Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sábado, 31 de outubro de 2009

Comissão de Direitos Humanos da Câmara defende intervenção Federal na segurança da Paraíba

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, presidida pelo deputado Luiz Couto (PT), veio à Paraíba para discutir e avaliar o crescimento da violência no Estado. Segundo Luiz Couto é preciso que haja interação entre Estado e sociedade civil no sentido de fazer denúncias para melhorar a situação da segurança pública.
A comissão, desde 1995, vem realizando uma pesquisa sobre a situação da segurança em vários estados brasileiros, e de acordo com o estudo foram detectados 155 casos de crimes envolvendo grupos de extermínio na divisa entre a Paraíba e Pernambuco. Couto disse que nestes crimes dos grupos de extermínio, os executores queimavam as vítimas, cortavam as mãos, pés e cabeça para dificultar o reconhecimento do corpo, o que resultava no arquivo do inquérito, e por isso a maioria desses casos não chegam a elucidação.
O estudo revelou ainda, que grande parte dos homicídios registrados na Paraíba é contra negros, pobres, e jovens entre 15 e 24 anos, o que comprova a tese de que no Estado há um perfil de matança por classe. Com uma decisão consensual, os membros da comissão defenderam que na Paraíba é necessário que haja uma intervenção Federal na segurança pública e sugeriram que policiais de outros Estados participem das investigações realizadas como forma de prevenir a prática de ocultação de informações.
O evento contou com a participação de Firmino Fecchio, representante da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal, Roseana Queiroz, da Assessoria Técnica da Comissão de Direitos Humanos, Fátima Lopes, da Defensoria Pública do Estado, Mário Gomes de Araújo Júnior, da Ouvidoria de Polícia, Nilo Tavares, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão, entre outras autoridades.

Nenhum comentário: