porcino, como também na chapa de Djaci. Peso político, literalmente falando, ele tem de sobra.
O vereador Zeca da Encarnação (PMDB) tem um filho (Geraldo Antas) vereador na cidade de Igaracy, governada por um irmão (Celino) do secretário Djaci, que pode rendundar por aqui numa 'insurreição' partidária. Já os vereadores Márcio Rodão e Duvan Pereira (ambos PMDB), além do próprio Lula, teriam restrições sanguíneo/familiar para digerir a idéia. Mas quem seria então, em caso de alinhamento político entre o PMDB e o PTB, o candidato à vice?. A definição está em análise do empresário Toinho da Loja que reafirmou ao Blog, por vezes seguidas, que o PMDB tem candidato em Itaporanga. Inclusive, sua esposa(Marlene) vem sendo avaliada para ser a vice da chapa peemedebista de reeleição. A única certeza 'absoluta', porém, disse-me o auxiliar(secretário), é que o PMDB só não faz acordo com Djaci Brasileiro.
Da sua parte, o ninho tucano dá como certa uma intervenção no PTB, ordenada pelo governador, para colocar Will, mesmo fazendo charme, como vice de Djaci. "Será humilhante ele(Will) sair da política desse jeito... Já imaginou ele colocar a filha (como candidata a vereadora) e perder? Isso porque ele tem carisma, já ela...", indagou. Numa rápida conversa com o vereador Audiberg Alves, ele me disse que o anuncio da candidatura do PTB deverá acontecer até o final de abril ressaltando que, mantendo-se a união do grupo cassista, espera que o secretário Djaci indique o vice. Caso contrário, estarão em palanques diferentes. "Estaremos com o candidato, lançado, até o Poeirão (01/05) ", afirmou.
Ou seja, Se Will será vice de Djaci; ou se Porcino colocará o vice de Audiberg; ou outro cenário; só teremos certeza mesmo após o registro das candidaturas na justiça eleitoral. Até lá reinará as conversações políticas e as especulações de todos os lados.

Nenhum comentário: