Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 27 de dezembro de 2009

Morre aos 86 anos Dr. Ulisses Pinto Brandão, um dos mais renomados médicos de toda a Paraíba

Acabo de receber ligação direto de João Pessoa informando uma baixa na 'Rainha do Vale'. Faleceu esta manhã, por volta das 5h, na cidade de Campina Grande o itaporanguense Ulisses Pinto Brandão (foto), um dos mais renomados e respeitados médicos de todo o estado da Paraíba. Dr. Ulisses Pinto contava com a idade de 86 anos. Ele nasceu em Itaporanga, à época Misericórdia, em janeiro de 1923.
O velório acontece neste exato momento na Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), em Campina Grande, onde a imprensa paraibana, à exemplo da TV Paraíba, já fazem o registro e homenagens devidas. E o enterro ocorre às 10h desta segunda-feira (28), no mausoleo da família Pinto Brandão, no cemitério Mãe de Misericórdia, em Itaporanga, onde em julho passado também foi enterrado o seu irmão Francisco Pinto Brandão (Chico Pinto), que faleceu aos 84 anos, o homem mais rico de Itaporanga em épocas passadas.
Membro de uma das mais tradicionais famílias de Itaporanga, Dr. Ulisses Pinto estudou em Campina Grande, João Pessoa e Recife, onde colou grau em Medicina, na Faculdade de Medicina de Recife em 8 de dezembro de 1953, no Teatro Santa Isabel. Em 1954, foi para o Rio de Janeiro, onde estagiou no Hospital Central da Aeronáutica e depois no Hospital dos Servidores do Estado –HSE- Serviços do Prof. Ermiro de Lima.
Após fazer sua formação de especialista veio para Campina Grande, onde teve o apoio dos seus parentes José Celino da Silva e Francisco Brasileiro. Trabalhou no Centro de Saúde do Estado e no Hospital de Pronto Socorro. Na Clínica Particular teve destacada atuação, pois inovou muita coisa da sua especialidade naquela cidade.
Teve grande atuação em 4 instituições médicas campinenses. Primeiro a Sociedade Médica, onde foi presidente. O Hospital Alcides Carneiro –IPASE- hoje Hospital Universitário, onde foi diretor. Fundação Assistencial da Paraíba, onde implantou o Centro de Cancerologia Ulisses Pinto e fez uma série de melhorias que mudou o perfil da FAP. Foi fundador da faculdade de Medicina de Campina Grande, sendo seu primeiro professor de Otorrinolaringologia.
Foi fundador das Clínicas Santa Clara e São Lucas. Fundador do Campestre Lyons Clube Centro de Campina Grande, tendo sido seu presidente. Fundador e presidente da Sociedade de Otorrinolaringologia da Paraíba. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Otologia – 1981/1989. Vice-presidente da Associação Médica da Paraíba – 1977. Fundador do CRM da Paraíba – 1959. Sócio fundador da Unimed Campina Grande.
Participou de 46 congressos médicos no Brasil e 4 no exterior. Estagiou no serviço do professor Candela, Espanha – 1974. É atualmente membro efetivo da Academia Paraibana de Medicina – Cadeira nº 2 – Patrono Antônio Batista Santiago. Tem 3 filhos – Sérgio, da área de informática; Liana, médica endocrinologista, e Lélia, médica otorrinolaringologista (in memoriam). É casado com a Sra. Marisa Leal Pinto Brandão. É aposentado, mas com atuação na direção da Clínica São Lucas.
Dr. Ulisses Pinto Brandão, era filho (in memoriam) de Belmiro Pinto Brandão e Antônia Pinto de Sousa.

2 comentários:

Unknown disse...

ULISSES PINTO BRANDÂO foi um dos maiores itaporanguenses que conheci.
Médico,humanista,amigo de todos pobres e ricos,nobre de caráter,um verdadeiro varão de Plutarco.
Que Deus acolha entre os eleitos sua alma bondosa e iluminada.

Paizinha GOmes Silvino da Fonseca

rafael ramírez disse...

Fue mi gran amigo brasileño quien me introdujo en la cultura nordestina. Sentí mucho su fallecimiento. Cada vez que iba a Campina Grande no dudaba en saludarlo como un maestro.
Prof. Ramírez Camacho, Madrid, España