A Assembleia Legislativa da Paraíba, atendendo a requerimento de autoria do deputado estadual Romero Rodrigues (PSDB), realizará sessão especial na próxima quarta-feira (15) às 10h, para discutir a prorrogação do último concurso público realizado para provimento do cargo de soldado da Polícia Militar do Estado da Paraíba, a contratação dos novos policiais e assuntos atinentes à categoria. Romero também defende que esta prorrogação contemple não apenas 362 suplentes, mas sim mais de 1000 candidatos, em vários municípios, como maneira de garantir a segurança pública no Estado da Paraíba.
Foram convidados para a reunião o Governo do Estado, a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, os candidatos, as associações da categoria, e a imprensa. Ele destaca que a questão da segurança pública merece preocupação das autoridades competentes e é de se esperar que o Governo seja sensível a este pleito. Inclusive, segundo o parlamentar ele redigiu requerimento reivindicando a formalização de pleito junto ao Governo do Estado, no sentido de que sejam contemplados os mais de mil postulantes, e não apenas 362, como vem sendo divulgado na imprensa.
Baseado em fatos, estes confirmados inclusive por outros estados do Nordeste a exemplo de Pernambuco e Rio Grande do Norte, quando realizaram Concurso público para provimentos de cargos de Policiais Militares, os Editais dos concursos previam inicialmente a convocação de 1000 (mil) candidatos quando reconheceram que baseados no PES (Plano Estadual de Segurança) estavam respaldados legalmente e precisavam urgentemente aumentar o efetivo dos referidos Estados e, sendo assim aproveitaram para convocar o triplo do número de vagas oferecidas, o que atualmente não aconteceu na Paraíba.
Rodrigues disse que é indispensável que esses candidatos sejam convocados. Essas pessoas foram aprovadas no concurso do CFSD 2008, porém em virtude do número de vagas ter sido 1.000 (mil) não foram chamadas ainda. Já está sendo realizado curso de formação com os primeiros aprovados, destacou Romero acrescentando que, o fato é que o Estado tem uma defasagem grande do quadro de pessoal da Policia Militar.
“Já com relação ao estudo orçamentário sabemos que segurança pública jamais poderá ser considerado uma despesa para o Estado e sim um investimento. Porém baseados sempre em fatos podemos exemplificar que o Estado realizou também um concurso para 1000 vagas para o SAV (Soldado Auxiliar Voluntário) e atualmente só foram preenchidas aproximadamente apenas 170 destas vagas. Sendo assim só deste outro concurso ainda se disporia de 830 vagas. É imperativo que aconteça a convocação dos suplentes”, afirmou o parlamentar em apoio à categoria.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário