Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 13 de junho de 2010

Morre aos 94 anos o escritor, poeta e jornalista Ascendino Leite - natural de Conceição

Vítima de insuficiência respiratória morreu neste domingo (13) o escritor, poeta e jornalista paraibano Ascendino Leite (foto), que completaria 95 anos no próximo dia 21. Ele estava internado no Hospital da Unimed, em João Pessoa, há 29 dias.
Nos últimos três dias Ascendino teve uma piora do seu quadro clínico. Ele faleceu exatamente às 17 horas de hoje. A morte do jornalista foi confirmada pela secretária dele, Ivonete Berlarmino.
Segundo informações, o velório está previsto para a sede da Academia Paraibana de Letras. O sepultamento ocorrerá nesta segunda-feira (14) no Cemitério Senhor da Boa Sentença, em João Pessoa. Ascendino integrava a Academia Paraibana de Letras, tendo sido sócio fundador da Associação Paraibana de Imprensa (API). Ele ocupou diversos cargos na entidade que congrega jornalistas.
A jornalista Marcela Sitônio, presidente da API, lamentou a morte de Ascendino Leite, tendo destaco que ele foi um jornalista que se destacou na imprensa paraibana e nacional, considerado pelos “luminares” como o autor dos melhores textos.
O presidente da Academia Paraibana de Letras, Juarez Farias, se associou ao mesmo pensamento da jornalista Marcela Sitônio, quando atestou que a Paraíba perdeu um grande escritor, poeta e cronista. “Ascendino Leite era uma referência nacional em produção literária, responsável, inclusive, pela preservação de grandes documentos da literatura nacional”, disse Juarez.
Ascendino Leite nasceu em Conceição do Piancó, Paraíba, aos 21 de junho de 1915. A infância modesta e a paisagem flagelada do Nordeste marcaram profundamente a alma deste poeta do amor e renomado romancista. Foi funcionário público e jornalista, tendo sido — em certo período de sua vida — redator de assuntos parlamentares. Dirigiu e chefiou a redação de vários jornais de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Comentários para este Pots:
Stherlan_juventude disse...
CONCEIÇÃO PERDE UM DOS SEUS FILHOS MAS ILUSTRES, A PARAIBA E O BRASIL PERDE UM GRANDE GÊNIO. Ascendino Leite estar gravado na historia da Paraíba, grande escritor, grande jornalista, fundador da API ( Associação Paraibana de Imprensa) uma vida dedicada a cultura brasileira, fica seu trabalhoad para as futuras gerações em seus livros e seus ensinamentos. Fica sua historia para o orgulho de cada conceiçoense.
Vereador Stherlan Emanuel
14 de junho de 2010 08:11

Um comentário:

Stherlan_juventude disse...

CONCEIÇÃO PERDE UM DOS SEUS FILHOS MAS ILUSTRES, A PARAIBA E O BRASIL PERDE UM GRANDE GÊNIO.
Ascendino Leite estar gravado na historia da Paraíba, grande escritor, grande jornalista, fundador da API ( Associação Paraibana de Imprensa) uma vida dedicada a cultura brasileira, fica seu trabalhoad para as futuras gerações em seus livros e seus ensinamentos.
Fica sua historia para o orgulho de cada conceiçoense
Vereador Stherlan Emanuel