Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Produção de leite na Paraíba gera 20 mil empregos e produtores faturaram R$ 211 mi em cinco anos

A Paraíba produz cerca de 318 mil litros de leite por dia, o equivalente a 9,8 milhões de litros por mês. De acordo com o pesquisador da Emepa e coordenador do Programa do Leite na Paraíba, veterinário Aldomário Rodrigues, em cinco anos, precisamente de 2004 ao mês de setembro/2008, o Governo do Estado em parceria com o governo federal já aplicou mais de R$ 211 milhões na compra do lacticínio, garantindo a geração de mais de 20 mil empregos diretos e indiretos nos 223 municípios, principalmente para pequenos produtores dependentes da agricultura familiar.
De acordo com dados da própria Emepa, presidida pelo itaporanguense Miguel Barreiro, atualmente a produção ao dia é de 300 mil litros através do ordenhamento de vacas leiteiras no estado. Já com relação ao leite caprino, a Paraíba mantém uma produção diária de 18 mil litros ao dia, se destacando como o maior produtor do gênero no país.
Desse total, cerca de 120 mil litros são destinados ao programa "Leite da Paraíba", com distribuição de 106 mil litros bovinos e 14 mil de caprinos. Ainda de acordo com Aldomário, o Governo do Estado tem desenvolvido estratégias de fortalecimento da bacia leiteira no semi-árido, priorizando o melhoramento genético, a sanidade animal e o suporte forrageiro. Também estimulou a cessão de reprodutores e matrizes para os criadores, com transferência de embriões, mais assistência técnica e organização dos criadores.
Com relação à auto-suficiência, o veterinário acredita que o estado ainda esteja um pouco distante de alcançar esse patamar. Atualmente, conforme dados do Censo 2007 do IBGE, a Paraíba conta com 3 milhões, 554 mil e 569 habitantes e, para se ter uma idéia com uma produção em média de 318 mil litros por dia, daria uma média de distribuição de cerca de 0,1 ml por pessoa.
Através das pesquisas disponíveis na Emepa, está sendo possível consolidar bacias leiteiras centradas em pequenos produtores, sendo atraídos para o programa de distribuição do leite ampliado pelo governador Cássio Cunha Lima, conforme informou o presidente da Emepa, Miguel Barreiro Neto.
Só no período compreendido entre 2000/2006, o acesso às tecnologias de reprodução animal desenvolvidas da Emepa, com assistência técnica aos criadores, o rebanho caprino teve crescimento mais significativo de 24,24%, evoluindo de 526.179 para 653.730, representando um acréscimo de 127.551 animais.
A ampliação do Programa do Leite foi fundamental, pois só no primeiro ano do governo Cássio, a produção no estado passou de 20 mil litros/dia distribuídos para 120 mil litros de leite de vaca e de cabra, beneficiando meio milhão de pessoas em todo o estado, onde 120 mil famílias recebem leite todos os dias.

Nenhum comentário: