Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Durante audiência pública em Campina, Gominho diz que a Segurança Pública da PB está sucateada

Não é a toa que a bandidagem está à vontade na Paraíba. Segundo o secretário de Segurança Pública, Gustavo Gominho, o estado dispõe de apenas mil homens da Polícia Militar para fazer o trabalho de campo. A revelação estarrecedora do secretário, expondo de forma franca a fragilidade do aparelho policial paraibano, foi feita em Campina Grande ao participar de audiência pública realizada nesta quarta-feira (6) no auditório do SESC.
Diante de uma platéia composta de prefeitos, vereadores, deputados, empresários, religiosos e segmentos ligados aos movimentos sociais, Gominho disse que não era gênio e precisaria da ajuda de todos para restaurar a Segurança Pública na Paraíba. Além do secretário estiveram participando da audiência pública 13 prefeitos da região, vereadores, o bispo diocesano de Campina Grande Dom Jaime Vieira da Rocha, o comandante geral da Polícia Militar, Marcos Antonio Jácome, e do II Batalhão em Campina Grande, Marcos Marconi, entre outras autoridades e convidados.
Os números apresentados pelo secretário, quando se referiu ao efetivo que dispõe para garantir a segurança da população, são de estarrecer. Ele precisaria do dobro de policiais militares e o triplo de policiais civis para oferecer uma boa prestação de serviço no setor. De acordo com a revelação de Gominho, ele conta com de 8 mil policiais militares para o trabalho, só que mais de dois mil desse total estão trabalhando em órgãos públicos e cerca de 800 estão à disposição de autoridades públicas.
Dos cerca de cinco mil que restam em torno de dois mil atuam ainda como agentes de segurança nos presídios. Do resto do efetivo, levando em conta que os policiais precisam de folga e para cada hora de trabalho ganham três de descanso, na prática o Estado tem apenas mil homens para o trabalho de campo. Quanto as viaturas disse o secretário que a maioria é locada e as que são próprias foram adquiridas ainda nos governos de José Maranhão I e II, com dinheiro do Detran.
Gominho também queixou-se do efetivo que dispõe para trabalhar na Polícia Civil. Ele disse que hoje são cerca de 306 delegados para atender 223 municípios. Apesar da situação catastrófica, Gominho anunciou mudanças na área de segurança. Ele confirmou que, em breve deverá ser reformulado todo o sistema de trabalho da "Operação Manzuá", que passará a ser móvel, com atuação em lugares e horários incertos, regularmente.
O secretário disse também que o Governo do Estado está elaborando projeto de implantação da "Patrulha Rural" para combater roubos, assaltos e mortes no interior. Para tanto serão adquiridas camionetas com tração nas quatro rodas, "já que carros pequenos não servem para esse tipo de trabalho", argumentou, além de dirigir maiores cuidados com o uso de motos clandestinas e irregulares.

Nenhum comentário: