Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 12 de maio de 2009

Pesquisa aponta que Maranhão e Ricardo estão empatados e sugere 2º turno nas eleições de 2010

ELEIÇÕES 2010 – Disputa acirrada.
É o que revela pesquisa estadual do Instituto Opinião sobre a corrida eleitoral de 2010 para o governo da Paraíba. A consulta, publicada com exclusividade pelo PB Agora nesta terça-feira (12), revela que o governador José Maranhão, do PMDB, e o prefeito Ricardo Coutinho, do PSB, estão rigorosamente empatados, liderando a disputa pelo cargo nas eleições do próximo ano bem à frente dos demais pretensos candidatos.
Na espontânea, Maranhão aparece com 27,6% da preferência do eleitorado paraibano e Ricardo Coutinho com 26,7%, registrando menos de um 1% de diferença. A pesquisa, que tem margem de erro de 2,2%, foi elaborada entre os dias 24 e 29 de abril de 2009 e entrevistou 1.985 eleitores paraibanos em todas as regiões do Estado. O resultado sugere segundo turno nas eleições majoritárias do próximo ano.
Em terceiro colocado, aparece o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, também do PMDB, com 6,9% da intenção de votos. Colado no prefeito campinense, o senador Cícero Lucena, presidente do PSDB paraibano, aparece com 6,7% dos votos obtidos pela consulta. A quinta colocação na briga pelo governo do Estado, conforme pesquisa publicada com exclusividade pelo PBAgora, fica com o senador Efraim Morais, do DEM. O senador democrata recebeu, na pesquisa espontânea, cerca de 4,8 das citações dos entrevistados.
Em último colocado, aparece o deputado Luiz Couto, presidente estadual do PT, com 1% da intenção de votos. O Instituto Opinião computou como Indecisos as citações feitas a nomes de candidatos ao governo improváveis, como é o caso do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), que tem impedimentos na legislação para se candidatar ao governo novamente em 2010.O número de indecisos é de 22,1% e brancos e nulos de 4,2%. Esta é a primeira pesquisa estadualsobre a disputa eleitoral de 2010 com prováveis candidatos.Maranhão lidera entre os pobres e Ricardo é o favorito entre os mais ricos
Uma análise estratificada da pesquisa estadual revela que o governador José Maranhão (PMDB) é o favorito entre os eleitores paraibanos de menor renda. Entre aqueles que têm menos de um salário mínimo como renda, o governador possui 33% na pesquisa espontânea contra 18,8% do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), que polariza a disputa ao governo com Maranhão. O prefeito da Capital dá o troco entre os eleitores que recebem mais do que dez salários mínimos. Neste grupo, Ricardo aparece com 45% da intenção de votos contra minúsculos 17,3% de Maranhão.
Prefeito da Capital é o melhor entre os jovens e eleitores com ensino superior
Ricardo Coutinho é o preferido entre os jovens de 16 a 34 anos. No grupo de 25 a 34 anos de idade, o prefeito da Capital chega a atingir a preferência de 32% do eleitorado paraibano, conforme pesquisa do Instituto Opinião que ouviu 1.985 eleitores em todas as regiões do Estado. Ricardo Coutinho também apresenta um bom resultado junto à categoria de eleitores que possuem Ensino Superior Completo. Nesta categoria, Ricardo bate Maranhão numa diferença de 29,6% acima de Maranhão.
Governador é o preferido dos idosos
O governador José Maranhão (PMDB) leva vantagem entre os eleitores acima de 60 anos de idade, revela a pesquisa do Instituto Opinião. Nesta faixa etária, Maranhão, que está empatado com Ricardo na disputa pelo governo do Estado, obtém a preferência de 28,1% do eleitoral contra 22,5% do prefeito da Capital.Sem a presenção de José Maranhão
Ricardo Coutinho (PSB), coloca quase 20 pontos percentuais sobre o segundo colocado na disputa pelo governo da Paraíba nas eleições de 2010 se o PMDB indicar o prefeito Veneziano Vital do Rego no lugar do governador José Maranhão. Substituindo Maranhão por Veneziano, o prefeito Ricardo Coutinho obtém 38,1% da intenção de votos contra 19,3% do prefeito de Campina. Em terceiro colocado, aparece o senador Cícero Lucena, do PSDB, com 10,7% da preferência do eleitorado paraibano, seguido pelo senador Efraim Morais, do DEM, com 7,2% e pelo deputado Luiz Couto, do PT, com 1,8%.
O número de indecisos numa simulação sem a presença do governador Maranhão é de 16,2% e brancos e nulos de 6,7%. O curioso é que Ricardo bate Veneziano no Agreste, que inclui, entre outras, Campina Grande. De acordo com a pesquisa, Ricardo aparece com 31,2% da intenção de votos no Agreste contra 24,5% de Veneziano. O prefeito de Campina, no entanto, consegue bater Ricardo na Borborema, onde aparece com 37,9% dos votos, sua melhor média, contra 22,4% do prefeito de João Pessoa.
Na Zona da Mata, onde se inclui João Pessoa, Ricardo Coutinho dá um passeio nos demais candidatos. Ele aparece com 54,2% da intenção de votos contra 7,8% de Veneziano, o segundo colocado no geral. Nesta região, o senador Cícero Lucena, que já foi prefeito de João Pessoa por duas vezes, supera o prefeito campinense e aparece com 13,8% da intenção de votos.
O governador José Maranhão (PMDB) e o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), também polarizam a disputa pelo governo do Estado excluindo das opções o nome do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, do PMDB, que aparece em terceiro colocado na pesquisa espontânea. Ricardo e Maranhão aparecem novamente empatados, mas o prefeito da Capital com 0,3 pontos percentuais à frente.
Sem a presença de Veneziano
O Instituto Opinião revela que, numa pesquisa estimulada, Ricardo obtém 33,6% dos votos e Maranhão 33,3%. Sem a presença de Veneziano, que é do mesmo partido do governador, a terceira colocação recai sobre o senador Cícero Lucena, presidente do PSDB paraibano. O senador tucano aparece com 9,2% da intenção de votos.
O Instituto Opinião entrevistou, entre os dias 24 e 29 de abril deste ano, 1.985 eleitores em todas as regiões da Paraíba, sendo 945 homens e 1.400 mulheres. Depois de Cícero, aparece o senador Efraim Morais, do DEM, com 6,9% da preferência do eleitorado e o deputado federal do PT, Luiz Couto, com 1,6% dos votos. Na estimulada, o número de indecisos cai de 22,1% para 10,3% e o de brancos e nulos é de 5,1%.

Nenhum comentário: