Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 22 de novembro de 2009

Ministério da Saude suspende repasse de verbas para 16 municípios na PB, dentre eles, Conceição

O Ministério da Saúde (MS) suspendeu nesta sexta-feira (20) para 16 municípios paraibanos e, outras 310 cidades de outros estados do país, o repasse de verbas referentes aos programas Saúde da Família, Saúde Bucal e Agentes Comunitários de Saúde. A interrupção no pagamento se deu devido a constatação de irregularidades no cadastro profissional das equipes responsáveis pelo atendimento à população.
Em termos percentuais, significa que 6% dos municípios do país não receberão, este mês, a verba da Atenção Básica referente ao mês de outubro. Ao todo, foram encontradas 2.126 irregularidades no cadastro de equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e Agentes Comunitários de Saúde. A sanção valerá até que as irregularidades sejam sanadas. As secretarias municipais têm prazo de até seis meses para regularizar a situação e retomar os benefícios, inclusive de forma retroativa, de modo a não trazer ônus aos municípios.
A principal irregularidade detectada no cadastro de profissionais do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) diz respeito à duplicidade de funcionários. Isso porque muitas vezes os profissionais mudam de local de trabalho, mas as secretarias municipais de Saúde não informam o desligamento da tarefa anterior, coincidindo de um servidor aparecer duas vezes no cadastro, o que é proibido pelos programas. Desta forma, o MS suspende o cadastro mais antigo até que o município faça a atualização do cadastro.
Outra irregularidade é referente ao não preenchimento de vagas em aberto por um período de até 90 dias após a saída de um profissional. Já em relação aos estados que apresentaram o maior número de funcionários em situação irregular destacam-se Minas Gerais (56), Bahia (47), Paraná (21), São Paulo (21), Pará (18), Santa Catarina (18), Pernambuco (17), Paraíba (16), Maranhão (14) e Rio Grande do Norte (11).A suspensão da verba destinada aos municípios é feita mensalmente.
Após uma consulta detalhada no portal da imprensa nacional do governo federal, a redação do catingueira online constatou no diario oficial da união, os nomes dos 16 municipios paraíbanos com irregularidades, entre os quais está o de Conceição, no Vale do Piancó, com 06 irregularidades.
CatingueiraOnline

Nenhum comentário: