Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Consultoras do MEC realizam monitoramento do Plano de Ações Artiuculadas-PAR de Itaporanga

Está acontecendo desde ontem na Secretaria Municipal da Educação em Itaporanga um Monitoramento do Plano de Ações Articuladas -PAR, do município de Itaporanga, feito pelas consultoras do PAR-UFRGS/FNDE/MEC: Patrícia Góis e Iara de Oliveira Araújo.
O objetivo da vinda das consultoras, segundo o secretário Josias Tolentino, é verificar como está o andamento de cada sub-ação do PAR no município para fazer uma revisão no documento, trabalhando cada dimensão e verificar os avanços e os limites encontrados no desenvolvimento do preenchimento do módulo, na execução das ações e sub-ações.
A realização do PAR é pré-requisito para que os municípios e estados recebam assistência técnica e/ou financeira do MEC com vistas à melhoria da qualidade da Educação Básica, de acordo com a capacidade técnica e financeira do MEC e, com prioridade, para as redes de ensino que apresentaram menor IDEB.
O Desenvolvimento se dá pela: Apresentação das consultoras expondo o objetivo do trabalho a ser desenvolvido; Apresentação da Equipe Local; Apresentação do plano de trabalho pelas consultoras, expondo o objetivo do trabalho a ser desenvolvido nos dois dias; e Apresentação de Slides: PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação/Monitoramento do PAR e Apresentação pelo município de como foi feito o preenchimento do monitoramento ( Comitê Local).
O Diagnóstico do PAR é composto por quatro dimensões, a serem trabalhadas em cada turno verificando os avanços e limites da ações, seus encaminhamentos de soluções.
DIMENSÃO 1 – GESTÃO EDUCACIONAL SUBDIVIDIDA EM 5 ÀREAS.
Área 1 – Gestão Democrática.
Área 2 – Desenvolvimento da Educação Básica
Área 3 – Comunicação com a Sociedade
Área 4 – Suficiência e estabilidade da equipe escolar
Área 5 – Gestão de Finanças.
DIMENSÃO 2- FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DOS PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS E APOIO ESCOLAR. Também dividida em 5 àreas.
DIMENSÃO 3 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AVALIAÇÃO.
DIMENSÃO 4 – INFRA-ESTRUTURA FÍSICA E RECURSOS PEDAGÓGICOS.

Nenhum comentário: