Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 29 de novembro de 2009

O Povo Morrendo e a Classe Política Calada

Sofrimento, miséria, dor, exclusão social, injustiça, violência, lágrimas e mortes. Eis a cruel realidade que agride a vida de milhares de paraibanos. Só para título de exemplo, cito uma pesquisa recente que mostra um dado assustador, que nos chama a atenção: “A Paraíba ocupa o 3º lugar no ranking dos estados com maior taxa de insegurança alimentar e nutricional, ficando atrás do Maranhão e Roraima, e no Nordeste ocupa o 2º lugar". E mais, “17,84% da população, que equivale a 637.384 pessoas, passam fome na Paraíba”. E mais, “Pesquisa divulgada nesta sexta-feira, dia 18, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que a Paraíba possui a segunda pior distribuição de renda do país, ficando à frente somente do Distrito Federal”.
O cenário é de desolação, sombrio. Sensacionalismo? Emocionalismo? Não! Trata-se de pura realidade. Sou testemunha ocular, pois não moro em frente ao mar, em edifícios luxuosos, nem tão pouco freqüento restaurantes chiques com as mais deliciosas comidas. Convivo noite e dia com essa gente espoliada, agredida nos seus direitos mais elementares como comida, água, educação... Essa gente sofrida está ao alcance dos meus olhos. Todos os dias a vejo, tanto na zona urbana, como na zona rural. E eles estão aí, gritando pungentemente por vida e vida com dignidade.
Mas, onde encontram nossos representantes diante desse grito ensurdecedor? Onde estão aqueles que deveriam defender, proteger, libertar esse povo do calvário? O Povo grita por vida, por dignidade e os seus representantes o que fazem? Estão todos preocupados em ouvir esse clamor? Estão buscando implantar políticas públicas de combate à miséria? Afinal, os representantes dessa gente esmagada estão ou não estão preocupados em minimizar o sofrimento desse povo, aplicando corretamente os recursos públicos destinados à educação, saneamento básico, saúde, segurança alimentar, segurança pública, ete? O povo, no momento, está sendo objeto de preocupação, para a classe política?
Agora respondo sem medo de errar. Primeiro, dou uma gargalhada, depois um suspiro e, logo em seguida, um sentimento de revolta. A resposta é: nossos representantes, se se podemos chamá-los de representantes, estão muito preocupados sim. Mas, essa preocupação não é com o povão, com sua fome, miséria, abandono, e sim, como o poder, com a “botija”. Ora, quem quer perder a “boquinha”? Para isso, estão a todo vapor lutando,brigando para permanecer ou galgar o poder. Então, o que podemos dizer é que hoje, não se falam em outra coisa a não ser em eleição vindoura. Tudo está girando em torno do projeto pessoal: vencer nas eleições para continuar mamando, e que o povo se dane com seus problemas.
Nada de preocupação com a população. Tudo está no esquecimento: fome, miséria, desemprego, violência, morte. Nem sequer a transposição é mais lembrada. Parece que o mal de Alzheimer apoderou-se de nossos representantes. Todos estão esquecidos, esquecidos. Por incrível que pareça, é até um desafio para a medicina, sabem o porquê? , porque só se lembram de uma coisa: eleição. A prioridade agora é a eleição e que os miseráveis se danem com seus problemas.
É revoltante, pois se ligo o radio, a tv, se abro o jornal ou vejo os portais de notícias, não vejo outra coisa a não ser discussões acirradas em torno das eleições. Parece que não há problemas sérios, gravíssimos na nossa Paraíba. Pois, ninguém fala nada, aqui acolá, aparece uma voz isolada clamando em defesa dos irmãos paraibanos, que noite e dia choram pedindo clemência. Não pedindo assistencialismo, mas políticas públicas capazes de libertá-los de uma situação infra-humana.
Como padre neste sertão, nesta Paraíba, vejo de perto o drama de milhares de seres humanos. Tanta injustiça contra essa gente espoliada em seus direitos inalienáveis. Diante desse cenário macabro, eu grito: senhores deputados, prefeitos, governador, vereadores, senadores preocupem-se com os problemas da Paraíba, deixem de lado o que pode ser discutido no próximo ano. Será que a vida humana não é prioridade para vocês? Vocês são surdos que não ouvem o grito dessa gente? Cadê o compromisso com o Estado, com os municípios? Vão trabalhar, em vez de estarem batendo boca ,perdendo tempo. Para vocês ,parece o que importa é somente o poder com seus inúmeros privilégios. Acordem, abram os ouvidos para ouvir o grito de 640 mil paraibanos que passam fome. Saiam do comodismo. Deixem as regalias de lado, os restaurantes luxuosos e coloquem os pés no chão batido, rachado desta Paraíba, para sentir de perto o drama de milhares de paraibanos. Deixem de olhar somente para o próprio umbigo. Aos deputados, meu recado: Senhores deputados em vez de vocês ficarem preocupados só com entrega de títulos de honrarias a certas personalidade ,em vezes de estarem preocupados com conchavos políticos, preocupem-se com seu povo que está morrendo.Lutem por esse povo.È obrigação de vocês.
Faço um pedido clamoroso à imprensa: pelo o amor de Deus, volte-se mais para os problemas do Estado. Esqueça essa balburdia política, esse funaré político.
Meu povo está morrendo! E morrendo, faz sua a voz do profeta das lamentações: “Ó vós, que passais pelo caminho, vede e julgai se existe dor igual, a dor que me atormenta”.

Santa Cruz, 13 de novembro de 2009.
Padre Djacy Brasileiro

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns Padre Djacy se na paraíba tivesse 1000 padre como o senhor a consciência crítica do povo crescia. E se todos os paraibanos lessem esse texto pensariam melhor e não venderiam seu voto.