Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Veneziano menospreza liderança de Maranhão e lança-se candidato em 2010 contra Coutinho

Essa Paraíba velha de guerra é uma 'vila' em campanha 24 horas. Pois faltando três dias para a realização do segundo turno em Campina Grande esta eleição se estadualizou e mostrará, sem dúvidas, como se revelerá 2010. A animosidade entre os prefeitos Veneziano Vital do Rego (PMDB) e Ricardo Coutinho (PSB), por exemplo, demorou mas chegou ao guia eleitoral.
A um só tempo, e em um só programa hoje (23), o prefeito e candidato à reeleição em Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, lançou-se candidato ao Governo da Paraíba detonando as prováveis candidaturas de Ricardo Coutinho (PSB) e a do presidente estadual do seu partido, o PMDB, José Maranhão, que dois dias atrás revelou à imprensa que todas as pesquisas de que dispõe o colocam como o nome mais indicado para concorrer à sucessão de Cássio Cunha Lima, em 2010. No guia eleitoral do rádio transmitido na manhã desta quinta-feira, o locutor da campanha do candidato do PMDB deixa claro que Veneziano é candidato ao Governo do Estado da Paraíba em 2010 e afirma ainda que em João Pessoa qualquer eleitor sabe que o único nome capaz de fazer frente a Ricardo Coutinho é Veneziano.
Veja o que diz o programa radiofônico de Veneziano transmitido na manhã desta quinta-feira. “Campina precisa eleger um líder a altura de sua importância política. É importante saber que o tempo do governador está acabando. Ele só tem mais dois anos de governo e não pode ser reeleito para o cargo. Em João Pessoa qualquer eleitor sabe que o único nome capaz de fazer frente a Ricardo Coutinho é Veneziano.” “Só para citar um exemplo. No primeiro turno Veneziano e Ricardo Coutinho participaram juntos de uma carreata em Sousa. Enquanto nosso prefeito era ovacionado pela multidão que gritava seu nome o prefeito de João pessoa passava despercebido.”, afirmou o locutor.
Já no final da manhã, a Assessoria do prefeito soltou a seguinte Nota: A equipe de marketing da Coligação Amor Sincero por Campina pede desculpas ao prefeito eleito de João Pessoa Ricardo Coutinho por uma frase inserida num texto veiculado hoje às 6 horas da manhã no programa de rádio da coligação e que não expressou o pensamento do candidato Veneziano, da coligação nem da nossa equipe. O que se pretendeu foi exaltar a consagradora votação obtida por Ricardo Coutinho na Capital e motivar os campinenses a fazerem o mesmo com Veneziano.
Ao relembrar presença de ambos em comício em Sousa, o guia destaca que o prefeito Veneziano Vital do Rego "foi ovacionado" enquanto Ricardo passou despercebido. O texto pareceu tão agressivo que, no final do dia, a coligação Por Amor Sincero À Campina Grande, encabeçada pelo PMDB, enviou nota de desculpas ao prefeito Ricardo Coutinho, alegando que tudo não passou de um mal-entendido.
Veja o que ocorreu na cidade de Sousa, no primeiro turno, segundo relato/nota do jornalista Carlos Magno: "durante uma passeata do então candidato André Gadelha (Andrezão), derrotado nas eleições, ocorrida na cidade de Sousa e que teve a participação dos dois houve um, digamos, pequeno moído para se decidir sobre a participação de RC e Vené na passeata. Parece que havia o pedido para que Ricardo e Veneziano saíssem juntos, no mesmo carro. E que os dois viajaram a Sousa em seus veículos de campanha devidamente adesivados.
Foi numa fração de segundos. Diante do pedido, Ricardo, que estava em veículo cheio de adesivos seus, sapecou: "vamos no meu carro". Exatamente no mesmo instante, Veneziano, que igualmente viajara com carro decorado de V, também disse: "vamos no meu". Um olhou para ao outro, como quem espera. Ricardo não cedeu. Coube a Veneziano, soltar: "vamos no carro de Ricardo, então". E os dois subiram no mesmo veículo, por onde desfilaram, na passeata de Andrezão, por mais de sete quilômetros, nas ruas de Sousa.
As informações sobre o que ocorreu no percurso são outro indicativo do que poderá vir, a partir das eleições deste ano: Veneziano era ovacionado em pleno carro adesivado de Ricardo e, a este, coube aceitar o peso do ainda desconhecimento estadual. Para dois simples mortais, nada de diferente. Mas para duas lideranças que, ao passar no crivo das urnas este ano surgem como bolas da vez para 2010, pode-se dizer que foi algo bastante motivador para um - e preocupante para o outro."
Ou seja, veladamente, Veneziano e Ricardo travam disputa dentro da oposição na Paraíba para saber quem receberá a preferência do grupo na disputa pelo governo do Estado em 2010. No início do mês, Ricardo disse que não participaria da campanha de Vené em Campina.

Nenhum comentário: