Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Luis Torres: "O Recado do PMDB".

O jornalista Luis Torres deixou o esquema maranhista mais ouriçado do que nunca após artigo escrito em sua coluna eletrônica, na semana passada, e reprisado aqui no blog. Onde você pode conferir clicando aí no link: Luís Torres: "O necrológio político de Maranhão"
Pois nesta terça-feira (21), Luis Torres dá mais um show de bola. Confiram...
"Os peixes grandes do PMDB estão saindo da toca. E não é à toa. Dias antes, publiquei neste espaço o “necrológio político de Maranhão”, no qual foi descrito o prenúncio do abrandamento político do senador. Em resposta, (indireta, é claro), porque a entrevista foi dada ao professor Agnaldo Almeida, o senador Maranhão disse, quase que num rompante de fênix, que está vivo sim e preparado para disputar o governo do Estado em 2010.
Ora, não mudemos uma vírgula do que foi dito. Maranhão começa sim a caminhar mais lentamente, mas o PMDB - como aglutinação política - continua pujante e dono de uma bancada federal de fazer inveja a torcida do Flamengo ( no tocante à quantidade). Elegeu 60 prefeitos e detém o comando de municípios importantes como Santa Rita, Patos e Guarabira.
Inspirados, portanto, pelo maestro Maranhão, figuras como os deputados federais Wilson Santiago e Wilson Braga escreveram a letra da música que o senador compôs no início da semana: o PMDB e Maranhão são fortes e disputarão o governo do Estado em 2010. Claro que ainda será preciso esperar o resultado de Campina Grande, onde o prefeito Veneziano Vital do Rego, do PMDB, representa, caso reeleito, uma força peemedebista à parte.
Mas as reações dos peemedebistas e do próprio Maranhão representam um recado mais do que claro e direto para o prefeito Ricardo Coutinho. Que até onde se sabe pretende gozar do privilégio de ser candidato único das oposições, reunindo PSB, PMDB e PT numa só coligação, como se João Pessoa fosse o resto da Paraíba. O PMDB parece não querer repetir a humilhação com que foi tratado na escolha do vice de Ricardo. E sabe que sua sobrevivência política depende disso. E nem quer ver o prefeito Ricardo Coutinho se aliando com o governador Cássio Cunha Lima sem que isso represente uma afronta. Por sua vez, Ricardo sabe que não vai a lugar nenhum sem Maranhão ou sem Cássio do seu lado na disputa para 2010.
Famoso por desmentir o que diz, para depois calcular se foi melhor o que disse ou que não disse, Wilson Braga foi o mais irônico: “Ricardo apoiará Maranhão se o senador for candidato ao governo do Estado em 2010”. Embora não seja uma provocação tucana, isso é o que podemos chamar de sinuca de bico.
Aliás, corre dentro do PMDB a tese de que o melhor vice-governador para Maranhão em 2010 é o deputado federal Manoel Júnior, do PSB, um dos mais socialistas mais leais ao PMDB. Consta também que o próprio prefeito Ricardo Coutinho tem alimentado a idéia de Maranhão se anunciar com pretenso candidato ao governo do Estado em 2010. O objetivo é afastá-lo do seu projeto e abrir o terreno para uma aliança com o governador Cássio (foto)."

Nenhum comentário: