Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 12 de maio de 2009

Trocolli, José Aldemir e Leonardo Gadelha lideram lista dos mais citados para a AL em pesquisa

A pesquisa do Instituto Opinião em relação aos nomes que estão na cabeça do eleitorado paraibano para a Assembléia Legislativa aponta várias surpresas, identifica algumas decepções em relação a detentores de mandatos e evidencia nomes novos no cenário para 2010. Encabeçam a lista os deputados Trocolli Júnior (PMDB), José Aldemir e Leonardo Gadelha, com 0,8%. Entre os detentores de mandato na Assembléia, a deputada Olenka Maranhão (PMDB) é a última a ser citada pelos entrevistados do Instituto Opinião.
Dos 36 nomes citados, seis parlamentares com mandatos ficaram de fora da lista. A saber: Branco Mendes (DEM), Aguinaldo Ribeiro (PP), Iraê Lucena (PMDB), Ivaldo Morais (PMDB), Ricardo Marcelo (PSDB) e Socorro Marques (PPS). Como nomes novos na cabeça do eleitorado e citados na pesquisa, despontam: Abimael Sousa e Ataídes. Entre nomes já na militância política, os lembrados foram Sara Cabral (vice-prefeita de Bayeux) e Dr. Aníbal (ex-vereador da Capital e suplente de deputado estadual).
O ex-deputado federal Álvaro Gaudêncio Neto fica bem colocado na lista, na vigésima posição, superando nomes em evidência como Arthur Cunha Lima (só que Arthur é candidato à deputado federal), Dinaldo Wanderley, Guilherme Almeida e outros. O nome do ex-deputado federal Walter Brito Filho também é lembrado, mas como último citado na lista dos que não detém mandato popular.
Veja a lista dos mais citados, pela ordem: Trocolli Júnior, José Aldemir, Leonardo Gadelha, (ambos com 0,8%), seguidos por Gervásio Maia, Carlos Batinga, Márcio Roberto, Dr. Verrisinho, Rodrigo Soares, Flaviano Quinto, Raniere Paulino, João Gonçalves, Romero Rodrigues, Tião Gomes, Arnaldo Monteiro, Francisca Motta, Pedro Medeiros, Assis Quintans, Expedito Pereira, Zenóbio Toscano, Álvlaro Neto, Arthur Cunha Lima, Dinaldo Wanderley, Guilherme Almeida, Jacó Maciel, Manoel Ludgério, Ruy Carneiro, João Henrique, Lindolfo Pires, Dunga Júnior, Abimael Sousa, Fabiano Lucena, Jeová, Sara Cabral, Dr. Cabral, Ademir Morais, Antonio Mineral, Ariano Fernandes, Ataídes, Nivaldo Manoel, Olenka Maranhão e Walter Brito.
Números de indecisos supera os 80% para a Assembléia
Com um percentual muito elevado no número de indecisos, a pesquisa do Instituto Opinião aponta alguns dados interessantes sobre as categorias onde esse fenômeno mais se acentua. No total, o universo dos que ainda não decidiram em quem votar no próximo ano chega a 73,7%.
O maior índice de pesquisas, segundo o Opinião, fica entre os estudantes até a 4ª série, com 80,1%. O menor índice, com 50,1% de pessoas que ainda não se decidiram pelo voto para deputado estadual encontra-se entre os que detém maior renda - os que têm salários acima de 10 salários mínimos.
O eleitorado feminino também apresenta um alto índice de indecisos, com 79,1% das entrevistadas não sabendo em quem ainda votar para a Assembléia Legislativa.

Nenhum comentário: