Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Pesquisa espontânea aponta Serra apenas dois pontos à frente de Dilma na PB; diferença sobe na estimulada; governo Lula tem 92% de aprovação

ELEIÇÕES 2010 – Pesquisa espontânea realizada com eleitores paraibanos revela um quadro apertado no Estado quanto à disputa presidencial do próximo ano. O governador de São Paulo, José Serra, um dos mais cotados para disputar à presidência da República pelo PSDB, aparece com apenas dois pontos percentuais à frente da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), provável candidata do presidente Lula (PT). É o que revela consulta feita pelo Instituto Opinião Pesquisas Socais e publicada com exclusividade pelo Portal PB Agora nesta segunda (11), no dia em que o PSDB nacional realiza encontro em João Pessoa.De acordo com a pesquisa, realizada entre os dias 24 e 29 de abril de 2009, José Serra é citado espontaneamente por 16,2% dos eleitores paraibanos entrevistados, seguido por Dilma Rousseff, que recebeu 14,9% das citações espontâneas. É praticamente um empate técnico já que a margem de erro, para cima ou para baixo, é de 2,2%. Em terceiro colocado na pesquisa espontânea, aparece o deputado federal pelo Ceará, Ciro Gomes (PSB), com 3,5% das citações. Logo em seguida, aparecem o presidente do Congresso Nacional e ex-presidente da República, José Sarney - PMDB (2,2%), a ex-senadora Heloísa Helena – Psol (1,9%), e o ex-presidente Fernando Collor de Melo – PTB (1,9%). O governador Aécio Neves (PSDB), que participa de encontro em João Pessoa, aparece com apenas 0,6% das citações espontâneas.
O Instituto Opinião ouviu 1.985 eleitores paraibanos entre os dias 24 e 29 de abril de 2009 em 80 municípios da Paraíba. A margem de erro é de 2,2% e o intervalo de confiança de 95%. Nesta terça-feira (12), o PB Agora divulga os números para governo do Estado e Senado da República. Na pesquisa espontânea, o número de indecisos chega a 53,9% e os votos brancos e nulos somam 4,9%.
Na pesquisa estimulada, a liderança do governador José Serra (PSDB) na disputa pela presidência da República, na preferência do eleitorado paraibano, sobe para 12,8 pontos percentuais em relação à ministra Dilma Rousseff, provável candidata do presidente Lula (PT). Serra aparece com 34,3% da intenção dos votos dos paraibanos contra 21, 5% de Dilma Roussef. Em seqüência, aparecem Ciro Gomes (7,7%) e José Sarney (5,7%). Na pesquisa estimulada, quando o Instituto Opinião apresenta os nomes dos prováveis candidatos, o ex-presidente da República e hoje senador, Fernando Collor de Melo (PTB), ultrapassa a ex-senador Heloísa Helena (PSOL). Collor aparece com 4,4% da preferência do eleitorado paraibano contra 3,7% de Heloísa Helena. O governador Aécio Neves, que disputa dentro do PSBD o direito de ser o candidato, tem apenas 1,7% da preferência do eleitorado paraibano.
Liderando a preferência do eleitorado paraibano na disputa pela presidência da República em 2010, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), é o preferido entre os mais jovens e os mais ricos do Estado. Serra obtém 41,5% da intenção de votos entre os eleitores com idade de 16 a 24 anos de idade. Neste grupo, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), segunda colocada na pesquisa, tem apenas 19,5% da preferência do eleitorado paraibano.
A margem de erro é de 2,2% e o intervalo de confiança de 95%. A diferença de Serra sobre Dilma também é acima da média entre os mais ricos. O governador de São Paulo chega a atingir 37,3% da intenção de votos contra 21,3% de Dilma entre os eleitores que recebem acima de dez salários mínimos.
Dilma Rousseff (PT), é bem vista pelos idosos paraibanos. A ministra chega a empatar com o governador José Serra, do PSDB, entre os eleitores com mais de 60 anos de idade. Neste grupo, ele tem 27,5 % da intenção de votos e Serra, o preferido entre os jovens, tem 27,8%. É o melhor desempenho de Dilma Rousseff na Paraíba. No geral, ela aparece com 21,5% da preferência do eleitorado contra 34,3% de Serra.
Superando a média nacional, a aprovação da administração do presidente Lula (PT) na Paraíba chega ao impressionante índice de 92%, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Opinião no Estado. De acordo com a consulta, 41,3% do eleitorado paraibano consideram ótima a administração de Lula, 40,1% consideram boa e 10,6% apontam-na como regular positivo. A soma dessas avaliações resulta numa aprovação de 92%, índice maior do que registrado em nível nacional.
A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. Cerca de 2,6% dos entrevistados não responderam a pergunta. Apenas 2% consideram como péssima a administração do presidente petista, 1,1% como ruim e 2,3% como regular negativo.
PB Agora

Nenhum comentário: