Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sábado, 29 de março de 2008

A Congregação das Irmãs Carmelitas comemoram 70 anos de fundação, com vasta programação.

As Irmãs Missionárias Carmelitas estão comemorando 70 anos de fundação. Uma bonita programação foi preparada para comemorar tão significativa data. Com a Casa-Mãe sediada em Cajazeiras, as Carmelitas sempre desenvolveram o seu trabalho pastoral voltado para os pobres e para os mais desassistidos pela sociedade e pela Igreja. O Carmelo de Cajazeiras tem também desenvolvido um trabalho de educação através da Escola Monte Carmelo. Madre Carmelita e Fr. Casanova foram os fundadores dessa obra missionária.
A Congregação das Irmãs Missionárias Carmelitas é uma família religiosa que teve sua origem no dia 25 de março de 1938. O Frei José Maria Casanova Magret, foi um Carmelita que veio de Olot, na Espanha, para prestar serviço à Província Carmelitana de Pernanbuco e a toda Igreja do Nordeste, através de Missões Populares. Com um esforço altamente otimista e empreendedor, dedicou-se à evangelização, enfrentando os desafios da época como: precariedade na educação e na saúde, a marginalização dos idosos, menores abandonados e outros de opressão em que vivi (e continua vivendo) o povo pobre do Sertão. Isso levou-o a fundar a Congregação.
A Irmã Afra de Sá Ferras (Madre Maria Carmelita de Jesus), uma pernanbucana da cidade de Floresta, mulher de espírito de luta e grande fé na Providência entrou na história desejosa de ajudar os pobres do Sertão. Deixou a Congregação das Beneditinas e ingressou na Congregação das Irmãs Carmelitas, que estava sendo fundada pelo Frei Casanova na Diocese de Cajazeiras. Pelo seu amor, seu empenho e dedicação que teve na caminhada da Congreção, Madre Carmelita é considerada Co-fundadora.
Em Itaporanga a Congregação atua, desde o ano de 1946, no atual apostulado, onde está o Colégio Padre Diniz (foto abaixo). As Irmãs Carmelitas estão inseridas na história de Itaporanga pelos relevantes e significativos trabalhos desevolvidos nesta comunidade. O apostulado tem uma importância impar para a 'Rainha do Vale' diante da dedicação para com a população local. Irmã Fernanda (na foto com o amigo professor João Pereira) e Irmã Angélica são referência da benemérito do apostulado da Congreção em Itaporanga.

As atividades comemorativas iniciaram ontem, 28, às 17h, na Capela do Carmelo, com uma Missa pelas carmelitas e benfeitores falecidos e também com o depósito das relíquias dos fundadores em um jazigo no interior da capela. Dom Paulo Cardoso, bispo de Petrolina, PE, presidiu a Celebração. Hoje, 29, acontecerá na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, às 19h, a Profissão Religiosa de algumas Irmãs e também a Comemoração do Jubileu de vida consagrada. Fr. Francisco Sales, Provincial Carmelita, presidirá a Missa. Amanhã, 30, às 10h, Missa Solene de Ação de Graças pelos 70 anos de fundação da Congregação. Dom José González presidirá a concelebração na capela do Carmelo. Às 12h lançamento do Livro “Um Carmelo floresce no sertão”.

4 comentários:

Unknown disse...

sou elionor,de salvador e gostaria muito entrar em contato com irmã fernanda sou amiga dela e perdemos este e gostaria mim comunicar-mi.meu end.onl.serva.elionorive ai @gmail.com.ja tive ai visitando esta cidade,na casa das irmas.tenhe mas de 20 anos.se for possivel envier meu email.fico muito grata.

Unknown disse...

valeu,foi a melhor coisa que ja existiu. para se comnicar com pessoa que nao nos encontramos.ok.

Unknown disse...

RICARDO ESPERO QUE VC DE MEU END. A ESSA IRMÃ FERNANDA E QUE LEMBRE DE MIM É DA BAHIA, SALVADOR.DA CASA DAS IR. SERVAS DA SAGRADA FAMÍLIA.EM DOM AVELAR.OBRIGADO, DEUS TI ABENÇOE.AMÉM.

Unknown disse...

RICARDO ESPERO QUE VC DE MEU END. A ESSA IRMÃ FERNANDA E QUE LEMBRE DE MIM É DA BAHIA, SALVADOR.DA CASA DAS IR. SERVAS DA SAGRADA FAMÍLIA.EM DOM AVELAR.OBRIGADO, DEUS TI ABENÇOE.AMÉM.