Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Computadores antecipam horário de verão no Brasil. Veja como ajustar o seu PC...

Na noite do último sábado (11), muitos computadores já ajustaram o relógio para o horário de verão automaticamente. Isso significa que o computador se adiantou uma semana e a hora exibida está errada, o que pode prejudicar a sua produtividade. Para mudar, clique sobre a hora duas vezes, coloque a hora correta (uma hora a menos). Depois, vá até a aba Fuso horário e deixe a opção “Ajustar automaticamente o relógio para o horário de verão” sem selecionar.
Pronto. Não esqueça que, quando o horário de verão chegar, na madrugada do sábado para o domingo (19/10), você terá de mudar a hora novamente. Quando isso acontece em uma empresa, é melhor contatar o administrador de rede, porque provavelmente o ajuste de data e hora estará bloqueado.
Aconteceu porque a Microsoft e a Apple se anteciparam em uma semana ao início do horário de verão, fazendo com que os relógios do Windows e dos sistemas Mac fossem adiantados em uma hora automaticamente no último sábado. Na realidade, o horário de verão começa à 0h do próximo dia 19 (domingo), nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, quando os relógios devem ser adiantados em uma hora. A medida ficará em vigor até 15 de fevereiro de 2009.
A Microsoft lançou um pacote de atualização do Windows para que o usuário faça a correção manualmente --evitando que o horário errado retorne. A atualização pode ser baixada pelo site da empresa, que não se pronunciou sobre as causas da falha deste fim de semana. A Apple também não comentou o erro do sistema.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fixou, neste ano, por meio do decreto 6.558, datas fixas para o início e o término do horário de verão. A medida começará sempre a partir da 0h do terceiro domingo de outubro até a 0h do terceiro domingo de Carnaval. Com a medida, a previsão do Operador Nacional do Sistema (ONS) é de uma redução de 4% a 5% no consumo de energia elétrica no horário de pico, o que representa economia de aproximadamente 2 mil megawatts, volume semelhante ao registrado no ano passado, de 2,027 mil megawatts. Em 2007, a medida significou redução de custos em R$ 10 milhões.

Nenhum comentário: