Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

R$ 2,3 mi são liberados para combate à dengue na PB e a cidade de Piancó é uma das contempladas.

O Governo do Estado e mais 17 prefeituras paraibanas vão contar com um incremento de mais de R$ 2,3 milhões do governo federal, para reforçar ações de combate e prevenção ao mosquito da dengue na Paraíba. Os recursos, pactuados em reunião da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), já estão assegurados a partir desse mês de novembro e sua destinação visa reforçar o Teto Financeiro de Vigilância em Saúde (TFVS).
Estão sendo contemplados com esse incremento de recursos para o combate à dengue os municípios de Bayeux, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Conde, Cuité, Guarabira, Itabaiana, João Pessoa, Lucena, Monteiro, Patos, Piancó, Santa Rita, Sousa e Princesa Isabel. “Os recursos vão ajudar os municípios a controlarem a incidência da dengue, bem como prevenir a doença. Cada secretaria vai utilizar o recurso conforme as necessidades da cidade”, informa a gerente-executiva de Vigilância em Saúde, Dionéia Garcia. Ela adianta que, entre as ações previstas pelo Estado nos municípios, está a utilização de parte do recurso para campanhas publicitárias de conscientização da população sobre os perigos da doença.
Na Paraíba, de janeiro deste ano até 11 de setembro, já foram notificados 8.470 casos de dengue, sendo 57 do tipo hemorrágica, considerada a forma mais perigosa da doença. A 11ª edição do boletim da dengue, divulgado no início deste mês pela Secretaria da Saúde, revelou que a faixa etária mais acometida pela dengue é a de 20 a 29 anos, com 18,5% do total de ocorrências. As maiores vítimas são as mulheres, que correspondem a 57,4% dos casos. A Secretaria de Saúde levou em conta as notificações de janeiro até 11 de setembro deste ano.

Nenhum comentário: