Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 12 de outubro de 2008

Reeleita Flávia Galdino já disponta como forte nome para deputada estadual em 2010 pelo Vale

Falando nisso, as mulheres deram um banho no Vale do Piancó e vão a parti de janeiro próximo governador cinco cidades, um terço da região. Ao todo serão 37 prefeitas na Paraíba a parti de 2009. Conforme quadro demonstrativo divulgado pelo Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB), nas eleições deste ano 94 mulheres concorreram ao cargo de prefeita, o que representa um aumento de 30,5% na participação feminina em relação às eleições de 2004, nas quais apenas 72 mulheres disputaram o cargo de prefeita.
Aqui no Vale do Piancó serão comandados, a parti de janeiro, por mulheres os municípios de: Conceição (Vani Braga), Emas (Drª Fernanda Loureiro), Nova Olinda (Maria Daguia), Piancó (Flávia Galdino) e Santa de Mangueira (Tânia de Merival). O destaque vai para a reeleição da prefeita Flávia Serra Galdino, em Piancó, que faz uma excelente administração e recebeu a aprovação da população local, que lhe assegurou uma maioria de mais de mil sufrágios em cima do seu oponente. E não fica por aí não... Há uma expectativa de que Flávia Galdino (foto), diante da sua excelente administração, saia candidata a deputada estadual em 2010 para representar o Vale do Piancó na Assembléia Legislativa. O Blog cantou essa bola no início do ano. Quem viver verá!
Na Paraíba, segundo o TRE, também houve incremento na participação das mulheres na disputa para o cargo de vice-prefeita. Nas eleições deste ano, um total de 103 mulheres foram candidatas a vice, e 43 delas se elegeram. Em 2004, foram 95 candidatas a vice-prefeita, das quais apenas 35 foram eleitas, o que representou um aumento de 8% de candidatas a vice-prefeita e de 22,8% de eleitas.
Já no que diz respeito a candidaturas de mulher para os legislativos municipais, o número de candidatas foi um pouco reduzido em relação às eleições de 2004, no qual 1.928 mulheres disputaram uma vaga de vereadora. Este ano, o número de mulheres candidatas foi de 1.786, uma redução de 7%. O número de eleitas também foi bem menor do que em 2004, quando foram eleitas 333 vereadoras em todo o Estado. Nas eleições deste ano, apenas 318 foram eleitas.

Nenhum comentário: