Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 12 de maio de 2009

Cícero consegue melhor indice na Zona da Mata, onde RC coloca 15 pontos à frente de Maranhão; RC é preferido dos jovens e Maranhão, dos velhos

ELEIÇÕES 2010 - Na avaliação por regiões, o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), dispara na preferência do eleitorado em relação ao governador José Maranhão (PMDB) na Zona da Mata, que inclui, além da Capital, as cidades de Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Conde e Mamamguape, conforme pesquisa feita pelo Instituto Opinião com 1.985 eleitores paraibanos. Ricardo, que empata com Maranhão no cômputo geral, chega a colocar 15 pontos de diferença sobre o governador na Zona da Mata, obtendo 44,2% da preferência do eleitorado contra 29,1% de Maranhão.
O senador Cícero Lucena (PSDB), que já foi prefeito de João Pessoa por duas vezes, aparece com 11,2% da preferência do eleitorado da região litorânea. Exceto a Zona da Mata e no Agreste onde há empate técnico, o prefeito Ricardo Coutinho perde em todas as demais regiões para o governador Maranhão. Na Borborema, Maranhão bate Ricardo com 41,6% a 20,5% e no Sertão por 37,5% a 25,6%. Natural do Vale do Sabugi, o senador Efraim Morais, que aparece em quatro colocado na disputa com 6,9% dos votos, registra o seu melhor desempenho na região da Borborema, que inclui cidades como Santa Luzia. Efraim chega a registrar 13% nesta região.
O senador Cícero Lucena (PSDB), encontra na Zona da Mata do Estado a região onde tem o melhor desempenho, com 13,8% das intenções de votos. Nas outras regiões, segundo indica a pesquisa do Opinião, Cícero alcança 10,0 % (Agreste), 8,7% (Boborema) e 7,8% (Sertão).
Ricardo Coutinho é o preferido entre os jovens de 16 a 34 anos. No grupo de 25 a 34 anos de idade, o prefeito da Capital chega a atingir a preferência de 32% do eleitorado paraibano, conforme pesquisa do Instituto Opinião que ouviu 1.985 eleitores em todas as regiões do Estado. Ricardo Coutinho também apresenta um bom resultado junto à categoria de eleitores que possuem Ensino Superior Completo. Nesta categoria, Ricardo bate Maranhão numa diferença de 29,6% acima de Maranhão.
O governador José Maranhão (PMDB) leva vantagem entre os eleitores acima de 60 anos de idade, revela a pesquisa do Instituto Opinião. Nesta faixa etária, Maranhão, que está empatado com Ricardo na disputa pelo governo do Estado, obtém a preferência de 28,1% do eleitoral contra 22,5% do prefeito da Capital.

Nenhum comentário: