Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sábado, 15 de dezembro de 2007

Zé Porcino vai renunciar e passar a Presidência da Câmara, em janeiro, para Zé Valeriano

wwA foto aí ao lado (da esquerda para direita Audiberg, Valeriano, Zé Porcino, Joaquim e Márcio) é de maio de 2006 quando numa manobra articulada ente o prefeito Antônio Porcino (PMDB) e o vereador Audiberg Alves (PTB) o vereador Lula da Farmácia (PSDC) foi destronado da Presidência da Câmara Municipal. Apesar de Lula ter sido o candidato 'apoiado' pelo alcaide municipal. Só que a 'oposição', que elegera Lula da Farmácia no início da atual legislatura, não aceitava de maneira alguma a quebra de compromisso do vereador de apoiar, dois anos mais tarde, o vereador José Valeriano (PTB) para presidente da casa 'Adauto Araújo' para o biênio 07/08.
A 'oposição' naquele momento era 'formada' por três parlamentares-mirins (Audiberg, Valeriano e Márcio) e, como, precisava de mais dois votos para o feito teve que negociar, com o prefeito, os votos de Zé Porcino e Joaquim Salviano. Na negociação fazia parte do escript a manutenção do 'apoio' do prefeito à reeleição de Lula da Farmácia em detrimento da candidatura encabeçada pelo irmão Zé Porcino (PMDB). E não é que o vereador Lula da Farmácia acreditou. Coisa de quem vai com sede demais ao pote, como já dizia lá no jenipapo ...
Pois bem, feito o trato e eleito o presidente restava a 'oposição' aguardar pelo cumprimento do acerto da parte do vereador Zé Porcino: passar um ano, este que se finda, renunciar a Presidência e transmitir o cargo ao vice Valeriano (PTB), para completar o ano de 2008. Muitos duvidam até agora que isso vá ocorrer, mas o fato é que a Câmara já está preparada para ser presidida daqui a duas semanas pelo vereador Valeriano. Zé Porcino, irmão do prefeito Antônio Porcino, já decidira renunciar em nome do compromisso firmado com Audiberg. Ops! E o prefeito Antônio Porcino, e sua bancada, aceitaram entregar o comando do Poder Legislativo à 'oposição' assim, sem mais nem menos ... Hove muitas queixas da bancada, no entanto a 'oposição' está convicta: "Zé Porcino é homem de palavra e vai cumprir o acordo". Aliás, à César o que é de César ... O vereador Zé Porcino é um dos políticos local mais sérios e cumpridor de compromissos.
Apesar da bancada de 'oposição' ser composta de apenas três vereadores, atualmente, ter a Presidência da Câmara não significará problema para o prefeito, porque este já mostrou como $e trata o$ vereadore$ em Itaporanga. Porém, ninguém se iluda pensando que foi tudo nessa tranquilidade toda. Foi não! Podem esperar, que nessa mata tem coelho ... Se brincar pode aparecer até um baita de um elefante. Há sim um acordo entre o prefeito e a 'oposição' que pode desaguar no alinhamento político entre ambos para as eleições municipais de 2008. Não há como esconder que existe uma articulação para a formação de uma chapa encabeçada por Audiberg (PTB), tendo como candidato à vice o vereador Zé Porcino (PMDB).
O prefeito aceitara, segundo fontes, o acordo em troca de não ter as contas de sua gestão 'perseguidas' pela próxima administração. Dizem que é barra pesada. E ele fará de tudo para ter um aliado, ou até ele mesmo, no comando do executivo pelos próximos quatro anos. Se firmado a chapa Berguim/Zé Porcino a guerra será travada contra uma chapa encabeçada pelo secretário Djaci Brasieiro. Mas o que eles não podem subestimar é o surgimento de uma força alternativa, formada por partidos como PTN/PC do B/PV/PCB, para escolha da população. Como configura-se um embate bastante acirrado, nas eleições do ano que vem, a votação que este grupo obter nas urnas pode não dar-lhes o seu objetivo mas deixar o quadro político local incerto. Nenhuma das forças dominantes hoje em Itaporanga teria certeza de sucesso, ficariam dependendo do desempenho dessa força alternativa. E como a insatisfação só aumenta a cada dia em ambos os aldos dominantes ...
É bom não subestimá-la porque a população pode ter errado mas um dia ela pára de continuar no erro. O futuro só à Deus pertence.

Nenhum comentário: