Dona Nazaré, seu cunhado Zé Vigó e seus familiares num passei pela praia de lucena (registro no Jornal Gazeta do Vale em fevereiro de 2006)
A cidade de Itaporanga amanheceu de luto neste sábado com o repentino falecimento de um dos ícones da educação no município. A professora Nazaré Lima, mais conhecida por dona Nazaré Lau, teve um infarto às 8h da manhã e não resistiu. Dona Nazaré Lau foi professora em 1956 da recém fundada Escola Paroquial 'São Domingos Sávio', uma das grande obras do monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho. Esta escola deu origem ao que é nos dias atuais o Colégio Diocesano 'Dom João da Mata'. Dona Nazaré é uma das principais colaboradoras da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, desde à época em que Padre Zé chegou em Itaporanga.
Em 1945, teve início a primeira Escola de Ensino Médio, fundada pelas Irmãs Missionárias Carmelitas, reconhecida pelo Decreto Lei nº 1.099 de maio de 1947, denominada Escola Normal Monte Carmelo “Padre Diniz”. E em 1949 sai a primeira Turma de Normalistas, entre elas dona Maria Nazaré (Lau) Lima. As demais foram: Analice Farias, Adália Nitão, Euzari Araújo, Emília Lima, Geni Teixeira, Laura Araújo, Leda Pinto, Margarida Alacogue Rangel, Maria das Neves Guimarães, Maria Ruth Sousa, Maria de Lourdes de Jesus, Maria Juraci Sousa, Maria de Lourdes Gomes, Maria Vilani Antas, Maria de Lourdes Sousa, Noilda Lima, Teogeni Silvino e Terezinha Barros; O que veio a contribuir para criação de novas escolas na região.
Dona Nazaré estava de viagem marcada para João Pessoa neste domingo (4) para passar a temporada de férias, mais precisamente nas praias de Lucena, como de costume todo início de ano como este momento registrado (na foto) em que publicamos no Jornal Gazeta do Vale, em sua edição do mês de fevereiro do ano de 2006. Porém, Deus chamou sua filha para uma nova nova jornada antes mostrando que aqui no plano terreno dona Nazaré fez muito por Itaporanga e por sua gente. A 'Rainha do Vale' se orgulho imensamente de poder ter sido conduzida na educacional, em sua época, por esta grande mulher/educadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário