Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Orgulho da Paraíba: Paula Soares Loureiro conquista Doutorado na Universidade de Paris.

Vejo-me neste final de tarde diante de uma ligação, especial diga-se passagem, do conceituado pediatra Paulo Soares, ex-deputado estadual, à mil de felicidades por ocasião de um feito que orgulha não só a Paraíba mas principalmente a terrinha, Itaporanga. É um momento impar para nossa querida "Pedra Bonita" que tem o privilégio de contabilizar mais um doutorado entre suas crias. Emocionante, especial e, particularmente, extraordinário o feito de Paula de Lima Soares é o melhor presente que um pai poderia receber nesse momento, do ano que se finda. O pediatra Paulo Soares está uma alegria imensa dentro daquele grande coração. Feliz e realizado por dar a Paraíba esta grandiosa contribuição, jóia rara, para o meio acadêmico das 'Tabajaras'.
Dentre os inúmeros contatos recebidos de felicitação pelo feito de Paula coube ao governador Cássio Cunha Lima, ao senador Cícero Lucena e ao conselheiro Fenando Catão, do TCE-PB, serem eles os primeiros a parabenizar "Paulinho", como chamam carinhosamente o pediatra Paulo Soares, pela conquista. Daí em diante, Paulo Soares praticamente não parou um instante de atender ligações, de amigos e admiradores, felicitando-o.
O Portal WSCOM Online transcreve muito dignamente esse acontecimento para todo o Vale do Piancó, e Itaporanga em especial: "A semana termina com um fato acadêmico a inserir a Paraíba no contexto do conhecimento internacional. É que a odontóloga Paula Soares Loureiro conquistou a nota máxima no Doutorado da Universidade de Paris. A área de concentração dos estudos foi em Psicologia Clínica aplicada à odontologia e tem como titulo “Fatores psicológicos nas consultas odontológicas em crianças brasileiras”, tese a merecer distinção e louvor pelo conteúdo e formas apresentados. Paula Soares Loureira (foto) é filha de médicos paraibanos conceituados, Idalva e Paulo Soares, tendo ainda como irmão, Chagas Neto, médico com doutorado, que recentemente passou em primeiro lugar em três concursos em diferentes estados do País.
Segundo declaração ao portal WSCOM Online, ela embarca neste fim-de-semana de volta a Joao Pessoa para passar os festejos de fim-de-ano com seus país. "Fizemos tudo o que foi possível com muita dedicação e construção de novos dados sobre um assunto a interessar muitos estudiosos da área", complementou. Vocês precisavam ver o médico Paulo Soares esta semana ao telefone. Dir-se-ia que reproduz a tática da galinha que ao por o ovo logo faz seu ‘corococar’ para mostrar ao mundo seu feito fantástico. O médico e pai exemplar, Paulo Soares, não se cansou até de bradar aos quatro cantos com muita razão o encanto e presente de Natal ao tomar conhecimento ao lado da companheira Idalva, que a única filha, Paula Soares Loureiro, acabara de receber nota máxima da Universidade de Paris.
Não há pai que resista a um feito filial dessa magnitude, sobretudo, quando olha-se ao retrovisor e lá atrás estão os primeiros passos paternos à base da dureza na agricultura, da desigualdade sertaneja, somente superada com a educação continuada. Paula Soares Loureiro, nova Doutora em Psicologia Clinica aplicada à Odontologia nem sabe mas andou fazendo o renomado pai médico um menino choroso, de pranto fácil com razão, mas de muito contentamento pelo saldo do futuro construído pela entidade filial. Conheço-a à distância passando nas conversas noturnas lá atrás, quando vez por outra Paulo chamava a mim e a Arlindo Almeida para passar a limpo os assuntos e contar piada, cujo oficio poucos têm a capacidade de Paulinho. Vez por outra passava ela correndo, como Chagas Neto – outro tesouro humano desse casal fantástico exibindo Doutorado na área da medicina e se dando ao luxo de passar em primeiro lugar em diversos concursos Brasil à fora.
Este é o legado, esta é a condição de imortalidade daqui para frente de um casal fantástico na simplicidade, mas na dedicação de deixar para o futuro os exemplos de Paulo e Chagas Neto provando que só com educação pode-se chegar ao sucesso pleno de forma mais racional. Se não fizerem mais nada, Deus e os amigos já agradecem pela forma de ser, pela herança agora colocada à disposição de nossa necessidade, enquanto sociedade porque seus conhecimentos agora pertencem a quem deles precisa. Como dizia o poeta, “o nome, a obra imortaliza”.

Nenhum comentário: