O prefeito de Itaporanga, Dr. Djaci Brasileiro (PSDB), fez na manhã/início da tarde desta sexta-feira (16) vários comunicados importantes para a população através dos programas radiofônicos líderes de audiência, o 'Correio Debate' local (levado ao ar das 11h ao meio-dia) e o 'Show de Notícia' (do meio-dia às 14h). O périplo do prefeito começou pela Rádio Correio do Vale AM, onde concedeu entrevista ao radialista Flávio José, em seguida, se dirigiu à Rádio Pedra Bonita FM, onde foi sabatina por este editor/Júnior Viriato e Marta Ribeiro.
O prefeito estava acompanhado do secretário Josias Tolentino (Educação), do ex-vereador Joaquim Salviano, de Bianga (chefe do setor de Tributos) e de Cícero (Grude) Virgulino (chefe de departamento da Seinfra). Dentre os assuntos abordados Djaci Brasileiro comunicou à população sobre a exoneração da secretária Josefa Araújo Rufino (Nova), que havia assumido há oito dias a Secretaria Municipal da Assistência Social em substituição ao marido o vereador Erivaldo Rufino, que retornara para a Câmara Municipal. Porém, a notícia de que o nome dela constava na lista de beneficiários do programa bolsa família causou mal estar no governo.
Nova era beneficiária desde o ano de 2005, mas ao tempo em que Erivaldo foi eleito vereador e depois assumiu a secretaria o nome dela deveria ter sido cortado do programa em janeiro, o que veio acontecer somete em abril passado. Josefa recebeu o benefício apenas três meses na atual gestão (Janeiro, fevereiro e março) e o mal estar aumentou após ela ter sido nomeada secretária. Ou seja, um descuído que poderia ter sido solucionado no início do ano.
"Com muita consciência Erivaldo e 'Nova' me pediram para que ela fosse exonerada e assim o fizemos. Nos próximos dias estarei nomeando uma pessoa para assumir a pasta interinamente até que um profissional gabaritado possa dar continuidade aos belíssimo trabalho que Erivaldo vinha desenvolvendo na área social em Itaporanga", disse o prefeito.
Dr. Djaci informou ainda que determinou a constituição de uma comissão suprapartidária para fazer um minucioso trabalho no programa bolsa família a fim de detectar novos casos de irregularidades no programa, apesar de já ter sido realizado o recadastramento durante os meses de abril, maio e junho. "Já determinei que fosse constituída essa comissão e que nela incluisse os mais opositores possíveis ao meu governo para que o trabalho seja feito em cenário de altíssima independência", comentou.
Com relação aos problemas vividos ultimamente com setores do funcionalismo municipal o prefeito explicou ponto a ponto alguns quesitos questionados pelas categorias, principalmente, em relação a concessão de gratificação. Segundo o prefeito, as informações de que há greve nos PSFs não procede uma vez que apenas enfermeiros e técnicos é que estão sem trabalhar, inclusive, devendo repor os dias parados nos finais de semana, de acordo com decisão da justiça.
"A população não pode ser enganada desse jeito, pois não há greve nos PSFs mas apenas enfermeiros e técnicos é que estão parados. Os médicos e demais funcionários estão atendendo a população. E informo ainda que quando eles (os enfermeiros e os técnicos) decidirem parar terão que repor esses dias nos finais de semana, como manda determinação da juíza local", disse. O prefeito explicou que achou um absurdo a classe da saúde, junto com seu assessor jurídico, querer impor que as verbas destinadas ao Hospital Dia sejam retiradas para pagar gratificações para alguns servidores da saúde. E disse que não iria fazer o que a classe pede mais sim o que o TCE está determinando.
"Isso é um absurdo querer tirar o direito do pobre ao Hospital Dia simplesmente porque esses servidores querem ter uma gratificação maior do que em qualquer cidade da Paraíba. E tem mais, eles não são funcionários concursados do município mas fizeram concurso para um programa federal, ou seja, sua gratificação deve ser de acordo com os repasses federais especificamente para esse programa. E assim, o fazemos. Ao contrário do que eles informam, nós repassamos para eles tudo, algo em torno de R$ 72.800,00 mil, que recebemos para o programa. Jamais tiramos salário de ninguém", ponderou.
Outro assunto abordado foi um novo movimento 'político partidário' de que está alvo servidores da Prefeitura à disposição do pólo da UAB-Itaporanga (Universidade Aberta do Brasil). De acordo com o prefeito, dos 12 (doze) servidores à disposição da UAB, 08 (oito) deles estavam recebendo seus vencimentos pelo Fundeb, que deve ser utilizado exclusivamente para pagamento dos professores. O caso foi detectado pelos técnicos da Controladoria Geral da União (CGU) que determinou a retirada deles.
"Olha, técnicos da CGU detectaram pequenas irregularidades em relação ao ano de 2009, as mais graves são de 2008 mas aí não é de responsabilidade minha. Dentre essas, dos 12 (doze) servidores à disposição da UAB 08 (oito) recebem seus vencimentos pelo Fundeb, desde a gestão passada, e nós deixamos mas os técnicos da CGU detectaram que é proibido porque o Fundeb é exclusivamente para pagar aos professores e lá todos são técnicos ou auxiliares. Então, atendemos a determinação eles agora passarão a receber através de recursos do FPM. Essa é a modificação nada demais. Aí esses servidores fizeram uma passeata e quando a reportagem de João Pessoa veio me procurar mostrei a determinação da CGU e eles viram que a manifestação não tinha sentido". disse Djaci.
Para finalizar, o prefeito comunicou que a atual gestão conseguiu nos últimos dias importantes conquistas como: A nona unidade do PSF, que será implantada na Vila Mocó; Uma unidade do NASF - Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família; Aquisição de modernos equipamentos para o CEO - Centro de Especialidades Odontológicas; Aquisição de um Ônibus Escolar Adaptado para 66 lugares; E que em breve estará sendo construído um novo Matadouro Público fora do perímetro urbano.
"São conquistas importantes e quero destacar uma em particular que é a luta para a construção de um Matadouro Público fora da cidade já que o existente está completamente obsoleto, defasado, sem condições de execução de trabalho ali por parte das pessoas. Estarei indo na próxima terça-feira (20) à Brasília para junto com o deputado federal Wellington Roberto resolver esse problema", concluiu.
Dr. Djaci Brasileiro estará logo mais à noite na cidade de Igaracy participando das festividades em comemoração à Padroeira Local. E no final nós deixamos o programa 'Show de Notícia' à disposição para os servidores da saúde ou da UAB caso queiram, também passarem suas versões quanto aos pontos abordados pelo prefeito.
Comentários para este Post:
isabel disse...
Quem está de GREVE nos PSF são os ENFERMEIROS, ODONTÓLOGOS, TÉC. ENFERMAGEM e AUXILIARES DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO - mas o DR. PREFEITO em suas entrevistas só cita os enfermeiros, não sei porque!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Quem está de GREVE nos PSF são os ENFERMEIROS, ODONTÓLOGOS, TÉC. ENFERMAGEM e AUXILIARES DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO - mas o DR. PREFEITO em suas entrevistas só cita os enfermeiros, não sei porque!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Quanto à carga horária de 15 horas que ele citou npo rádio, são os MÉDICOS e alguns apadrinhados dele (ODONTÒLOGOS) que cumprem esse horário.
Obrigada pela oportunidade de esclarecer isso.
17 de Outubro de 2009 03:07
17 de Outubro de 2009 03:07
Um comentário:
Quem está de GREVE nos PSF são os ENFERMEIROS, ODONTÓLOGOS, TÉC. ENFERMAGEM e AUXILIARES DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO - mas o DR. PREFEITO em suas entrevistas só cita os enfermeiros, não sei porque!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Quanto à carga horária de 15 horas que ele citou npo rádio, são os MÉDICOS e alguns apadrinhados dele(ODONTÒLOGOS)que cumprem esse horário. Obrigada pela oportunidade de esclarecer isso.
Postar um comentário