Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

A potencialidade real de cada um

Uma verdadeira arapuca foi montada no PMDB de Itaporanga para os vereadores Zeca da Encarnação e Márcio Rodão, egressos do PP e do PSDC, respectivamente. Este último, inclusive não foi lhe dado nem opção de deixar uma reserva, seu pai ex-vereador Dé Rodão, em outra legenda no caso de inviabiliadade eleitoral em 2008. Ou seja, eles poderiam repetir a jogada que fizeram em 2004, onde o então vereador Dé Rodão, no PTB, vendo-se com mínimas chances de sucesso lançou Márcio pelo PSDC, eleito com facilidade. Mas agora eles não acriditaram na dureza e no pulso firme de Porcino. Deveriam saber que entre Porcino e Will há um abismo em lidar com isso. Márcio, agora, dificilmente terá chances de sucesso e vai travar uma luta desigual dentro do partido diante da estrutura montada pelo prefeito Antônio Porcino.
Os nomes do PMDB local para disputar a vereança, ano que vem, são: Duvan Pereira (reeeleição garantida), Zé Porcino (reeleição garantida), Zé Queiroz (Vaga certa), Manoel de Esperidião (candidato do vereador Joaquim Salviano), Zeca da Encarnação (tentando reeleição), Márcio (tentando reeleição), Tonho de Bruno, Deda Viriato, Nosman Paulo, Cida Enfermeira e Tica Ana. Diante das conjecturas traçadas para o pleito o PMDB conquistará tranquilhamente três cadeiras e, dependendo do desempenho externo, poderá chegar a quarta. Assim como o foi o PTB em 2004. Márcio e Zeca não têm nenhum potencial para derrubar Duvan (foto), Zé Porcino e Zé Queiroz. E, ainda, terão que suar muito para encostar no potencial de Manoel, diga-se Joaquim Salviano.
Nesse contexto, se o partido conseguir a quarta cadeira Zeca e Márcio travarão uma luta mortal com Manoel pela última vaga. Deixando claro que Manoel dispõe de mais musculatura do que os dois. Neste caso Zeca fica numa primeira suplência e Márcio numa segunda. É lógico. Agora se o PMDB parar na terceira cadeira, aí claro Manoel, Zeca e Márcio, ficam na suplência, respectivamente. E em caso de um segundo mandato o prefeito convoca Zé Queiroz para um secretaria, dando lugar a Manoel. Se conseguir as quatro cadeiras ele irá atrás de maioria na oposição. Isso é o desenho mais realista possível que podemos tirar da conjectura local. Não há mecanismo para outro cenário.

Nenhum comentário: