O presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba, deputado Arthur Cunha Lima (PSDB), viaja nesta quarta-feira(04) para Brasília, onde participa de audiência na quinta-feira (05) com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, para discutir o projeto sobre produção de biocombustível, que beneficiará mais de 22 mil e 600 famílias do semi-árido paraibano. Arthur entregou o projeto pessoalmente a Lobão, em novembro do ano passado, durante a participação do ministro na "Conferência Internacional sobre Biocombustíveis: os biocombustíveis como vetor do desenvolvimento sustentável", que ocorreu em São Paulo. O agendamento da audiência marcada para a próxima quinta-feira (05.02), foi solicitada pela assessoria do ministro das Minas e Energia ao Escritório de Representação da Paraíba, em Brasília. O mesmo projeto também foi entregue pelo presidente da ALPB à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. (Biodiesel: Itaporanga terá unidade de extração de óleo, usina de cogeração de energia e berçários)
Com a implantação do projeto, serão produzidos 150 milhões de litros de biodiesel ao ano, com o cultivo de 113 mil e 400 hectares de pinhão manso. Segundo o presidente da Assembléia Legislativa, serão gerados 394 empregos diretos, com geração de renda de R$ 8 mil ao ano para cada uma das 22.680 famílias produtoras. Estima-se ainda mais 120 empregos indiretos na construção civil. Em contato anterior, Arthur explicou ao ministro Edison Lobão que, na Paraíba, os 90 municípios já assinaram o termo de adesão ao programa. Estima-se o cultivo de 113 mil hectares ou 22.600 módulos de cinco hectares cada. Todo o processo será automatizado e funcionará por 24 horas, com vários pontos de controle de qualidade.
Os investimentos globais na implantação, que incluem até os impostos, ficam em torno de R$ 209 milhões e 800 mil. Os equipamentos das usinas e esmagadoras não possuem similares no país e serão produzidos no Brasil com tecnologia da Universidade de Sichuan. Os equipamentos das usinas de co-geração serão adquiridos no Brasil. Além da unidade de produção de biodiesel situada em Cajazeiras, estão projetadas quatro unidades de extração de óleo (esmagadoras) e usinas de co-geração de energia. Elas ficarão em Cajazeiras, Patos, Pombal e Itaporanga. Serão instalados, ainda, quatro berçários (viveiros) situados nos municípios de São João do Rio do Peixe, Patos Pombal e Itaporanga. Ainda existirão mais cinco unidades de armazenagem (esmagadoras e usinas) e uma propriedade- escola por município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário