Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Devido a irresponsabilidade de Dedé Martins Itaporanga não dispôe mais do Conselho Tutelar

O ainda secretário municipal de Ação Social no município de Itaporanga, Dedé Martins (foto), chegou topo da irresponsabilidade em relação ao seu dever, enquanto no cargo, de cuidar da garantia dos direitos da criança e do adolescente. Dedé vem insistentemente se negando a promover, como presidente do Conselho Municipal, a eleição do Conselho Tutelar, que tanto tem contríbuido para garantir os direitos desses indefesos.
No fim do mês passado, inclusive, o secretário recebeu calado e de cabeça baixa um carão público da promotora Joseane dos Santos Amaral, curadora dos direitos da criança e do adolescente em Itaporanga, por ter deixado de realizar as referidas eleições em tempo hábil, programado para o mês de agosto passado. Na ocasião, numa reunião na sede da promotoria com a participação de diversas autoridades o secretário foi repreendido pela sua irresponsabilidade por não ter promovido a eleição do Conselho Tutelar.
Passado o tempo e sem solução e nem vontade, por parte do secretário, em solucionar o caso eis que a cidade de Itaporanga terminou o mês de setembro envergonhada. Havia acabado o prazo de duração para atuação do atual Conselho Tutelar, diga-se de passagem o que mais contribuiu e trabalho em todos os tempos na cidade. Os atuais conselheiros estão proibidos, desde o fim de setembro, de atuar embora não consigam ficar olhando de braços curzados as mazelas sociais que acontecem em nossa cidade desde o fim de seus mandatos.
Desde o início deste mês vários casos graves já aconteceram envolvendo crianças em Itaporanga. Entre os quais um, ocorrido no dia 1º, em que o menor I.J.C. se dirigiu ao presídio local com a finalidade de entregar ao detento conhecido pela alcunha de "Pingüim" uma marmita, na qual, por sob a comida encontrava-se uma considerável quantidade de maconha. O referido entorpecente foi encontrado por ocasião, da revista regulamentar, realizada pelo Agente plantonista, e que foi presenciada pela guarda do referido estabelecimento penal.
Feitas ao menor, as indagações de praxe, esse, disse que estava cumprindo uma ordem do traficante Fábio Justino Vicente, 24, e que teria vindo trazer o “almoço” de "Pingüim", morador da cela nº. 08, daquele presídio. O acusado foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil local, onde foi apresentado à Autoridade Policial plantonista, para as necessárias providências.
Já no dia 06, do corrente ( em matéria publica pelo Portal do Vale), a doméstica Geralda de Sousa Lopes, 31, foi presa por volta das 21h, por ordem da delegada de Plantão Drª Karina, por ter abandonado seus quatro filhos trancados em um quarto desde as primeiras horas da manhã, sem ter deixado em casa nenhum tipo de comida. Segundo disseram os vizinhos, dona Geralda é devota da branquinha e quando saí para tomar umas e outras, esquece dos quatro filhos menores que estão sobre a sua guarda, já que o seu companheiro, se encontra na colheita da uva, em Petrolina.
A sorte das crianças (foto acima) foi que uma vizinha pediu ajuda a Roberta Pereira, ex-presidente do Conselho Tutelar de Itaporanga que, por descaso ou ingerências de quem era para ter esta competência, no caso o secretário, não teve a renovação de seus membros; por volta das 19, a ex-conselheira, levou o caso ao conhecimento da delegada plantonista e também da vizinhança, que forneceu alguma comida para os menores.
Estes foram apenas dois dos diversos casos que maculam os direitos da criaça e do adolescente em Itaporanga e que poderiam ter o Conselho Tutelar atuando em sua defesa, o que não estar acontecendo por conta da irresponsabilidade de um secretário (Dedé Martins) neófito e sem nem compromisso com as causas sociais do município de Itaporanga. A sorte da população local é que ele estará pelos próximos dois meses, ainda, ocupando este cargo, de onde já vai sair tarde demais.
Fotos: Rainério

Nenhum comentário: