Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 28 de outubro de 2008

TCE aponta que 70% dos prefeitos aumentaram folha durante a campanha eleitoral

Cerca de 70% das prefeituras paraibanas aumentaram a folha de pessoal no período de eleições. Esse é um dos primeiros dados colhidos pelo Tribunal de Contas do Estado, que baixou, na semana passada, resolução exigindo das prefeituras balencetes da folhas...referentes ao mês das eleições a fim de que os auditores façam análise mais detalhada dos casos e comprove o inchaço do quadro de pessoal contratado sem concurso público. As primeiras auditorias realizadas pelo TCE apontam a existência de uma modalidade bastante frequente nas campanhas eleitorais: o prefeito contrata pessoal para campanha, mas coloca na folha da prefeitura, bancando todos os gastos do processo eleitoral com o dinheiro público.
Após denúncias de prefeitos eleitos e estudos realizados pelo Tribunal de Contas do Estado, no que diz respeito ao aumento do valor na folha de pagamento das administrações municipais em toda a Paraíba, a corte do TCE decidiu exigir dos atuais prefeitos e presidentes das Câmaras Municipais dos 223 municípios do Estado uma relação contendo a lista de todos servidores das prefeituras e das câmaras para saber se houveram irregularidades no período eleitoral. Os prefeitos têm até o dia 14 para responder a consulta do TCE.
A lista, conforme o presidente do TCE, Arnóbio Viana, deve vir acompanhada do balancete da prefeitura, no que diz respeito aos gastos do mês de setembro de 2008, e deve discriminar quais e quantos são os servidores efetivos, comissionados, prestadores de serviços e os contratados por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse publico.

Nenhum comentário: