Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Comitê da Bacia do Piranhas-Açú fará 1ª reunião em Itaporanga para escolher coodenador da CPTI

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açú vai realizar a 1ª Reunião da Câmara Técnica de Planejamento Institucional (CTPI) na cidade de Itaporanga, nos dias 04 e 05 de novembro no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores. Um dos membros do Comitê é o Dr. José Silvino (foto), uma das maiores autoridades no assunto, com quem conversamos dias atrás em João Pessoa.
De acordo com o convite que recebemos, da Presidente do CBH-Piranhas-Açú (Cybelle Frazão Costa Braga) e da 2ª Secretária (Maria de Lourdes Barbosa de Sousa), a programação é a seguinte:
Dia 04 (quarta-feira)
Manhã - Chegada dos participantes da reunião
Das 14h às 18h - 1. Escolha do Coordenador da CTPI; 2. Escolha de uma Relatoria para a CTPI pelo Coordenador, dentre os seus membros; e 3. Avaliação do edital para contratação de Entidade de apoio ao CBH-Piranhas-Açú.

Dia 05 (quinta-feira)
Das 8h às 12h - 1. Constituição da Avaliação do edital para contratação de Entidade de apoio ao CBH-Piranhas-Açú; 2.Outros assuntos.

Será um importante momento na implementação da política das águas e especificamente da nossa bacia hidrográica. Os primeiros membros eleitos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu tomaram posse no mês passado em reunião realizada no Rio Grande do Norte. Os membros do comitê, entre eles o Dr. José Silvino (ex-prefeito de Itaporanga e ex-secretário estadual de Recursos Hídricos) têm várias competências relacionadas à gestão de recursos hídricos da bacia, que terão impacto significativo sobre o desenvolvimento socioeconômico da região, tais como: aprovar o plano de recursos hídricos da bacia e acompanhar sua execução, arbitrar os conflitos relacionados ao uso da água do Piranhas-Açu, promover o debate das questões relacionadas aos recursos hídricos da bacia.
A Bacia do Piranhas-Açu possui uma área total de drenagem de 43.681,5km², sendo 60% na Paraíba e 40% no Rio Grande do Norte. Dos 147 municípios abrangidos pela Bacia do Piranhas-Açu, 102 são paraibanos e 45 potiguares, totalizando mais de 1,3 milhão de habitantes. Muito provavelmente o Dr. José Silvino (foto), por toda sua experiência e conhecimento do assunto, será alçado à Presidência da CTPI, a ser escolhida nesta reunião em Itaporanga.
A nascente da Bacia do Piranhas-Açú está localizada no município de Bonito de Santa Fé, na Paraíba; abrange toda a parte oeste do RN e se estende por toda a região central do território potiguar; sua foz está localizada na cidade de Macau-RN. Além do abastecimento humano, é largamente utilizada para atividades agrícolas, de carcinicultura, de piscicultura e diversos outros usos. Na Paraíba, 102 municípios estão inseridos total ou parcialmente na área da Bacia e 46 no Rio Grande do Norte. Ela possui dois importantes reservatórios: o sistema de reservatórios Curema-Mãe D’água, com 1,3 bilhões de m3, na PB, que pereniza o Rio Piancó e o trecho do rio Piranhas e a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no município de Açú, com capacidade máxima de acumulação de 2,4 bilhões de m3, no RN.

Nenhum comentário: