Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Depois de mobilização em Brasília pela aprovação do Plano de Cargos e Carreira dos ACS, Damião da Capela agradece aos apoios recebidos

O líder dos Agentes Comunitários de Saúde, da cidade de Itaporanga, Damião Braz esteve nesta segunda-feira (16) no 'Show de Notícia' onde concedeu entrevista, festejou a aprovação do Plano de Cargos e Carreira dos ACS e agradeceu o apoio recebido. Damião da Capela, como é mais conhecido, esteve em Brasília junto com outros 800 ACS de todo Brasil presionando os deputados na Câmara Federal pela aprovação da matéria.
A Comissão Especial aprovou no último dia 11 a matéria que deve ser apreciada ainda nesta quarta-feira (18) pelo plenário da Câmara dos Deputados. Aprevisão é que os parlamentares devam aprová-la sem qualquer emenda já que foi amplamente discutida, inclusive, junto ao ministro da saúde.
Damião agradeceu o apoio dos deputados paraibanos Efraim Filho (DEM), Wilson Santiago (PMDB), Rômulo Gouvéia (PSDB) e Major Fábio (DEM), este último o único paraibano membro da referida comissão. Damião ainda externa agradecimentos ao senador Cícero Lucena (PSDB), relator da matéria no Senado Federal, e ao prefeito de Itaporanga, Dr. Djaci Brasileiro, pelo apoio logístico e atenção dispensada aos ACS.
"Agrdecemos à todos eles pelo grande apoio que nos tem dado e essa matéria é uma grande vitória que conquistamos, porque fizemos história ao sermos a primeira categoria a conseguir modificar a Constituição. Para isso, foi preciso essa manifestação e uma pressão nos deputados que não mediram esforços em assegurar esse direito que é nosso", disse Damião da Capela. Agentes de Saúde, entre eles Damião da Capela (foto acima), fizeram pressão e conseguiram a aprovação da matéria na Comissão Especial
Os parlamentares da comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/09, que estabelece plano de carreira para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, aprovaram por unanimidade a proposta. A proposta vai beneficiar 300 mil agentes comunitários de saúde que atuam em mais de 90% dos municípios brasileiros e que, na maioria das vezes, ganham salário mínimo.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que se reuniu com os membros da comissão e os líderes dos ACS, entre eles Damião da Capela, logo após a votação e disse que já disponibiliza R$ 651 por mês a todos os AGENTES DE SAÚDE, só que às vezes esses recursos são desviados para outros setores e não chegam à categoria. O Presidente da Câmara dos Deputados, deputado Michel Temer (PMDB-SP), acha que o projeto deve ser aprovado nesta quarta-feira (18) em plenário e, logo em seguida, devolvido ao Senado.
O programa 'Show de Notícia', apresentado pelo editor/Júnior Viriato/Marta Ribeiro, é lavado ao ar pela Rádio Pedra Bonita FM, de Itaporanga, do meio-dia às 14h.

Nenhum comentário: