Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 12 de maio de 2009

Wellington Roberto é mais votado para deputado federal e Ruy Carneiro está entre os 15 mais

ELEIÇÕES 2010 - Relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias da União no Congresso Nacional, o deputado federal Wellington Roberto (PR) lidera a lista dos mais votados para disputa por uma das dozes vagas da Paraíba na Câmara Federal nas eleições proporcionais do próximo ano. É o que revela pesquisa feita pelo Instituto Opinião e divulgada com exclusividade pelo Portal PB Agora.
Wellington lidera a lista dos deputados federais com 1,6% das citações seguido do deputado tucano Rômulo Gouveia, que obteve 1,5% da intenção de votos em pesquisa espontânea. Vale destacar que a pesquisa espontânea, feita num universo de 1.985 eleitores, aponta um número de 76,7% de indecisos e ainda 8,5% de brancos e nulos. Além de Wellington e Rômulo Gouveia, os dois primeiros entre os mais votados, os doze deputados mais citados, por ordem, foram Wilson Santiago (1,3%), Vitalzinho (1,2%), Wilson Braga (1,2), Efraim Filho (1,2%), Damião Feliciano (1,0%), Marcondes Gadelha (0,9%), Armando Abílio (0,8%), Manoel Júnior (0,8%), Luiz Couto (0,5%) e Walter Brito Neto (0,5%), cassado em 2008 pelo Tribunal Superior Eleitoral por infidelidade partidária.
Dos deputados federais atualmente com mandato, apenas o deputado Major Fábio do DEM não apareceu entre os citados. O Instituto Opinião ouviu 1.985 eleitores em 80 cidades paraibanas entre os dias 24 e 29 de abril.
Benjamim e Ruy Carneiro são citados entre os 15 mais votados
Sobrinho do governador José Maranhão (PMDB), o ex-deputado federal Benjamim Maranhão (PMDB) é o décimo terceiro da lista. Ele é, portanto, o segundo colocado entre aqueles que não tem mandato. Benjamim Maranhão, que foi rifado pelo próprio tio na eleição de 2006 em razão das denúncias de envolvimento com a máfia dos Sanguessugas, obteve 0,5% das citações da pesquisa Opinião. Outro que não tem mandato na Câmara Federal, mas aparece muito bem na pesquisa é o deputado estadual tucano Ruy Carneiro, o décimo quarto mais votado. Ruy Carneiro, que já manifestou publicamente a vontade de disputar uma vaga de deputado federal, aparece com 0,4% das citações.
O ex-deputado federal Inaldo Leitão, que hoje mora em Brasília, fecha a lista dos 15 mais citados pela pesquisa Opinião. O ex-deputados federais Enivaldo Ribeiro e Ronaldo Cunha Lima tiveram cada um 0,2% de votos.
Indecisão alcança 76% para a Câmara Federal
A quatorze meses no início da campanha eleitoral de 2010, cerca de 76% dos paraibanos não sabem em que votar para deputado federal. É o que revela os números da pesquisa elaborada pelo Instituto Opinião e publicada com exclusividade pelo Portal PB Agora. Segundo a pesquisa, 76,7% dos entrevistados disseram não ter decidido ainda em quem votar para deputado federal. O Instituto Opinião ouviu 1.985 eleitores em 80 municípios do Estado espalhados nas quatro regiões: Zona da Mata, Sertão, Borborema e Agreste.
O maior índice de indecisão recai sobre os eleitores com baixo nível de escolaridade. Entre aqueles que cursaram até a 4ª série, o número de indecisos chega a 81,5%. As mulheres também são mais indecisas do que os homens na votação para deputado federal. 80,5% das entrevistas disseram que ainda não tem candidato a deputado federal. Os paraibanos que recebem mais dez salários mínimos são os que apresentam maior índice de definição de candidatos. Cerca de 47% deles já sabem em quem vão votar para deputado federal em 2010.

Nenhum comentário: