Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Reunião do CAE debate, entre outros temas, sobre a qualidade da merenda escolar em Itaporanga

O Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) se reuniu, no final da tarde desta sexta-feira (23), para discutir aspectos relevantes relacionados à alimentação escolar no município de Itaporanga. A reunião tratou de assuntos como prestação de contas, visita de conselheiros às escolas municipais e relatório da CGU sobre a atuação do CAE. Ainda foram abordados outros assuntos como a preocupação do CAE em alertar as merendeiras para que reforcem o cuidado com o prazo de validade dos alimentos em estoque na escola, entre outros. A reunião foi realizada na sede da Secretaria da Educação e estivemos lá para conferir o resultado do encontro.O Secretário Municipal da Educação, Josias Tolentino, que participou da reunião, comentou que o objetivo da reunião é fazer com que a população em geral saiba como o trabalho do CAE é realizado. “O trabalho do CAE tem uma amplitude bem maior na atual administração, pois contamos com a participação dos pais dos alunos junto com os membros do Conselho para ajudar a gestão municipal na aquisição e destinação correta da merenda escolar em Itaporanga”, explicou. “Nosso objetivo é alavancar a qualidade da alimentação em nosso município”, acrescentou Josias.
Josias ressaltou que é fundamental saber da importância da alimentação escolar, haja vista, sua grande contribuição no combate a evasão escolar. “Muitas crianças vão à escola, necessariamente, por causa da merenda”, disse. O secretário acrescentou, ainda, que num momento de crise econômica, em que municípios estão passando atualmente, quem sofre são as crianças que passam fome se a administração municipal não souber otimizar essa relação harmoniosa com o CAE, dotando a tarefa de total transparência com a coisa pública.
O Conselho Municipal da Alimentação Escolar é composto por membros titulares e seus respectivos suplentes indicados pelos segmentos representativos dos poderes executivo e legislativo, dos professores e de pais e alunos, escolhidos pelos Conselhos Escolares, Associações de Pais e Mestres ou entidades similares. Previsto pela Coordenadoria Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e obrigatório em todos os municípios para garantir o repasse da verba específica, o Conselho tem como função principal fiscalizar a merenda escolar, incluindo o seu armazenamento e a sua qualidade.
Para atestar a qualidade da merenda distribuída na rede pública de ensino, os membros do conselho realizam pesquisas entre os alunos. "A grande preocupação do Conselho é garantir a qualidade da merenda escolar que é adquirida pela Prefeitura para a rede municipal de ensino em Itaporanga", disse o secretário. A Secretaria Municipal da Educação convocou as escolas a dar total apoio quando forem visitadas pelos membros do CAE. Uma das intenções do novo Conselho Municipal da Alimentação Escolar é realizar visitas in loco às cozinhas das escolas, além dos depósitos. Josias Tolentino, ainda, tem convidado pais, alunos e professores a sempre enviarem sugestões para o Conselho.
Reuniões como esta objetivam dar continuidade a operacionalização da merenda escolar, feita pela Secretaria de Educação, onde uma equipe está envolvida no processo, desde a organização dos cardápios – elaborados por nutricionistas – até a aquisição das matérias-primas e a distribuição dos alimentos, entre as escolas do município.

Nenhum comentário: