Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Na avaliação espontãnea para vereador verifica-se um destaque para o ex-vereador José Queiroz.

Quando analisado os números resultantes da avaliação ESPONTÂNEA na disputa pela vereança observamos um bom desempenho do ex-vereador José Queiroz (foto), marido da suplente Cláúdia que está titularidade no lugar do secretário municipal de Saúde Lula da Farmácia. Isso mostra-nos que haverá uma briga de foice, dentro do PMDB, pela conquista de no máximo quatro cadeiras, disputadas por: Duvan, Zé Porcino, Zé Queiroz, Zeca da Encarnação, Manoel Ferreira (se for candidato do atual Joaquim Salviano) e Márcio Rodão.
Vejamos os números:
Duvan Pereira (PMDB) - 15,0%
Herculano Pereira (PTB) - 14,5%
Não Sabem - 11,3%
Zé Queiroz (PMDB) - 10,0%
Lula da Farmácia (PSDC) - 7,7%
Inêz Soares (PTB) - 7,7%
Ricardo Pereira (PTN) - 6,9%
Márcio Rodão (PMDB) - 5,1%
Zeca da Encarnação (PMDB) - 4,1%
José Porcino (PMDB) - 2,3%
Ubiracy Pita (PTB) - 2,2%
Pastora Selma (PSDC) - 1,8%
Toinho da Loja (PMDB) - 1,3%
Audiberg Alves (PTB) - 1,3%
Antônio Caetano (PTB) - 1,3%
José Valeriano (PTB) - 1,0%
Neto Ferreira (PCdoB) - 1,0%
Vera Lúcia ( ? ) - 1,0%
Jarilene (PTB) - 1,0%
Damião Primo ( ? ) - 0,5%
Joaquim Salviano (PMDB) - 0,5%
José Silvino (PSDB) - 0,5%
Silvano (PSDC) - 0,5%
Djaci Brasileiro (PSDB) - 0,5%
O ex-vereador Zé Queiroz, que saiu-se como destaque, obteve 10,5% na zona urbana onde foram mais citado na Bela Vista e nas ruas Pinto Madeiro, Manoel Caiana, Severino Neves, Marcelino Diniz e Manoel Medeiros Maia; na zona rural, o nome dele foi mais citado nos sítios Genipapo e Terra Nova.
Portanto, esses números todos mostram, na realidade, um quadro de renovação política tanto na disputa majoritária como na proporcional. Amanhã, publicaremos a avaliação sobre a administração municipal e a Câmara Municipal.

Inêz Soares e Ricardo Pereira lideram em enquete opção de nomes novos para a Câmara Municipal.

Avaliando a postulação de nomes novos dentro da disputa proporcional em Itaporanga a enquete, realizada na cidade, mostra que há uma grande aceitação por opções novas em detrimentos de algumas figuras tidas como já ultrapassadas politicamente, e que devera ter esquecido eleitores seus após suas, respectivas, eleições em 2004.
O nome, dentro dessa turma, que mais se destacou foi o da professora e ex-secretária municipal de Educação, Maria Inêz Soares (foto) que disputará uma vaga na Câmara Municipal este ano. Em seguida aparece, o nome de Ricardo Pereira como uma boa opção de escolha e revelação na política local. Não tenham dúvidas, que da turma sairá três vereadores eleitos da campanha vindoura. Veja os números:
Inêz Soares (PTB) - 21,7%
Ricardo Pereira (PTN) - 19,1%
Ubiracy Pita (PTB) - 13,7%
Dão Modesto (PSDC) - 8,2%
Hélio Thomaz (PTN) - 7,2%
Cabo Edson (PTN) - 6,8%
Ivanildo Palmeira (PTN) - 6,4%
Irmão Alcídes (PTN) - 4,5%
Manoel Ferreira (PMDB) - 3,7%
Orlando Virgulino (PCB) - 3,7%
Zé Iraldo (PCdoB) - 3,2%
Outro Nome - 1,8%
O nome da professora Inêz Soares obteve 20,0% na zona urbana, onde fora mais citado no Alto das Neves e nas ruas Manoel Inácio de Araújo, Deocleciano Pereira, Paulo Costa Lima, Argemiro de Figueirêdo, Balduíno de Carvalho, Pinto Madeiro e Maria Medeiros de Carvalho; ela obteve 30,0% na zona rural, sendo mais citada nos sítios Frade, Casa Nova, Barro, Vaca Nova e Jardim do Baião.
O nome de Ricardo obteve 17,8% , onde fora mais citado no Alto do Ginásio, Conjunto Miguel Morato e Loteamento Adailton Teixeira, assim como nas ruas Santos Dumont, Francisco Clementino, Dandão Severino, Praça Frei Martinho, Praça Monsenhor Sinfrônio, Padre Lourenço, Soares Madruga e Getúlio Vargas; ele obteve 18,1% na zona rural, sendo mais citado nos sítios Tabuleiro, Pau-Brasil, Cardoso, Pitombeira e Logradouro.
Ubiracy obteve 13,1% na zona urbana, onde fora mais citado na Vila Mocó e Loteamento Balduíno de Carvalho, assim como nas ruas 13 de Maio, Crizanto Pereira e Antônio Virgulino; na zona rural ele obteve 12,2%, sendo mais citado nos sítios Catolé, Cravoeiro e Cachoeira.

Cruzeiro vê chances de reabilitação sumirem

Apesar de jogar bem, dominando quase que inteiramente a partida, o Cruzeiro de Itaporanga, talvez por inexperiencia, perdeu a chance de conseguir seus primeiros 03 pontos em casa. O Treze, além de não ter jogado bem ainda contou com a abençoada ajuda do arbitro central, que não viu pelo menos dois penaltis cometidos pelos alvinegros. A torcida como sempre, além de comparcer em massa em plena quarta-feira, à tarde, ao estádio vibrou e incentivou o time, todo o tempo. E o que é melhor, mesmo com o resultado desfavorável, não colococou culpa em técnico ou em jogador algum e está confiante que a raposa sertaneja ainda irá dar grandes alegrias e que permancerá na 1ª divisão.
No segundo tempo, Alencar, técnico do Cruzeiro resolveu fazer as seguintes substituições: Tirou Marcílio e colocou Keliton, saiu Preto e entrou Fredson. A Raposa do Sertão, recebeu 02 cartões amarelos: Nino-PB (05) e Kleiton (14), enquanto que contra o Galo da Borborema, o juiz aplicou 06 cartões (e cabia mais).Os gols foram marcados por Renildo, camisa 09 do Cruzeiro aos 4,5 minutos do 2º tempo e camisa 11 do Treze aos 40 minutos do 1º tempo. O gol da vitória ficou por conta do trezeano de camisa 18, aos 02 minutos do 2º tempo.O jogo teve uma renda de R$1.200,00, para um público pagante de 240 pessoas.
O Campeonato Paraibano de 2008 tem continuidade logo depois do carnaval, que começa amnhã.
fonte: cruzeiroita

Duvan Pereira é considerado um bom nome para continuar na Câmara Municipal. Diz enquete.

A enquete sobre a disputa eleitoral em Itaporanga, também, indagou a população sobre "em QUAL destes (07) vereadores o sr.(a) votaria, se a eleição fosse hoje?", apontou a preferência pelos nomes de Herculano Pereira e Duvan Pereira (foto), como os melhores para continuarem nos seus mandatos.
Foram colocados apenas sete nomes, dos atuais nove, devido a projeção de Audiberg Alves e Joaquim Salviano não mais virem a disputar o cargo de vereador, nas eleições deste ano. Porém, foi ofereica a opção "Nenhum Deles" caso o entrevistado achasse que não deva votar novamente nos atuais vereadores. Veja o resultado:
Herculano Pereira (PTB) - 27,3%
Duvan Pereira (PMDB) - 22,2%
Nunhum Deles - 12,7%
Lula da Farmácia (PSDC) - 9,1%
José Porcino (PMDB) - 9,1%
José Valeriano (PTB) - 7,7%
Márcio Rodão (PMDB) - 6,4%
Zeca da Encarnação (PMDB) - 5,5%
Daqui a pouco, publicaremos os números quanto ao resultado espontâneo na proporcional, como também a aceitação de nomes novos para a Câmara.

Márcio Rodão é considerado o vereador que tem a pior atuação na cidade de Itaporanga

Na mesma enquete, quando indagado "QUAL o vereador que tem a pior atuação, em sua opinão?", os números levam à liderança como o que tem a pior atuação, na cidade de Itaporanga, o vereador Márcio Rodão (foto). Na segunda colocação vem a opção "Nenhum Deles". Veja os números:
Márcio Rodão (PMDB) - 20,0%
Nenhum Deles - 18,6%
José Porcino (PMDB) - 14,1%
José Valeriano (PTB) - 10,0%
Audiberg Alves (PTB) - 9,1%
Zeca da Encarnação (PMDB) - 8,1%
Lula da Farmácia (PSDC) - 7,3%
Duvan Pereira (PMDB) - 6,4%
Herculano Pereira (PTB) - 5,0%
Joaquim Salviano (PMDB) - 1,4%
De cara, extrai-se que o desempenho do vereador Márcio está muito ruim mesmo, caredendo de um realinhamento em suas estratégias de sobrevivência política. Logo porque depois dela a opção "Nenhum Deles" foi a mais citada, o que transforma-se em perigo constante na tentativa de se reeleger em 5 de outubro próximo.
Márcio obteve 20,0% na zona urbana, onde fora mais citado no Conjunto Miguel Morato, Vila Mocó e Loteamento Balduíno de Carvalho; assim como, nas ruas Santos Dumont, Dandão Severino, Francisco Bidô, Professor Alencar, Padre Lourenço, Francisco Clementino, Pinto Madeiro, Soares Madruga e Getúlio Vargas; na zona rural ele obteve 19,1%, sendo mais citadonos sítios Riacho do Meio, Angico, Barrocão, Catolé, Cardoso e Cachoeira.
José Porcino obteve 17,2% na zona urbana, sendo mais citado no Alto do Ginásio e nas ruas 13 de Maio, Saolmé Pedros, Praça João Pessoa, Pedro Pereira de Sousa e Xique-Xique; na zona rural ele obteve 9,8%, sendo mais citado nos sítios Capim Grosso, Jardim do Baião e Lagoinha.

Herculano Pereira foi considerado o vereador mais atuante na cidade de Itaporanga

O vereador Herculano Pereira (foto) foi considerado, em enquete realizada, o parlamentar-mirim mais atuante na cidade de Itaporanga, na atual legislatura que encerra-se no fim do ano. De acordo, com o resultado da enquete o também vereador Duvan Pereira (PMDB) obteve a segunda colocação, como mais atuante. Após esses dois nomes, a opção "Nenhum Deles" foi a mais citada. Veja o resultado:
Herculano Pereira (PTB) - 26,8%
Duvan Pereira (PMDB) - 21,8%
Nenhum Deles - 14,1%
Lula da Farmácia (PSDC) - 7,3%
José Valeriano (PTB) - 6,8%
José Porcino (PMDB) - 6,8%
Márcio Rodão (PMDB) - 6,4%
Audiberg Alves (PTB) - 5,0%
Zeca da Encarnação (PMDB) - 2,7%
Joaquim Salviano (PMDB) - 2,3%
Bem, de cara, não vemos surpresa nos nomes de Herculano e Duvan como os mais atuantes já que o primeiro tem se destacado em plenário, nas discursões e debates, e o segundo, como é de conhecimento de toda cidade, é o vereador mais prestativo perante as camadas mais carentes. Basta observarmos o quanto caminhonetes e caminhões de sua família rodam, rua abaixo e rua acima, servindo á comunidade. Isso é notório e a realidade, não pode-se fugir.
Herculano obteve na zona urbana 28,85%, sendo mais citado no Alto do Ginásio, Vila Mocó e Loteamento Balduíno de Carvalho; assim como, nas ruas 13 de Maio, Soares Madruga, Loteamento Balduíno, Argemiro de Figueirêdo, João Firmino Gomes e adjacências do H.D.I, Hotel Pedra Bonita e Hospital Infantil; na zona rural, ele obteve 29,14%, sendo mais citado nos sítios Frade, Crvaoeiro, Cachoeria Velha, Pitombeira, Várzea da Cruz e Capim Grosso.
O vereador Duvan obteve 24,68% na zona urbana, onde fora mais citado no Conjunto Miguel Morato, Loteamento Balduíno de Carvalho e Alto das Neves; assim como nas ruas Manoel Inácio de Araújo, Deocleciano Pereira, Paulo Costa Lima, Santo Antônio, São José, Santos Dumont, Francisco Bidô e Dandão Severino; na zona rural ele obteve 20,9%, sendo mais citado nos sítios Terra Nova, Vaca Morta, Jardim do Baião, São Pedro, Lagoinha e Logradouro.

Açúde Cafundó em Serra Grande sangra e a cidade de Boa Ventura registrou 258 mm em chuvas.

As chuvas registradas no Sertão paraibano já superaram a média histórica de janeiro, que é de 100 milímetros para a região. Só no fim de semana, a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) registrou precipitações em 64 municípios, a maioria deles no Sertão. As chuvas de janeiro fizeram o primeiro açude, dos 123 monitorados pela Aesa, sangrar. O reservatório Cafundó, em Serra Grande, é um dos menores da região e encheu ontem. Por outro lado, subiu para 15 o número de reservatórios que estão praticamente secos (na semana passada eram 11). Outros 27 estão com menos de 20% de sua capacidade. A maioria deles está localizada no Brejo, Cariri e Curimataú, onde não há previsão de chuvas para os próximos meses.
De acordo com a Aesa, a previsão é de que a atual seca atinge o Sertão não se prolongue para os próximos meses, com a expectativa de que as chuvas permaneçam até maio – período comum às ocorrências pluviométricas da região. “Tudo indica que o período será de um bom nível de recuperação dos açudes. No entanto, a maioria dos açudes em colapso está na área do Brejo, Curimataú e Cariri, região para onde não há previsão de chuva para os próximos meses”, disse e engenheira civil Márcia Araújo, gerente de operações de mananciais da Aesa.
Segundo Márcia Araújo, os principais açudes do Sertão não estão em situação crítica, o que deverá favorecer a recuperação hídrica de parte deles. “Ainda é cedo para afirmar que os açudes vão sangrar, mas acredita-se que a situação melhore bastante, assegurando um bom abastecimento à região”, disse a gerente. Em alguns casos, o volume de água é 100% maior do que a média histórica de municípios do Sertão. Boa Ventura, por exemplo, registrou o acumulado de 258 mm até anteontem, a medida do município era de 100 mm a 150mm em todo o mês de janeiro.
Entre os municípios que acumulam uma boa quantidade de chuvas estão: Serra Grande (217,1mm), Diamante (190mm), Marizopólis (162,5 mm), Santa Helena (150,4). Segundo o meteorologista da Aesa, Alexandre Magno, a tendência é de que as chuvas se acentuem nos próximos meses, mas com distribuição irregular.

Sucessão Municipal: Chapa com Neto e Virgulino é o fiel da balança na disputa eleitoral local.

Finalizando os números refentes a disputa majoritária em Itaporanga, de acordo a enquete realizada na cidade, apresentamos agora a briga entre os grupos políticos postos para formação de chapas próprias. Ressaltando logo que trata-se de um cenário em que esses grupos disputariam a eleição separados. Ou seja, o bloco de Will, por exemplo, deixando a união com o de Djaci, o que é perfeitamente possível já que eles não se entendem quanto ao cabeça de chapa e, lógicamente, tendem a marchar em lados diferentes. Como resultado, de cara perceb-se que o grupo de centro-esquerda não está pra brincadeira e já entra como o fiel da balança na campanha eleitoral, deste ano.
Neste caso, como resultante da opinião de 440 entrevistados, nas zonas urbana e rural, temos o seguinte quadro, quando perguntado sobre o voto nas seguintes chapas majoritárias:
Chapa 1: Djaci Brasileiro / José Silvino (PSDB) - 22,1%
Chapa 2: Wiil Rodrigues / Audiberg Alves (PTB/DEM) - 13,9%
Chapa 3: Neto Ferreira / Virgulino Leite (PCB/PCdoB/PTN) - 11,3%
Chapa 4: Antônio Porcino / Toinho da Loja (PMDB/PRB) - 10,7%
Chapa 5: Sérgio Modesto / ? (PP/PRTB) - 3,0%
Branco/Nulo/Não Sabem - 39,0%
O que impressiona, logo de cara, é o altíssimo percentual de indecisos chegando a 39%. Observamos a permanência de Djaci na liderança mas não muito distante dos demais. O que mostra-se surpreendente é que a chapa (Neto/Virgulino) do grupo de centro-esquerda está tecnicamente empatada com a segunda coloada (Will/Audiberg). E, do lado situacionista, não causa surpresa essa quarta colocação obtida porque apenas a figura do prefeito Antônio Porcino tem obtido resultados significativos, fantando-lhe pois a figura de um vice que some ao seu desempenho o que infelizmente não acontece no nome de Toinho da Loja. O prefeito tem enfrentado o jogo praticamente sozinho. O que mostra que ao tempo em que ele tiver ao seu lado um vice que agregue uma soma substancial, seu desempenho, sem dúvida alguma, fica em torno de 15%. Ou seja, na segunda colocação mas mantendo-se o empate técnico diante dos demais.
Se acaso, o prefeito Porcino vier a conseguir a adesão do vereador Audiberg Alves, como está se projetando, em sendo preterido no grupo cassista, mesmo sem ser ele seu companheiro de chapa, indicaria a esposa para o cargo, e o ex-prefeito Will Rodrigues continuasse unido à Djaci, teríamos o seguinte cenário:
Chapa 1: Djaci Brasileiro / Will Rodrigues (PSDB/PTB/PR) - 31,6%
Chapa 2: Antônio Porcino / Naura Ney (PMDB/DEM/PRB) - 17,5%
Chapa 3: Neto Ferreira / Virgulino Leite (PCB/PCdoB/PTN) - 14,3%
Ou seja, juntando-se Will numa chapa com Djaci a margem deles subiria para acima dos 30 pontos percentuais. E o grupo de centro-esquerda, opção alternativa para os insatisfeitos de quem não for candidato, continuaria como o fiel da balança.
Num cenário em que retornariamos a ver a disputada da eleição do ano 2000, ou seja, o bloco de Will romperia com o de Djaci e aderia ao grupo de Porcino, indicando Audiberg como seu vice, o que é perfeitamente possível, isso porque a cabeça de chapa ninguém dá à ele. Mas ser vice de Porcino seria possível para dar um troco ao secretário Djaci, que não abdica de indicar o candidato pelo esquema cassista. Assim teríamos o seguinte cenário:
Chapa 1: Antônio Porcino / Audiberg (PMDB/PTB/DEM) - 24,6%
Chapa 2: Djaci Brasileiro / José Silvino (PSDB/PR) - 22,1%
Chapa 3: Neto Ferreira / Virgulino Leite (PCB/PCdoB/PTN) - 15,8%
Neste caso, extrai-se uma acirradíssima disputa sem se saber, seguramente, quem sairia vencedor devido os dois primeiros estarem tecnicamente empatados e o terceiro colocado, também, embolando o jogo. A terceira chapa, na realidade, é o fiel da balança da disputa eleitoral do ano em curso. De onde essa chapa obter mais dissidentes deixar o quadro muito dramático para as duas primeiras chapas. Em Itaporanga, a disputa será feita com estes cenários postos, não há muita modificação até porque só há estes nomes à disposição do eleitorado.
Daqui a pouco, publicaremos os números para a disputa proporcional. É só aguardar!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Sucessão Municipal: Djaci Brasileiro e José Silvino lideram números em opinião espontânea.

De acordo com enquete, sobre a sucessão municipal, o resultado na avaliação ESPONTÂNEA da população quando indagada sobre "em QUEM o sr.(a) votaria, se a eleição fosse hoje?" o esbolço numérico foi o seguinte:
Djaci Brasileiro (PSDB) - 16,8%
José Silvino (PSDB) - 15%
Antônio Porcino (PMDB)- 13,1%
Audiberg Alves (PTB) - 13,1%
Will Rodrigues (PTB) - 9,5%
Virgulino Leite (PCB) - 7,7%
Neto Ferreira (PC do B) - 7,3%
Não Sabem - 6,8%
Sérgio Modesto (PP) - 4,5%
Herculano Pereira (PTB) - 1,8%
Vera Lúcia ( ? ) - 1,4%
Neto Nascimento ( ? ) - 1%
Zé Queiroz (PMDB) - 0,5%
Jarilene (PTB) - 0,5%
Márcio Rodão (PMDB) - 0,5%
Cícero Chiclete ( ? ) - 0,5%
o ex-deputado Djaci obteve 16,1% das intenções de voto na zona urbana e 20% na zona rural, aumento 3,9%; Já o ex-prefeito José Silvino (foto) obteve 13,8% na zona urbana e 17,5% na zona rural; O prefeito Porcino obteve 13,7% na zona urbana e 22,5% na zona rural, aumentando consideravelmente seu desempenho no campo; Enquanto isso, o ex-prefeito Will obteve 10% na zona rural e 9% na zona rural, diminuindo um ponto; O vereador Audiberg teve 12,2% e 10% na zona rural, diminuindo dois pontos percentuais. Lembrando que a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Desses números pode-se extrair a manutenção da liderança de Djaci, também, na opinião espontânea, inclusive, tendo seu companheiro de partido na segunda colocação. É interessante vermos a posição confortável do prefeito Porcino, apesar de ter sido o mais citado no quesito rejeição. A incógnita fica claro no fraco desempenho obtido por Will e Berguim, na espontânea. Demosntrando assim que ambos precisam urgentemente mudar suas estratégias para melhorar esse quadro, pelo menos, até o mês de maio. Caso contrário dificilmente o farão durante a campanha propriamente dita.
É interessante observarmos o bom desempenho obtido pelo advogado Neto Ferreira e pelo agropecuarista Virgulino Leite, o que mostra que os dois só precisam continuar mantendo-se unidos em torno do objetivo comum do grupo de centro-esquerda que tendenrão a subir mais ainda nos próximos números.
Daqui a pouco, publicaremos o resultado geral entre os grupos na disputa majoritária. Aguardem!

Governo do Estado inaugurou ampliação no sistema de abastecimento de água em Piancó.

Os moradores de vários bairros de Piancó já não reclamam mais de falta de água. O Governo do Estado, através da Cagepa, inaugurou na semana passada uma ampliação no sistema de abastecimento do município. Além da recuperação total do Reservatório III, também foi possível ampliar o sistema com a implantação de uma adutora por gravidade e outra por recalque, o que permitiu a chegada de água em todas as comunidades que estavam com problemas de falta de água.
Agora os moradores dos conjuntos Mutirão, Antônio Mariz, Padre Luciano e da Caixa D’água, além de parte do Centro de Piancó terão mais água nas torneiras. A obra custou aos cofres da Cagepa cerca de R$ 600 mil. A iniciativa está beneficiando 10 mil pessoas. Os moradores da cidade comemoraram a iniciativa. É o caso de dona Maria Lúcia Batista Pereira, residente no conjunto Padre Luciano. “Estou muito feliz, pois a falta de água era constante, mas agora acredito que esteja tudo resolvido”, disse ela.

Carnaval 2008: Itaporanga pronta para a folia.


Daqui á dois dias começa a maior festa popular do Brasil, em Itaporanga a galera dos blocos já está aposta para iniciar a folia monesca em alto estilo. Diga-se de passagem, os blocos de Itaporanga estão entre os mais animados de todo o Vale do Piancó. Eles eletrizam todos por onde passam e incendeiam de diversão e alegria as cidades de Piancó, Coremas, Ibiara e Conceição, transbordando suas simpatias. São eles: Traíras, Kikachaça, Movidos à Álcool, entre outros.
Mais o ponto alto acontece mesmo é na avenida Getúlio Vargas, centro de Itaporanga, e nos clubes locais onde contagiam os foliões. Este ano a Prefeitura Municipal preparou uma grande festa para os foliões de Itaporanga, visitantes e turistas. A festa começa já na sexta-feira, com a apresentação de Edmilsinho e Banda, Banda Mulheres Apaixonadas e Orquestra Freporanga; Mas aparti do sábado, 02, é a vez da Banda Imagem, Pagodão Sensuart, Maçã com Mel, Nilsão Elétrico, Pagodão Os Banbas e Balanço Nacional.
Descentralizando a folia 2008 em Itaporanga, teremos nos dias 03, 04 e 05, sempre às 16h, na Casa de Show 'O Retiro', de Cabo Edson (famoso 'Coisinha'), a apresentação da Banda Mulheres Apaixonadas e Orquestra Freporanga. Lembrando, a melhor parte, que a galera dos blocos só pagarão meia entrada. E para não esquercermos, veja como foi a folia em 2007 (fotos)

Cruzeiro perde por 2x1 para o Treze

O Treze de Campina Grande venceu o Cruzeiro de Itaporanga por 2 a 1, em partida que terminou agorinha mesmo. O primeiro gol foi de atacante Cléo Paraense, aos 40 minutos do primeiro tempo, e Reinaldo aos 2 minutos. O Cruzeiro descontou com Renildo aos 4 minutos, todos no segundo tempo, nesta quarta-feira à tarde, no estádio Zezão, na cidade de Itaporanga.
Com o resultado, o Treze vai liderando o Campeonato Paraibano, com nove pontos ganhos. Queimadense (7), Sousa (7), Botafogo (6), Nacional (6), Campinense (4), Esporte (4), Cruzeiro (1), Desportiva (1) e Atlético (0). O jogo foi bem disputado no primeiro tempo, com as duas equipes tendo chances de marcar. É tanto, que os goleiros Rodrigo Ramos (Treze) e Tuta (Cruzeiro) se destacaram com defesas importantes.
O gol do Treze aconteceu em jogada individual do atacante Cléo Paraense que recebeu a bola descobriu o espaço e bateu forte de longe, para vencer o goleiro adversário e aestabelecer a vitória parcial. O segundo tempo comoçou elétrico, com os dois times dispostos a buscar o gol. O Treze em jogada de Cléo Paraense que fez o cruzamento e Reinaldo completando, fazendo 2 a 0. Mas, o Cruzeiro descontou com Renildo.
O zagueiro Brito perdeu uma penalidade máxima aos 14 minutos, com defesa espetacular do goleiro Rodrigo Ramos. O Cruzeiro tem outras chances de marcar o gol de empate, mas a defesa do Treze esteve firme, principalmente, o goleiro Rodrigo Ramos. O Treze também criou jogadas importantes no ataque, mas não conseguiu aumentar o placar. Final - Treze 2x1.

Sucesso absoluto 'Gostosinho' atende apelos e permanece por mais um dia em Itaporanga.


Sucesso absoluto! o palhaço 'Gostosinho', interpretado por Kilde Brandão, é unanimidade entre o público itaporaguense como o melhor artista circense que já se apresentou por estas bandas. Um artista, diga-se de passagem, completo: com muita desenvoltura e com bastante empatia com o público, este que torna-se cada vez mais fiel ao palhaço em todas as suas passagens pelo Vale do Piancó.
Ontem seria relizada sua última apresentação na cidade mas diante do apelo do público, que lotou o circo Transamérica obrigando-o a fechar suas portas, antes do tempo, por não mais suportar a grande massa que ainda se encontrava do lado de fora, o palhaço 'Gostosinho' atendeu e vai permanecer por mais um dia em Itaporanga. "fica!fica!fica!...' ecoa a massa dentro do circo.
O espetáculo de ontem foi mais do que uma festa, de criança à adolescentes todos querendo tirar fotos ao lado do palhaço (fotos em baixo). Nós, inlcusive, recebemos dezenas de emails parabenizando pela matéria publicada segunda-feira. "Parabéns pela matéria e já pude presenciar in loco o talento dele (Gostosinho)", escreveu Alana Maia da cidade de Patos; "Ele (Gostosinho) é fantástico e vc está fazendo um belo trabalho em destinar espaço à cultura circense em seu site", disse Nino da cidade de Crato no vizinho estado do Ceará; "Já assisti ao show dele (Gostosinho) e assino embaixo no que vc escreveu. Ele é muito bom mesmo.", disse João K, da cidade de Conceição. Iguais à estes muitos outros emails nos foi enviado.
Isso só demonstra que por onde passa o palhaço 'Gostosinho' tem conseguido manter um grande laço de amizade com o público local, onde uma de suas apresentações mais aguardada e festejada é o momento em que o palhaço entra em cena com sua banda musica; 'Cuscuz com Ovos'. Em conversa com o artista, ele me relatou que destinará um abatimento no preço dos ingressos para a parcela menos abastarda: "muita gente pobre ainda não teve oportunidade de vir assitir nosso espetáculo e iremos conceder essa oportunidade à essas pessoas", disse o palhaço. O que é muito gratificante e bonito de sua parte, além de mostrar o quanto é síncera sua empatia e alta estima para com Itaporanga.
E o mínimo que podemos lhe desejar é que seja sempre bem vindo. E que volte sempre!

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Sucessão Municipal: Porcino e Will empatam em 1º lugar em rejeição, Audiberg fica em terceiro.

De acordo com a enquente, sobre a sucessão municipal em Itaporanga, o quadro eleitoral mostra um empate técnico considerável e impressionante entre o atual prefeito Antônio Porcino (PMDB) e seu antecessor, Will Rodrigues (PTB) do qual Porcino foi vice-prefeito, só que desta vez aparecem como os mais rejeitados perante a opinião pública. Surpreendente, também, é a alta rejeição obtida pelo vereador Audiberg Alves, terceiro colocado. Veja os números:
Antônio Porcino (PMDB) - 28,7%
Will Rodrigues (PTB) - 27,3%
Audiberg Alves (PTB) - 15,5%
Djaci Brasileiro (PSDB) -10,4%
Sérgio Modesto (PP) - 4,1%
Neto Ferreira (PC do B) - 4,1%
Toinho da Loja (PMDB) - 3,6%
José Silvino (PSDB) - 3,6%
Virgulino Leite (PCB) - 2,7%
Para começar, verifica-se que a população de Itaporanga está mesmo insatisfeita com os políticos ultrapassados e não suporta mais continuar votando na mesmice que há vinte anos aparece como opção eleitoral. Essa rejeição popular configura-se como um claro recado de que a população quer mudança sim. E nessa balada as eleições deste será a última para algumas destas figuras.
O atual prefeito Antônio Porcino, que obteve a maior rejeição, obteve na zona urbana 29,4%, sendo mais citado no Conjunto Miguel Morato, Vila Mocó e Loteamento Balduíno de Carvalho; Assim como nas ruas 13 de Maio, Soares Madruga, Getúlio Vargas, Horácio Gomes, Irinue Rodrigues, Manoel Maia e Crizanto Pereira. Já na zona rural ele obteve 28,7% mantendo-se estável, onde foi mais citado nos sítios Redondo, Zelino e Tabuleiro.
O ex-prefeito Will Rodrigues, empatado com Porcino em rejeição no município, obteve 25% na zona urbana, onde foi mais citado no Alto do Ginásio e Conjunto Miguel Morato, e nas ruas Argemiro de Figueirêdo, João Firmino Gomes, Manoel Medeiros Maia, Xique-Xique, Marcelino Diniz, Severino Neves e Antônio Virgulino; Já na zona rural o ex-prefeito foi mais rjeitado que o atual prefeito, obtendo 37,5%, ou seja, 10% acima da margem obtida por Porcino. Lá Will foi mais citado nos sítios Várzea da Cruz, Capueira e Casa Nova.
O vereador Audiberg Alves, que amarga o terceiro lugar em rejeição no município, obteve 17,4% na zona urbana e foi mais citado no Alto das Neves, como também nas ruas Manoel Inácio de Araújo, Deocleciano Pereira Neves, Paulo Costa Lima, Santo Antônio e São José; Já na zona rural o vereador obteve 7,5%, sendo mais citado nos sítios Riacho do Meio, Pau-Brasil e Catolé.
Enquanto isso, o secretário estadual Djaci Brasileiro, que ficou na quarta colocação, obteve na zona urbana 10,5% de rejeição, sendo mais citado no Alto do Ginásio e nas ruas Balduíno de Carvalho, Loteamento Salviano, Marta Batista de Moura e adjacências do Hospital Distrital, Hotel Pedra Bonita e Hospital Infantil; Na zona rural, o ex-deputado obteve 10,5%, ficando estável, onde foi mais citado nos sítios Vaca Morta, Logradouro e Barrocão.
O nome de Sérgio Modesto não foi citado na zona rural, embora obteve 4,1% no município devido sua rejeição na zona urbana. E, por fim, o nome de Virgulino Leite foi o menos rejeitado, entre todos os candidatos, obtendo 2,7%. Saindo-se com uma extraordinária performance. Lembrando que a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Daqui a Pouco, publicaremos um resultado geral entre os grupos políticos de Itaporanga, numa simulação em que eles disputariam a eleição em chapas majoritárias diferentes. A coisa tende a ficar mais emocionante ainda. E falta ainda, a situação na disputa para a Câmara Municipal. É só aguardar!

Shaolin se apresentará em Piancó dia 7 de março

Recebo do amigo Reginaldo Rosa Show, humorista piancoense de alta qualificada, a informação de que no dia 7 do mês de março o humorista paraibano Shaolin, do programa Show do Tom da Rede Record, estará em Piancó realizando um grande show nas dependências do Piancó Clube.
Será uma apresentação espetacular além de ser uma grande oportunidade para o Vale do Piancó poder contemplar todo o seu talento. Shaolin, para quem não sabe, é natural da cidade de Coremas e já passou pela Rede Globo, onde fez bastante sucesso. Atualmente ele empresta todo seu carisma à Rede Record.
Portanto, você pode perder essa oportunidade de apreciar um grande show humoristico.

Salvador da Pátria: Zé Caiana manda reforços para o Cruzeiro se reabilitar no Campeonato Paraibano.

A equipe do Cruzeiro tem-se valido, em horas de afrição, do competente apoio dado pelo famoso técnico de futebol Zé Caiana (na foto ao lado do craque Ortega, jogador do River Plate da Argentino), itaporanguense renomado internacionalmente que mandou dois atletas para colocar a Raposa do Sertão nos trilhos. Foi assim que o Cruzeiro conseguiu chegar à Primeira Divisão do Campeonato Paraibano.
Além do técnico, ontem chegou a cidade de Itaporanga, mais dois reforços para a nossa Raposa do Sertão, foram dois jogadores enviados por Zé Caiana, direto de São Paulo para ajudar o Cruzeiro a formar sua equipe para o Paraibano 2008. O atacante Kanu, ex-União São João, e o lateral direito Pará, ex-Ponte Preta, do futebol paulista, que inclusive já assinaram contrato com o Cruzeiro e já participarão do coletivo de hoje. segundo o vice-presidente do clube, Dé da 3j, isto é apenas o começo das modificações implementadas pela nova diretoria Azulina.
Valeu Zé Caiana, o Vale do Piancó agradece imensamente.

Sucessão Municipal: Djaci sai na frente dos demais candidatos na disputa eleitoral em Itaporanga

Numa enquete realizada em Itaporanga semana passada, sobre a sucessão municipal, ficou evidenciado que em qualquer situação colocada com quaisquer nomes o ex-deputado e atual secretário estadual Djaci Brasileiro (foto) parte na dianteira dos demais candidatos à sucessão do atual prefeito Antônio Porcino (PMDB).
Foram aferidos dois cenários: Um com Will Rodrigues, Djaci Brasileiro e Toinho da Loja, sendo candidatos; e outro cenário em que os candidatos seriam José Silvino (no lugar de Djaci), Antônio Porcino (no lugar de Toinho da Loja) e Audiberg Alves (no lugar de Will). Claro que em chapas majoritárias diferentes e puro-sangue. Os nomes que foram substituidos, de um cenário para o outro, deve-se ao fato de ambos (Will e Audiberg, por exemplo) fazerem parte de um mesmo partido e, portanto, apenas um podendo ser o cabeça de chapa. Veja como ficou o primeiro cenário:
Djaci Brasileiro (PSDB) - 26,4%
Will Rodrigues (PTB) - 14,1%
Neto Ferreira (PC do B) - 13,2%
Virgulino Leite (PCB) - 8,7%
Sérgio Modesto (PP) - 2,7%
Toinho da Loja (PMDB)- 2,3%
Branco / Nulo - 18,1%

Não Sabem - 14,5%
Para começar, nesta primeira fase a margem de indecisos somam 32%, o que é muito alta. O destaque nesse esbolço é, sem dúvidas, o desempenho de Neto Ferreira e Virgulino Leite que juntos somaram 21,9%, passando o nome de Will Rodrigues, e, portanto, com gás suficiente para acirrar, ainda, mais a disputa municipal. O que pode ser observado, também, é que o nome de Neto é destino da maior parte das intenções de votos dada ao vereador Audiberg, caso esse não seja candidato, o resulta no aumento de 8,4% para 13,2%. Ressaltando, claro, que o candidato do esquema oficial, neste cenário, por não ter mostrado um bom desempenho mas quando é substituído pelo nome de Antônio Porcino a percentagem deste fica em torno de 19%, logo na segunda colocação. Nada mais natural. Lembrando que a margem de erro ficou em torno de 2%, para mais ou para menos.
Djaci obteve 25% na zona urbana, sendo mais citado no Conjunto Miguel Morato e nas ruas Manoel Inácio de Araújo, Deocleciano Pereira, Paulo Costa Lima, Santo Antônio, São José, Mâe Murrega, Argemiro de Figueirêdo e João Firmino Gomes. Ele teve um melhor desempenho na zona rural, com 32%, sendo mais citados nos sítios Frade, Terra Nova e Cravoeiro; Já Will obteve 15% na zona urbana, sendo mais citado no Alto das Neves e nas ruas Santos Dumont, Dandão Severino, Francisco Bidô, Francisco Clementino, Praça Frei Martinho, Praça Monsenhor Sinfrônio, Pinto Madeiro e João Pereira da Silva. Ele teve um menor desempenho na zona rural, obtendo 10%, onde mais foi citado nos sítios Genipapo, Cantinho e Pau-Brasil;
Enquanto que Neto obteve 13% na zona urbana, sendo mais citado no Alto do Ginásio e nas ruas Salomé Pedrosa, Mª Medeiros, Praça João Pessoa e Pedro Pereira de Sousa. Ele obteve 10% na zona rural, sendo mais citado nos sítios Cachoeira e Tabuleiro; E, por fim, Virgulino que obteve 9% na zona urbana foi mais citado no Loteamento Adailton Teixeira e nas ruas Antônio Virgulino, Manoel Maia, Marcelino Diniz e Severino Neves. Já na zona rural ele obteve 7%, sendo mais citado nos sítios São Pedro e Pitombeira.
Em todo caso, o grupo de centro-esquerda não está pra brincadeira por ter se saído com um ótimo desempenho, isso com cinco meses de formação contrapondo-se aos mais de vinte anos de estrada dos demais grupos políticos local. E pelo que demonstra as vozes roucas das ruas de Itaporanga a eleição deste ano será a mais emocionante e disputada de todos os tempos. Podem anotar!
Daqui à pouco publicaremos o segundo cenário. Aguardem!

Sucessão Municipal: sem Djaci e Will no páreo o prefeito Antônio Porcino lidera intenção de votos.

Na sucessão municipal em Itaporanga diante de um cenário onde o secretário estadual Djaci Brasileiro (PSDB) e o ex-prefeito Will Rodrigues (PTB) não sairiam candidatos, por exemplo, a enquete realizada no município mostra que o atual prefeito Antônio Porcino (foto) consegue se firmar na dianteira, mas com um quadro bastante equilibrado diante da constatação de um empate técnico entre os três primeiros colocados. Vejamos os números:
Antônio Porcino (PMDB) - 19,1%
José Silvino (PSDB) - 17,7%
Audiberg Alves (PTB) - 13,8%
Virgulino Leite (PCB) - 9,5%
Neto Ferreira (PC do B) - 8,2%
Sérgio Modesto (PP) - 3,2%
Branco / Nulo - 13,1%
Não Sabem - 15,4%
Para começar, observamos que continua bastante alta o quadro de indecisão na casa dos 30%. Assim como no cenário anterior, os nomes de Neto e Virgulino tiveram um bom desempenho e chega a embolar a disputar, somando os números dos dois. Pode ser veficado, também, que na saida de Djaci e Will do páreo a percentagem de ambos migram para os nomes de Neto e Virgulino, dando uma mínima vantagem ao segundo. Claro que colocando dentro da margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos, Neto tende a ficar à frente de Virgulino. No geral a situação dos dois são excelentes.
Antônio Porcino obteve 17,2% na zona urbana, sendo mais citado no Loteamento Adaílton Teixeira e nas ruas Manoel Inácio de Araújo, Deocleciano Pereira, Paulo Costa Lima, Santo Antô e São José. Já na zona rural, o seu desempenho teve uma melhora muito boa ao aumentar 10%, ficando com 27,5%, onde ele foi mais citado nos sítios Capim Grosso, Barrocão e Terra Nova.
José Silvino obteve na zona urbana 17,2, sendo mais citado no Conjunto Miguel Morato e nas ruas Francisco Clementino, Padre Lourenço e Pinto Madeiro. Na zona rural, o ex-prefeito obteve 20%, aumentando 3%, sendo mais citado no sítios Jardim do Baião, Redondo e Lagoinha.
Audiberg Alves obteve na zona urbana 13,9%, sendo mais citado no Loteamento Balduíno de Carvalho e nas ruas Adjacências do Hospital Distrital, Hotel Pedra Bonita e Hospital Infantil. Na zona rural o vereador obteve 12,5%, caindo 1%, sendo mais citado nos sítios Frade, Várzea da Cruz e Cachoeira.
Daqui à pouco publicaremos o quadro de rejeição em Itaporanga. Aguardem!

CGU aponta irregularidades em Catingueira

A Controladoria Geral da União (CGU) constatou diversas irregularidades no município de Catingueira, administrado pelo prefeito Edivan Félix (foto) durante a 23ª edição do Programa de Fiscalização por Sorteios. Sendo o caso mais grave, conforme destacou o chefe da CGU na Paraíba, Jaci Fernandes, onde foram detectadas 88 constatações de irregularidades, “sendo que 12 delas foram consideradas gravíssimas, por demonstrarem fraude e desvio de recursos federais”. Entre as irregularidades ligadas a verbas liberadas pelo Ministério da Educação encontradas em Catingueira, está o superfaturamento na aquisição de gêneros alimentícios para merenda escolar.
A auditoria observou as compras de gêneros alimentícios, efetuadas com recursos repassados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, durante o período de janeiro/2006 a março/2007. A CGU observou que os preços praticados estão acima do valor de mercado, a diferença de preço chega a 48% em uma nota fiscal de aquisição dos produtos. Outro fato que o chefe da CGU destacou em Catingueira foi o procedimento adotado com cheques, onde as cópias dos cheques apresentados tinham o favorecido diferente da microfilmagem obtida no banco, cujos saques foram efetuados diretamente pela Tesouraria da Prefeitura, sem comprovação de que o dinheiro sacado tivesse sido destinado para pagamento à empresa contratada para execução da obra.
Também foi constatada a utilização indevida de recursos do PSF para pagamento de remuneração ao secretário municipal de Saúde. O relatório constatou que a Prefeitura de Catingueira vem utilizando indevidamente os recursos para remunerar o secretário municipal de Saúde, situação que, no período de janeiro de 2006 a abril de 2007, causou um dano ao erário correspondente a R$ 39.697,92.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Algoz que causou a renúncia de Ronaldo será o novo relator nos processos de cassação de Cássio.

“Esse homem manobrou e usou de todas as chicanas processuais por 14 anos para fugir do julgamento. O ato dele é um escárnio para com a Justiça brasileira em geral e para com o Supremo em particular”. Essas palavras foram proferidas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa (foto), quando relator do processo do Caso Gulliver, reagindo ao anúncio de renúncia na Câmara Federal pelo ex-deputado federal Ronaldo Cunha Lima (PSDB), em outubro do ano passado. O ministro acusou Ronaldo de manobrar para escapar de seu julgamento na mais alta corte do país. O processo acabou sendo remetido para a Justiça da Paraíba, devido Ronaldo ter perdido o 'Foro Privilegiado'.
Pois bem, caros leitores, até o próximo mês de maio o também ministro Marco Aurélio, atual presidente do TSE, vai ceder a sua vaga, no Tribunal Superior Eleitoral, pro novato Joaquim Barbosa. Com isso o ministro Carlos Ayres Brito, que é o atual relator dos processos de cassação do governador Cássio Cunha Lima naquela corte, deve ser o novo presidente do TSE. Com essa mudança no TSE, o ministro Joaquim Barbosa deve passar a ser o relator de todos os processos que tramitam no TSE, inclusive os que são referentes às cassações do governador Cássio Cunha Lima. O que tem preocupado muito sua banca advocatícia.
Já especula-se, in off, que os advogados do governador podem argüir a suspeição do ministro Joaquim Barbosa, pela sua posição em relação a Ronaldo Cunha Lima, no Caso Gulliver, que resultou na perca do seu mandato de deputado. Realmente, o governador tem se acostado num santo muito forte e poderoso para aguentar tanta pressão.

Deputado Luiz Couto aponta fraudes em licitações em Pedra Branca e Santana de Mangueira.

O deputado federal Luiz Couto (PT) denunciou hoje, em reportagem no Jornal Correio da Paraíba, que prefeitos paraibanos estariam fracionando despesas com obras, compras e serviços para fugir das licitações, com base em inspeções feitas pela Controladoria Geral da União (CGU) durante o ano de 2007.
Entre os denunciados está Santana de Mangueira, gerida pelo prefeito Umberto Pereira (foto), onde segundo o deputado a administração municipal é acusada de simulação de licitações, pagamento por serviços não executados, emissão de cheques sem provisão de fundos da conta do Programa de Assistência Básica (PAB), recursos de convênios depositados em conta de ex-prefeito, certidões de firmas alteradas, fracionamento de licitações, falta de cadastro único de empresas e favorecimento de pessoas de renda alta com programas sociais do Governo Federal. Em Pedra Branca, outra cidade denunciada, os técnicos da CGU constataram a falta de documentação de empresas vencedoras de licitações, ausência de publicação em veículos oficiais de editais de Tomada de Preço para construção de uma adutora, empresa com mais de uma proposta apresentada numa mesma licitação, fracionamento de despesas e alterações de certidões. O município é administrado pelo prefeito Antônio Bastos.
O deputado federal Luiz Couto (PT) acusou, ainda, os vereadores de serem coniventes com as irregularidades encontradas. Segundo ele, as Câmaras Municipais não estariam exercendo a devida fiscalização, uma das principais prerrogativas das Câmaras Municipais.“É inegável a omissão das Câmaras Municipais nesse processo. Na maioria dos Municípios os prefeitos têm maioria nas Casas Legislativas e comandam os passos dos vereadores. Ninguém tem interesse de acompanhar, fiscalizar e muito menos denunciar as irregularidades”, afirmou Couto. “Não podemos continuar com essa política do toma-lá-dá-cá, onde os vereadores só denunciam as irregularidades quando não recebem o que os prefeitos prometeram. É preciso estabelecer um maior controle sobre os processos licitatórios e as Câmaras Municipais deveria m exercer um papel importante nesse processo”, afirmou Luiz Couto.

Denúncia no Portal Correio mostra um completo abandono estrutural na Delegacia de Itaporanga.


Uma denúncia encaminhada para o Portal Correio neste domingo, 27, dá conta de que a Delegacia Distrital de Polícia em Itaporanga está passando por sérios problemas estruturais. O denunciante, que não quis se identificar, encaminhou fotos e relatou a precária situação do local. Paredes do banheiro caindo, cadeiras totalmente quebradas, alojamento dos policiais em condições precárias, ambiente insalubre e cheio de cumpins são alguns dos problemas relatados na denúncia, que ainda afirma que falta viatura na cidade.
As fotos enviadas ainda mostram que as grades das celas estão quebradas, infiltração e rachaduras em diversas paredes da delegacia e o banheiro utilizado pelos policiais funcionando de forma desestruturada. A reportagem contactou o Delegado Regional de Itaporanga, Ivaldo Dias (foto), responsável pela 6ª Superintendência de Polícia Cívil, que negou qualquer tipo de problema estrutural da delegacia, apesar das fotos. No entanto, informou também que a Secretaria de Segurança do Estado pretende fazer uma grande reforma no local, contando até com a aquisição de cinco computadores.

Governador Cássio Cunha Lima anuncia redução da folha de pagamento durante todo o ano de 2008.

O governador Cássio Cunha Lima acaba de anunciar no seu programa semanal de rádio, o 'Boa Tarde Paraíba' a antecipação da folha de pagamento de 2008 dos salários dos servidores públicos estaduais a partir deste mês. O pagamento referente ao mês de janeiro acontece em dois dias. No dia 30 (quarta-feira) receberão os que ganham até R$ 650 . No dia 31 (quinta) percebem que tem salário acima dessa faixa.
Segundo Cássio, o pagamento da folha de pessoal nos meses seguintes deve ocorrer entre três e quatro dias, reduzindo o prazo anteriormente utilizado pela Secretaria das Finanças. O governador garantiu que todas as vezes que houver possibilidade, com a arrecadação permitindo, a folha será será antecipada.
Cássio friou, ainda, que no caso do pagamento do mês de janeiro a projeção seria de que ele se estendesse até o dia 11 de fevereiro, mas o equilíbrio fiscal do Estado permitiu a antecipação e o pagamento ocorrerá em dois dias, dentro do próprio mês trabalhado.

Exclusivo: Publicaremos pesquisa que está saindo do forno sobre sucessão municipal em Itaporanga

Aguardem todos que nas próximas horas publicaremos os números de uma pesquisa quentinha, que está saindo do forno agorinha mesmo, sobre a sucessão municipal em Itaporanga. Foram pesquisas todas as ruas de Itaporanga e a Zona Rural.
Saberemos, por exemplo, como está em aprovação ou desaprovação a atual administração municipal e a Câmara Municipal; O vereador mais atuante o pior em atuação; o melhor nome para prefeito (na espontâne e na direcionada); o melhor nome para vereador (na espontânea e na direcionada); qual foi o nome que teve a maior rejeição para prefeito; o melhores nomes novos para vereador; e muito mais.
É só aguardar!

Palhaço Gostosinho é atração em Itaporanga

Caros leitores, diante dos diversos emails recebidos para abordar sobre tema, inicio esta semana tendo a satisfação em expressá-los o gabaritado talento para irradiar alegria, em forma de humor, que tem o 'Palhaço Gostosinho', um dos melhores que já vi, e o Circo Transamérica. Estando eles pela terceira vez em nossa cidade já percebe-se um alto grau de animosidade existente entre o circo e os itaporanguenses. Simplesmente a turma lota as arquibancada (ou melhor os poleiros) todas as noites para assistir a um divertidíssimo espectáculo.
Interpretado por Kildere Brandão, o 'Palhaço Gostosinho' é um show a parte. A interação com o público é fantástica e olhem que não são todos os palhaços que sabem interagir com o público, há casos em que o público chega a dormir com a falta de humor em apresentações de muitos por aí. A estrela maior do Circo Transamérica está entre as exceções, basta perceber quando é anunciado sua apresentação a galera vai a euforia. O que mostra um bom sinal de receptividade na cidade de Itaporanga, e quando ele se refere à turma do 'Rabo da Gata' (periferia local) o público vai ao delírio com a improvisação humorística. É, simplesmente, demais. Muito bom mesmo!
Semana passada, o 'Palhaço Gostosinho' trouxe ao palco (picadeiro) um presente para o público itaporanguense: as apresentações do 'Rapadura', humorista do programa televisivo 'Comando Maluco' apresentado no STB, e a cantora Gretchen, a 'Rainha do Rebolado'. Os dois deram um show de performance. Mais uma demonstração do carinho e do compromisso que o circo tem para com Itaporanga. Embora, a estrela mesmo para o público local continuou sendo o 'Palhaço Gostosinho'. O Transamérica ainda expõe quadros ótimos como: dos palhaços 'Xaveca', 'Tripinha' e 'Sabonete', são uma diversão. Outro quadro bastante aplaudido é a apresentação de 'Jhonny Oliveira'.
Uma outra apresentação que desperta a atenção e participação, com palmas, do público é a participação de Kildere Brandão com seus malabares, sempre na companhia da sua assistente Aninha Brandão. Ou seja, é uma verdadeira festa. Sem esquecer, que as bailarinas, como primeiras a se apresentarem, são a a alegria dos marmanjos. Pois bem, Estando o Circo Transamérica em sua cidade, vale a pena conferir, você torna-se uma criança e a criança, no caso de seu filho-Sobrinho-etc, tem a oportunidade de passar um momento alegre e mais contente. Como diz o apresentador: "O circo é ainda a maior diversão". Não percam!
Foto: Kildere Brandão e seus malabares, na companhia de sua assistente Aninha Brandão.
Para visualizar as fotos em tamanho real é só clicar em cima delas.

domingo, 27 de janeiro de 2008

Zé Mário encampa projeto turístico em Cabedelo

O vereador petista Zé Mário (foto) está encampando o Projeto Avança Cabedelo, visando fomentar, entre outras áreas, o turismo daquela cidade portuária. Dentro desta idéia, o petista conseguiu aprovar, no Orçamento do município, emenda no valor de R$ 1,6 milhões para o bairro de Intermares. “Este montante é para ser investido em pavimentação, saneamento e construção de praças, tornando o bairro agradável para os moradores e também para receber os turistas”, disse Zé Mário.
Outro ponto abordado pelo vereador foi o fomento ao turismo ordenado. Zé Mário evidenciou que Cabedelo é banhado pelo mar e que tem riquezas naturais de causar inveja a qualquer outro município brasileiro. “Temos que fomentar o turismo ordenado. No Projeto Avança Cabedelo, temos políticas públicas de segurança destinadas à população local e outras que servem, exclusivamente, ao turista”, enfatizou.
Zé Mário é natural de Itaporanga e filho do ex-deputado Soares Madruga, já falecido.

sábado, 26 de janeiro de 2008

Queimadense goleia o Cruzeiro e assume liderança isolada do Paraibano 2008.

Com gols de Raniere, Maicon e dois de Tiago, a Queimadense venceu o Cruzeiro por 4 a 1, neste sábado e assumiu a liderança do Campeonato Paraibano, com sete pontos ganhos. Renildo descontou para o Cruzeiro. A Queimandense vinha de uma vitória de 1 a 0 sobre o Campinense, no Amigão, em Campina Grande e um empate (1x1) com Esporte de Patos, no Presidente Vargas, em Campina Grande.
O Sousa caiu para a segunda colocação, com seis pontos ganhos, ao lado do Nacional de Patos. Esporte de Patos é o quarto, com quatro pontos. Treze é o quinto com três pontos. O Botafogo ocupa a sexta colocação com três pontos. Campinense é o sétimo com um ponto. Cruzeiro tem um. Atlético de Cajazeiras e Desportiva Guarabira não pontuaram, ainda.
O Nacional de Patos e Sousa, que têm um jogo a menos, entram em campo neste domingo, 27, e podem ultrapassar a Queimadense. Com a vitória, o atual campeão paraibano da Segunda Divisão chega aos 7 pontos, enquanto que o Cruzeiro segue sem vencer no torneio e soma apenas dois pontos. Na próxima rodada, no meio de semana, a Queimadense enfrenta o Nacional em Campina Grande, enquanto o Cruzeiro recebe o Treze no Zezão.

Município de Piancó é denunciado pelo MPE em 2006 e 2007 ao Tribunal de Justiça da Paraíba..

O Ministério Público do Estado iniciou 2008 com 457 processos - contra prefeitos e agentes públicos - em instrução na Comissão de Combate à Improbidade Administrativa e Irresponsabilidade Fiscal. De 2006 para 2007, o número de prefeitos denunciados pelo Ministério Público ao Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PB) por crimes de responsabilidade fiscal quase dobrou, passando de 25 em 2006 para 47 em 2007, conforme dados da comissão. Já o número de crimes denunciados contra prefeitos e outros agentes públicos do Estado, oferecidas pelo MP ao TJ-PB, passou de 66 denúncias em 2006 para 157 ano passado. Elas se originam do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da sociedade e de investigações do próprio MP, mas seja de onde for, o presidente da Comissão de Improbidade, Paulo Barbosa, declarou que o aumento das denúncias se deve ao aumento dos trabalhos da comissão.
Só de desvio de verbas, o número de denúncias saltou de 14 (2006) para 27 ano passado. Esse crime se trata da apropriação de bens ou rendas públicas, ou o desvio em proveito próprio ou alheio, o que pode acarretar uma pena de dois a doze anos de reclusão. Por negar execução a lei federal, estadual ou municipal, ou mesmo deixar de cumprir ordem municipal, ano passado foram feitos 44 enquadramentos no Decreto Lei 201/67, contra 24 denunciados no ano anterior, em 2006. O maior salto nesse período foi verificado em relação aos crimes relacionados ao cumprimento da lei de licitações. Em 2006 (referente ao ano de 2005), foram oferecidas apenas três denúncias ao TJ, ao passo que em 2007 (referente ao ano de 2006, ano em que aconteceram as eleições majoritárias na Paraíba e em todo o País) esse número pulou para 52 ocorrências. Nesse caso, configura-se crime dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou inexigibilidade, podendo resultar em pena de 3 a 5 anos de detenção e multa.
Entre os municípios denunciados em 2007, do Vale do Piancó estão: Conceição, São José de Caiana, Santana dos Garrotes, Emas e Piancó administrados atualmente por Alexandre Braga, Gildivan Lopes, Dr. Carlinhos, Madruga e Flávia Galdino (foto), respectivamente. Já no ano anterior, em 2006, o Ministério Público apresentou denúncias ao TJ contra São José de Caiana, Santana dos Garrotes e Conceição.

Gretchen fez show ontem em Itaporanga


Quem esteve ontem em Itaporanga causando o maior frisson foi a 'Rainha do Rebolado', Gretchen. Ela se apresentou no Circo Transamérica, que está na cidade há mais de duas semanas e que faz um sucesso danado com o palhaço 'Gostosinho'.
Gretchen cantou, dançou e embalou a galera. Nada mal para um cinquentona enxuta.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Reitor do Unipê José Loureiro Lopes recebeu título de Cidadão Catingueirense

O reitor do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) professor José Loureiro Lopes (de óculos), recebeu o Título de Cidadão Catingueirense, no último final de semana, concedido pela Câmara Municipal de Vereadores daquele município. Ainda no sábado, dia 19, foi inaugurado o açude público Severino Ramos Lopes, nome de seu pai, no município de Catingueira. Já no domingo, dia 20, o reitor José Loureiro participou da inauguração do Complexo Educacional de Catingueira, que também recebeu o nome de seu pai. Pelo seu trabalho dedicado à Educação, o reitor José Loureiro Lopes foi eleito o Melhor Gestor Educacional de 2007 e o Unipê a melhor instituição privada de ensino superior da Paraíba. O Unipê é dirigido pelo professor José Loureiro Lopes, que já tem 42 anos de trabalho dedicados à Educação.
Natural de Piancó, o magnífico reitor já ocupou cargos importantes no Estado, principalmente nessa área. Foi secretário estadual de Educação de 1984 a 1987, no Governo de Wilson Braga e foi Pró-reitor de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no período de 1989 a 1993. Doutor em Educação, o professor Loureiro também participou dos Conselhos estaduais e municipais de Educação. Em 1991, concluiu o pós-doutorado em Educação e Trabalho na Universidade de Müenster, na Alemanha.
No ano passado, recebeu a Medalha “Epitácio Pessoa”, da Assembléia Legislativa, a mais alta honraria do Poder Legislatico do Estado. Membro da Academia Paraibana de Letras e da Academia Paraibana de Filosofia, o professor Loureiro assumiu, ainda, a Reitoria do Unipê em janeiro de 2006 e vem desenvolvendo projetos para modernizar cada vez mais o ensino.
Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

Veja as atrações do carnaval em Paracatu-CE

Recebo do conterrâneo França (Sousa) Júnior (foto), radialista de sucesso radicado na cidade de Paracuru no estado do Ceará, a programação do carnaval 2008 daquela cidade. Irão animar os foliões as seguintes bandas:
- BANDA ZANZIBAR
- ILÁRIO NETO E BANDA ZANZAR
- BANDA MARIA BAIANA
- BANDA PEGADA LOUCA
- MORAL MIX
- VÂNIO BAHIA E BANDA
Mais informações: FM Mar Azul 87,9 pelo fone (85) 3344-200; Na Secretaria Municipal de Turismo pelo fone (85) 3344-8805. As atrações do carnaval 2008 de Paracatu se apresentarão na Avenida Antônio Sales.

Ricardo Coutinho apoia grupo de centro-esquerda, que tem Neto Ferreira como um dos prefeitáveis.

O advogado e prefeitável Neto Ferreira (PC do B) foi alçado ao Diretório Estadual da legenda e se tornou um grande trunfo comunista no Vale do Piancó, diante das estratégias eleitorais montadas na região. O PC do B projeta investir pesado nas candidaturas em cidades como Itaporanga e Cabedelo.
Para Itaporanga, o partido lançou o nome de Neto Ferreira como pré-candidato à prefeito e conta com o forte apoio do prefeito Ricardo Coutinho, de João Pessoa, que tem como auxiliares diretos diversos integrantes do PC do B. Ricardo Coutinho deve vir à Itaporanga subir no palanque do grupo de centro-esquerda que conta ainda, além do PC do B, com: o PTN, PCB, PV e PRP. Sem dúvidas será uma grande atração que o grupo de centro-esquerda terá nas eleições vindouras, em seu palanque, na cidade de Itaporanga. Sem esquecer, que o socialista planeja eleger o maior número de prefeitos aliados para estruturar sua campanha ao Governo do Estado em 2010.
Recentemente Ricardo Coutinho (PSB) em encontro com Neto Ferreira (PC do B) disse que estaria à disposição para dar sua contribuição na eleição do grupo em Itaporanga, que ele vê com bons olhos por ser "algo distante das práticas ultrapassadas que nortearam a Paraíba". O encontro aconteceu durante o congresso do partido em João Pessoa, ocorrido na UFPB, onde Coutinho abraçou os itaporanguenses Murilo Bernardo e Neto Ferreira (foto). Pense num grupo que vai dar dor de cabeça aos 'políticos ultrapassados' na Rainha do Vale....

A jornalista Nena Martins é pré-candidata à sucessão de Alexandre Braga, em Conceição.

A bela jornalista e apresentadora da TV Correio, Nena Martins (foto), será candidata à sucessão do atual prefeito Alexandre Braga (PSB) nas eleições vindouras na cidade de Conceição. Nena é a atual presidente do Diretório Municipal do Partido Popular Socialista (PPS) e com apoio de vários correligionários colocou o seu nome como opção às eleições municipais daquele município ao cargo majoritário.
O que se comenta naquela cidade é que o clã Braga corre o risco de perder as eleições municipais deste ano, caso não se una em torno de uma candidatura, já que seu principal adversário Nilson Lacerda (PSDB) perdeu as últimas eleições, em 2004, por menos de 700 votos, o que não acontecia em outras eleições. Onde o ex-governador e atual deputado federal Wilson Braga (PMDB) sempre ganhou eleições em Conceição com mais de dois mil votos.
Nena Martins surge como opção. Capacidade, competência e carisma não faltam a representante socialista... Além de uma beleza estonteante, que dará mais brilho à eleição municipal.
fonte: padualeite

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

TCE imputa débito de R$ 103 mil ao prefeito Umberto Pereira, de Santana de Mangueira.

O prefeito Umberto Pereira (foto), de Santana de Mangueira, foi condenado ontem pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) a devolver dinheiro aos cofres públicos. Junto, com o gestores de Marizópolis e Cacimba de Areia, tiveram débitos imputados de R$ 426.054,85.
Na sessão plenária de ontem, o TCE emitiu parecer contrário à aprovação das contas de 2005 do prefeito de Santana de Mangueira, Francisco Umberto Pereira, a quem imputou o débito de R$ 103,7 mil, em vista da não confirmação do saldo bancário registrado na contabilidade da Prefeitura, gastos excessivos com combustível, despesas com consignações previdenciárias sem comprovação e aquisição também não comprovada de programas de computador.


No duelo de 'raposas' o placar foi de 2 X 2

O Cruzeiro Esporte Clube de Itaporanga (Raposa do Sertão) - foto acima - recebeu na tarde de hoje, 23/01, em sua casa, o Campinense Clube de Campina Grande (Raposa Serrana) - os dois times queriam a vitória, pois ambos iniciaram o Campeonato Paraibano, perdendo em seu próprio território. O Cruzeiro começou vencendo, quando aos 22 minutos do 1º tempo Renatinho (camisa 10) abriu o placar, mas aos 42 minutos da etapa inicial, Fábio Junior, fez o gol de empate do Campinense. No segundo tempo, o jogador Preto (Cruzeiro) comete um penalti e é expulso e mais uma vez Fábio Junir marca para o Campnense, aos 11 minutos do segundo tempo, na cobrança do penalti.
Depois de algumas mudanças e um jogador a menos (o Campinense com 10 e o Cruzeiro com 9), o técnico Evandro Junior consegue melhorar a atuação de sua equipe e aos 38 minutos da etapa final da partida, o número 10 azulino, Anderson, marca o gol de empate. Final: Raposa 2 x 2 Raposa. Embora numa quarta-feira a tarde, muitos torcedores itaporanguenses compareceram ao estádio o Zezão, o que não aconteceu com a torcida campinense, devido ao horário e a distância.O jogo teve um público pagante de 324 pessoas o que resultou numa renda de R$1.600,00 (mil e seiscentos reais).
da redação do cruzeiroita, com fotos de Paulo Rainério

Conselhos Tutelares de Itaporanga e Ibiara realizam palestra em intercâmbio de experiências


Na última terça-feira, 22, a presidente do Conselho Tutelar, Roberta Pereira, e os conselheiros Geraldo Feliismino e Ubiracy Pita, de Itaporanga, estiveram no município de Ibiara onde realizaram um importante intercãmbio entre os Conselhos das duas cidades.
Roberta (foto), Geraldo e Ubiracy, ministraram uma palestra sobre "Atuação do Conselho Tutelar" para seus colegas ibiarenses: Nildo, Mirian, Erivelton, Gilvancleide e Ericienne (foto). Estiveram presentes ao evento a secretária municipal de Ação Social Iara Maysa Gonçalves, a psicóloga do Creas Luciane, a assistente social do Creas, Maria Esteline, e o psicólogo do Creas Ivomar, todos daquela cidade. Além de outros convidados e de um grande público.
Segundo a presidente Roberta Pereira, esse intercâmbio foi bastante proveitoso por "possibilitar um grande importante troca de experiências entre os dois Conselhos". O Blog parabeneza a todos por essa iniciativa e que muitas outras possam ser realizadas para o aprimoramento no desempenho de suas funções. A sociedade é mais beneficiada com iniciativas como esta.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Confira mais uma do chargespb

Em que bloco???

Pois éh! Na dúvida, tem gente que decidiu sair em tudo que é bloco.
Confira é só clicar no link.

Renda da partida entre Cruzeiro X Nacional é de R$ 5 mil

A cidade de Campina Grande, mais uma vez largou na frente no quesito de arrecadação durante a abertura do Campeonato Paraibano de 2008, iniciado no domingo passado. O jogo Campinense 0 x 1 Queimadense levou 2.185 pagantes ao estádio Amigão para uma renda de R$ 12.890,00. A surpresa ficou por conta do jogo Botafogo 1x0 Desportiva Guarabira com 2.103 pagantes para uma renda de R$ 6.500,00.
No sertão, a cidade de Itaporanga se destacou , no jogo Cruzeiro 0x2 Nacional, no estádio Zezão, houve o registro de 1.050 pagantes para uma renda de R$ 5.250,00.Em Sousa, no estádio Marizão, na vitória do time da casa sobre o Treze por 3x1 a renda chegou a R$ 5.072,00, para um público pagante de 1.048. Finalmente no estádio José Cavalcante, em Patos, 528 torcedores pagaram ingressos para ver a vitória do Esporte sobre o Atlético por 3x2 e registrar uma renda de R$ 3.090,00.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Coronel Kelson de Assis Chaves deverá ser o novo Comandante-Geral da Polícia Militar

Já circula pelos quartéis uma lista de oficiais que serão deslocados e serão promovidos pelo governador Cássio Cunha Lima. A lista não é oficial. Mas, à cada dia é mais forte, nos bastidores, a certeza de que o comando da PM passará por mudanças profundas. De acordo com essa lista o novo comandante-geral passaria a ser o coronel Kelson de Assis Chaves (foto), em substituição ao atual comandante, coronel Lima Irmão. Para sub-comandante seria nomeado o coronel Luiz Antônio, que deixaria o comando do 1º Batalhão da Polícia Militar, em João Pessoa.
A lista foi divulgada, com exclusividade, por Giovanni Meireles, que comanda o Rede Verdade, transmitido simultaneamente pela rádio Arapuã e pela TV Miramar, nesta terça-feira 22.
As outras mudanças em estudo no comando da PM-PB:
1º BPM, em João Pessoa - Coronel Marconi, que sai do 5º BPM;
2º BPM, em Campina Grande - Coronel Guimarães, que sai do 6º BPM;
3º BPM, em Patos - Coronel Dutra, que deixaria a CPTran;
4º BPM, em Guarabira - Alencar
5º BPM, no Valetina de Figueiredo (na Capital) - Arnaldo, que deixa a 4º Cia da PM, em Cabedelo;
Para o 6º BPM, em Cajazeiras, no Alto Sertão, ainda não há especulações na caserna sobre mudança de comando.