Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

VITAL DO REGO: MESTRE E HUMANISTA

Com a morte do Dr. Vital do Rego perdemos todos. Perdemos não só um dos mais extraordinários juristas desse país, mas perdemos igualmente um profundo pensador e praticante humanista. Um ser humano marcante, exemplo de dignidade e ética, tão em falta em nossos dias.
Portador de extensa bagagem de conhecimento e sabedoria, Vital era humanista e humano, um homem bom, afável, cordial. Senhor de suas convicções e por certo uma grande perda para a consciência coletiva.
Para os operadores do direito ele fora um paradigma. Para todos nós um guerreiro que até o final da vida foi coerente com tudo aquilo que pensava. Nunca perdera a garra e nem mesmo a esperança que sempre brilhou em seus olhos.
Poucos são os exemplos de vida nesse sentido. E, como todos aqueles que tiveram a oportunidade histórica de privar de sua presença, fiquei abalado quando soube do seu súbito desaparecimento. Sua ausência material produziu um enorme vazio de orfandade ao nosso redor.
A primeira imagem que me vem do mestre Vital do Rego me transporta ao destemido presidente da OAB/PB, a qual presidiu com dignidade, preso ao defender com sublime energia os postulados da liberdade cidadã conspurcados.
Recordo o Dr. Vital incompreendido na defesa da ressocialização dos nossos apenados entregues à própria sorte, em vil condição e sofrimento indisiveis, a que a sua fina sensibilidade humanista, soube enxergar e repudiar veementemente.
É que não lhe fazia bem a visão da injustiça e dos injustiçados. Em tais momentos, transudava o comportamento: era o Quixote, era o Cid, era o samurai moderno. E, nessas horas não temia a fúria insana dos fariseus perversos.
De sensibilidade inquieta, o largo gesto, a voz tribunícia profunda a romper os tímpanos dos opressores de todos os naipes, como sempre verberando contra as injustiças. Assim era o Dr. Vital do Rego.
O Dr. Vital nunca transfugiu nos dias de provação, não incensou qualquer forma de opressão, não genuflexou aos opressores de plantão. Tampouco se bandeou para os confortos dos dogmas da ideologia mercadista.
Um ser especial acima de tudo. Um homem que supera avaliações pessoais. Quem teve o prazer de conhecê-lo, se recorda do ser humano marcante, exemplo de dignidade e ética, tão em falta em nossos dias.
Dizer do extraordinário jurista, tribuno e humanista de nome Vital do Rego, constitui um desafio imenso, tendo em vista a fecundidade da sua existência. Vital foi um mestre generoso, sereno, corajoso e proficuamente brilhante, erudito e guerreiro.
Inteligência, capacidade de indignação e generosidade fora a conformação básica de sua personalidade, aliada a uma firmeza de caráter admiráveis, de uma consistência teórica cheia de brilhantismo e uma serenidade afetuosa que conquistava amizades fortes, isenta de sedução ou maneirismos fúteis.
O mestre Dr. Vital do Rego foi uma personalidade rara no nosso Estado e mesmo no nosso país. Foi um homem verdadeiro, e, por isso mesmo, um verdadeiro HOMEM em sua inteireza.
Acima de tudo um homem em sintonia com seu tempo, uma mente essencialmente generosa. Um ser humano que fez do humanismo a fonte primeira de sua inspiração e o traço de união entre os seres humanos. A razão maior do seu aprendizado e exercício nos quadrantes da vida sócio-profissional.
Como político, tribuno e jurista de extraordinárias qualidades, sempre as exerceu no sentido mais elevado, como fazedor e seguidor de princípios que o tornariam exemplo de vida e expressão máxima na Paraíba.
Diverso do padrão dominante na conjuntura, porque erigiu o bem comum a exigência suprema da sua natureza humana, o qual difere de uma simples soma dos bens privados, sendo superior aos interesses do indivíduo, mera parte que é do todo social.
Aprendi a ter muita clareza quanto aos meus limites e é assim com sentimento de humildade que reverencio esse ser humano tão complexo e grandioso que foi o Dr. Vital do Rego.
Criatura de Deus que fez do humanismo a razão maior do seu aprendizado terreno, seu exemplo transcenderá os tempos. Seus ideais ultrapassarão as barreiras e os limites da vida terrena. Uma vez atingida a vida espiritual.
Creio mesmo que, se existe alguma forma ou compromisso de vida a que podemos ainda aspirar, como cidadãos e humanos, é a desta lição que do Dr. Vital do Rego herdamos e que fica aqui imortalizada.
A lição de um ser humano de pensamento vivo, multifacetado: intelectual, político, jurista extraordinário. Ideologicamente irrequieto e rebelde humanisticamente insurgente.
Para nós o Dr. Vital do Rego será sempre um legado, um exemplo de humanismo e uma bússola perene para o prosseguimento da nossa travessia cidadã.
Um exemplo a nos convidar para um esforço conjunto de pensar uma sociedade verdadeiramente democrática e humanista, capaz de garantir a igualdade política, social e econômica para a humanidade.

Aos familiares do Dr. Vital do Rego, minha homenagem.
Dr. Fernando Enéas de Souza - Defensor Público

Nenhum comentário: