Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 18 de março de 2008

Dengue: Coremas, Emas e S. J. de Caiana (casos de risco); já Conceição, Ibiara e Píancó (médio risco).

A Secretaria Estadual de Saúde, está concentrando esforços no sentido de contemplar com ações preventivas a região do Sertão onde 54% dos casos dengue da Paraíba estão concentrados. A SES tem registrado, no sistema de informação, 1.394 casos de Dengue, até o dia 7 de março.
Atualmente do 16 municípios considerados de alto risco, três estão no Vale do Piancó: Coremas, Emas e São José de Caiana; Já dos 18 considerados de médio risco, outros três estão no Vale: Conceição, Ibiara e Piancó. Os municípios considerados prioritários para o Plano Nacional de Combate a Dengue, por concentrarem 47,3% da população, são: Cajazeiras, Catolé do Rocha, Cuité, Guarabira, Itabaiana Monteiro, Patos, Piancó, Sousa, Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, Conde, João Pessoa, Lucena e Santa Rita.
As manifestações clínicas de alerta em casos de dengue são: sangramentos orais, nasais, vômitos com raios de sangue, urina avermelhada, manchas na pele, dor de intensidade forte no abdômen, pressão baixa necessitam de procurar serviço hospitalar mais próximo. Estes sintomas são sugestivos de complicações da dengue ou de Dengue Hemorrágica. Para a Dengue Hemorrágica há necessidade de confirmação laboratorial.
Uma grande mobilização vai acontecer no próximo dia 4 nos 223 municípios da Paraíba. Com o slogan: Hoje é Dia de Combate a Dengue na Paraíba. Cumpra o Seu dever... faça a sua parte, a mobilização vai alertar a população paraibana para a prática de ações decombate e prevenção a doença.

Nenhum comentário: