Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Prefeitos debatem projetos no 5º Seminário do Território Rural do Vale realizado em Itaporanga

Foi realizada na cidade de Itaporanga, na manhã desta quinta-feira (7), a quarta reunião do Seminário do Território Rural (Cidadania) do Vale do Piancó, ocorrido nas dependências do Atlântida Esporte Clube, com a participação de prefeitos da região, vereadores, presidentes de associações e representantes de órgãos estaduais e federais. Na oportunidade foram debatidos os seguintes temas: Assistência Técnica e o Programa de Aquisição de Alimentos (P.A.A.). O Territórios da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia. A mesa dos trabalhos foi composta por: Djaci Brasileiro (prefeito de Itaporanga e anfitrião do evento), Dudu Pinto (prefeito de Boa Ventura), Pedro Feitosa (prefeito de Ibiara), Neto Teotônio (vice-prefeito de Pedra Branca), Romildo Lucena Targino (representante do Ministério do desenvolvimento Agrário), Afonso Cartaxo (diretor técnico da Emater-PB), João José (representante da Conab), Luiz Gonzaga (representante do Incra), vereador Herculano Pereira (representando os Vereadores presentes), José Ferreira de Andrade (gerente da agência do Banco do Nordeste em Itaporanga), José Martins Neto (gerente da 6ª regional da SEDH) e pelos padres: Deusimar Gomes (Itaporanga), Erivânio de Sousa (Ibiara e Santana de Mangueira) e José Gomes (Boa Ventura e Diamante).O Vale do Piancó é uma das poucas regiões que ainda não formou o Território da Cidadania, hoje uma exigência do Governo Federal para a liberação de recursos para a região. Com o Território a região pode conseguir mais recursos para desenvolver a agropecuária, indústria e comércio, gerando renda e evitando que nossa população migre para outras regiões para o corte da cana-de-açucar ou para as fazendas de uva e manga no Vale do São Francisco. O Território é atendido por 22 ministérios do Governo Federal.
O prefeito Djaci Brasileiro, quando do uso da palavra, salientou aos presentes que a reunião “era de suma importância para que os munícipes entendam um pouco mais sobre o território da cidadania e estreitar laços de parceria com outros municípes para o mesmo bem comum”. O Território Rural do Vale do Piancó tem como articulares Josival Simão de Lima (agro amigo do BNB) e Ozael Pereira (secretário municipal de Ibiara). Tendo como secretário geral Osmael Pereira Nunes, a Comissão Provisória do referido território tem a seguinte composição: Membros titulares – Pedro Feitoza (prefeito de Ibiara), Dudu Pinto (prefeito de Boa Ventura), José Soares Filho (presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana dos Garrotes), Padre Erivânio de Sousa (pároco de Ibiara e Santana de Mangueira), José Geraldo L. Mororó (presidente da Associação dos Produtores de Leite de Piancó), José Francisco de Sousa Neto (Jornal Folha do Vale), José Ferreira de Andrade (gerente do Banco do Nordeste) e Elton José da Cunha (Emater-PB);
E membros suplentes - Tânia Nitão (prefeita de Santana de Mangueira), João Bosco Cavalcanti (prefeito de Serra Grande), Francisco Sales do Nascimento (presidente do sindicato rural de Santa Inês), Maria Vieira Leite (Igreja Católica), Manoel Osmindo (União M. das Associações Com. Rurais de Itaporanga), Maria do Rosário Arruda (Juventude Consciente de Ibiara), Ozael Pereira (Secretaria de Comunicação de Ibiara) e Valniuda Rodrigues Leite (Emater-PB).
Membros da Comissão
A próxima reunião acontecerá na cidade de Boa Ventura, às 9h da manhã, onde serão debatidos os temas: Assessoria para formação da Comissão Definitiva do Território e o Plano de Esgotamento Sanitário da região.

Nenhum comentário: