Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

MP apura suspeita de desvios na Furne/UEPB

Suspeitas do desvio para fins de pagamentos feito pela Furne à UEPB na ordem de R$ 1.422.838,00 levaram o Ministério Público a impetrar ação civil contra a direção da Furne – Fundação de Apoio, Pesquisa e Extensão, por prática de improbidade administrativa conjuntamente com membros da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Segundo o representante do MPE, O promotor Gustavo Amorim, titular da Especializada de Defesa das Fundações, do 2º Caop, a Furne não estava trabalhando de acordo com sua função, e sim, atuava como um mero repassador de dinheiro à UEPB, servindo de ‘caixa dois’.
O promotor requer da Justiça à responsabilização civil dos gestores das instituições pela suposta prática de desvio dos recursos e a devolução à Furne de toda a quantia, desvios esses, que segundo ele, ocorreram no período de um ano, em 2005, justamente quando José Ataíde da Silva (presidente da Furne) e Marlene Alves (reitora da UEPB) já dirigiam as instituições denunciadas. Levantamentos feitos pelo MPE, no procedimento instaurado, acusam que o dinheiro foi usado no pagamento de serviços, compras, realização de vestibular e pagamento de professores por labuta em cursos de Especialização, o que não condiz com o dever da Fundação.
José Ataíde, presidente da Furne, garante a licitude dos pagamentos realizados pela Fundação, mostrando-se destemido às acusações. “Eu não quero nem falar nisso porque eu sou da paz.... Deixa o Ministério Público investigar porque não vai existir nada de errado... Eu sou um homem honesto...” argumentou Ataíde.
Marlene Alves (foto), reitora da UEPB, isentou a Universidade das acusações, transferindo-as para a Furne. A magnífica reitora Marlene disse que a UEPB vai se pronunciar na Justiça por meio da sua assessoria jurídica para esclarecer sobre o fato da UEPB ter sido citada como recebedora do dinheiro por funcionamento de cursos de especialização, quando se trata de uma instituição pública.

Nenhum comentário: