A parti de Novembro vindouro a Paraíba será contemplada, em nível Norte/Nordeste, com um Centro de Cirurgia e Tratamento de Eplepsia, o 10º do País. O serviço funcionará atravé do SUS e será instalado no hospital Santan Isabel, em João Pessoa. A informação é do presidente da Associação dos Portadores e da Federação Brasileira de Eplepsia, João Hércules Bezerra Gomes (foto).
Conforme João Hércules, que é natural da cidade de Emas, a Paraíba foi o primeiro estado a fazer o censo de epilépticos. os dados levantados nos 223 municípios mostram 35.200 portadores de epilepsia, o que representa 1,06% da população paraibana, mas como existe um grande preconceito João Hércules acredita que esse número deva chegar a 50 mil, sendo que o maior índice (algo em torno de 14 mil) está em João Pessoa.
Segundo João Hércules, cerca de 70% das crises de epilepsia são controladas por medicamentos e as outras 30% (epilepsia refraria) são encaminhadas a um estado, que tenha um centro cirúrgico, onde o paciente é avaliado para saber se o mesmo é ou não candidato a cirurgia de epilepsia. A margem de cura´da cirurgia é de 99%, o restante (1%) consegue apenas diminuir as crises, garante João Hércules.
Nenhum comentário:
Postar um comentário