Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

segunda-feira, 14 de junho de 2010

NIR da Agrovila Jesus Cristo lança Carta Aberta à População de Itaporanga sobre a estiagem

O presidente do Núcleo de Integração Rural da Agrovila Jesus Cristo, situado às margens da BR-361 às 5 km de Itaporanga, Ailton Pedro enviou ao blog uma Carta Aberta a Itaporanga em que trata da busca de solução para a problematica da estiagem e, consequente, falta de água que assola o Vale. Confira:
CARTA ABERTA A POPULAÇÃO
Como é do conhecimento da população itaporanguense, o município passa por uma situação de emergência devido a estiagem que assola todo o vale do piancó, com maior gravidade nos sítios que margeam a BR 361, sentido Cidade de Itaporanga a Cidade de Piancó onde o líquido precioso com qualidade está faltando nos pequenos reservatórios e, conseqüentemente, deixando de saciar a sede das inúmeras famílias que habitam os sítios Pau Brasil, Junco, São Pedro e a própria Agrovila Jesus Cristo, esta com mais de 20 famílias sem nenhuma gota d’água. Sofrem, assim, todos, inclusive o rebanho de toda a espécie. Os moradores já não sabem mais como fazer para conter essa situação de miséria que tende a aumentar a cada dia.
Em reunião ordinária que ocorreu nesse último domingo na sala de aulas do Grupo Escolar Municipal Adalgiza Marculino de Paulo, onde provisoriamente se reúne o NIR-Agrovila Jesus Cristo, foi decidido por unanimidade da presença maciça dos associados presentes que nesse dia 17, próximo, uma representação de associados, principalmente os moradores da Agrovila Jesus Cristo, dirigir-se-ão até o Paço Municipal e ali buscarão solução para o vexame com estão passando, sem perpectivas de solução a curtíssimo prazo, salvo se o Poder Público Municipal tome uma medida de impacto e de pronto inicie com o abastecimento d’água trazida do Açude Público construído pelo Governo Federal no sítio Pau Brasil do Senhor Nélson Paulo.
Eis aí a solução mais viável e menos onerosa pois bastará apenas a aquisição de uma bomba com a potência adequada, aquisição de canos e construção de uma Caixa D’água com capacidade de armazenamento de até 30 mil metros cúbicos e a distribuição será feita por gravidade, com custo zero.Sabemos que o orçamento participativo do ano que passou para concretização em 2010 já dispõe de provisão dos recursos necessários para abastecimento de água em quatro comunidades rurais, com previsão de despesas que vai além das que prevemos para socorrer uma população sequiosa do líquido precioso que superam 200 pessoas, além dos animais.
Está, pois, lançado esse veemente apelo às autoridades governamentais de todos os níveis, da Presidência da República passando pelo Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, todas as autoridades constituídas. É preocupante e é necessário que a sociedade civil organizada de Itaporanga se inteire dessa calamitosa situação que só não levou ainda a população rural do Município a invasão que antes faziam ao Comércio local devido a essa ajuda do Governo Federal através da Bolsa Família que ainda não contempla os mais necessitados em sua totalidade.
Está feito o apelo. Está dado o grito de alerta porque o pior poderá acontecer com o município que através uma das piores secas registradas desde 1993.
P/NIR DA AGROVILA JESUS CRISTO
AILTON PEDRO DA SILVA
PRESIDENTE

Nenhum comentário: