Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Emoção no sepultamento do empresário Francisco Pinto Brandão, ocorrido no final da tarde de hoje

Marcada por emoções fortes a sociedade itaporanguense se despediu no final da tarde desta quinta-feira (02) do comerciante Francisco Pinto Brandão, que faleceu na noite passada. Com a presença de centenas de amigos, admiradores, prefeitos do Vale do Piancó e parentes, além da família, foi celebrada uma missa de corpo presente em frente à residência do filho Paulo Pinto. Os filhos, inclusive, demonstrando o apreço que tinham ao pai estiveram sempre junto da urna, assim como juntos estiveram durante décadas até o seu leito de morte.
Logo ao amanhecer o prefeito Djaci Brasileiro decretou luto oficial por três dias "em homenagem póstuma ao empresário e comerciante Francisco Pinto Brandão". A bandeira do município foi hasteada ao meio pau. No decreto estava determinado, ainda, que todos os órgãos municipais e o comércio em geral tivessem expediente facultativo, em virtude do seu sepultamento. "As homenagens aqui registradas fazem jus as granes atividades comeciais exercidas pelo 'de cujus', ao longo do tempono comércio de Itaporanga", trazia o Decreto nº 010/09.
Um dos momentos mais marcantes foi quando da leitura das homenagens feitas pela empresária Dilma Dantas, ao ler escrito do editor do Blog representando, a PMI/CDL e a populaçao local, e pelo vereador/cantor/poeta Francisco Saulo (PSDB) que fez lágrimas descerem nas faces dos familiares ao relatar o amigo e homem que foi Seu Chico Pinto. O Padre Deusimar Gomes mesmo não chegando a conhecer o comerciante disse que os relatos dos amigos e da população em geral já tonificam os valores morais dimencionados na pessoa de Seu Chico Pinto. Leia, abaixo, o texto representando os sentimentos da Prefeitura Municipal, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da população, em homenagem à Seu Chico Pinto:
"Itaporanga está de luto. Morreu Francisco Pinto Brandão!
Faleceu na noite desta quarta-feira 1 de julho. A sua morte deixou a nossa cidade órfã do seu empreendedorismo e do seu brilhantismo. Órfã de um homem que não poupou os seus esforços para melhorar a feição de nossa população.
Carinhosamente conhecido por Chico Pinto foi um dos grandes empreendedores da ‘Rainha do Vale’, precursor do crescimento da economia e do desenvolvimento local.
Contraiu matrimônio com Maria Vanderli Leite Pinto, que foi senhora de grandeza dos valores cristãos, uma mãe e mulher exemplar. Tiveram oito filhos: Francisco Filho (Chiquinho), Paulo Pinto, Orlando, Murilo, Luciene, Lúcia, Luíza e Ernesto Pinto. Destaca-se a família constituída por Chico Pinto a sensibilidade e o amor pela nossa Itaporanga, abençoada pelo Cristo Rei.
Foi um homem vocacionado para liderar, e numa época em que ainda não se falava em empreendedorismo, Chico Pinto foi daqueles que avançaram em seu tempo, deixando um grande legado, talvez o maior deles, um extenso curriculum de exemplos de trabalho, ética e parceria que contribuíram para o desenvolvimento do comércio de Itaporanga, ações vivas ainda na memória da nossa comunidade.
Chico Pinto era também homem firme e impositivo em suas ações. Deixou grandes exemplos da envergadura de seu trabalho, já que a todo instante nos deparamos com algo que teve a participação de Chico Pinto. É inegável a extensão do ser humano e da obra de Chico Pinto, mas certamente temos a convicção de que a melhor forma de homenageá-lo seja lembrar a figura carismática e de grande inserção social.
Itaporanga., hoje, ao se destacar na Paraíba como pólo têxtil confirma no fortalecimento de sua economia a continuidade do legado de Chico Pinto e com base em sua história dar-se seqüência a sua obra juntamente com seus filhos e netos.
Desta forma, homenageamos a memória deste grande homem e estendemo-la a todos os familiares e itaporanguenses, o povo de uma cidade acolhedora que reconhecidamente celebra com orgulho a memória do seu filho ilustre, construindo o dia a dia da cidade tendo como grande exemplo, a vida do nosso querido Chico Pinto.
Ricardo Pereira da Silva
Itaporanga-PB, quinta-feira 2 de julho de 2009."
Logo após o término da missa e espera de alguns minutos pela chegada do ex-prefeito de Itaporanga Sinval Pinto, irmão de Seu Chico Pinto, uma enorme carreata se formou para acompanhar o cortejo fúnebre até o cemitério 'Mãe de Misericória', onde a urna com o corpo de Seu Chico Pinto foi depositada no mausoléu da 'Família Belmiro Pinto Brandão'.

Nenhum comentário: