Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

TRE cassa mandato da prefeita e do vice de Nova Olinda e convoca novas eleições para o município

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) cassou, por unanimidade, na sessão plenária desta segunda-feira 26 o mandato da prefeita de Nova Olinda, Maria Galdino (DEM) e do vice-prefeito, João Pinto (PTB), por abuso de poder político, irregularidades na contratação de convênios e compra de votos nas eleições municipais de 2008. Segundo a justiça eleitoral, o valor gasto nos convênios irregulares é de R$ 934 mil, por isso, além de cassada, a prefeita Daguia (foto) terá que pagar multa de 50 mil UFIR’s. Já o vice-prefeito, João Pinto, foi multado em 25 mil UFIR’s. Também foi encontrada com a prefeita, no período eleitoral, quando ela era ainda secretária municipal, cheques nominais da prefeitura, que segundo o relator do processo, o juiz Carlos Neves, os seriam usados para comprar de votos.
O TRE também decidiu convocar, em data ainda a ser definida, novas eleições no município. Os dois deverão se afastar dos cargos assim que o acórdão, com a decisão do órgão, for publicado. A prefeita governava o município por força de uma liminar, uma vez que já tinha sido cassada pelo juiz da 66ª Zona Eleitoral, Jailson Shizue Suassuna. A ação contra Maria Galdino foi movida pela Coligação ‘Unidos por uma Nova Olinda’, que tinha como candidata a prefeita a promotora aposentada Maria do Carmo (PSDB) e como vice Idácio Souto (PMDB), assessor especial do governador José Maranhão. A realização de uma nova eleição deverá ocorrer num prazo de 45 dias a contar do dia da publicação do acórdão.
Por enquanto, Nova Olinda será governada pelo presidente da Câmara de Vereadores. Apesar da cassação, a decisão do TRE ainda cabe recurso.
Em tempo: Tanto a prefeita cassada Daguia (DEM) quando a promotora aposentada Maria do Carmo (PSDB) fazem parte do esquema cassista, com a diferença da presença de Idácio Souto na chapa de Do Carmo.

Nenhum comentário: