Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 20 de julho de 2010

Operação "Pedra Bonita": Polícia Federal prende acusados de assaltos a bancos no Sertão; Grupo planejava assaltar agência do BB de Itaporanga

Foto dos foragidos: Rivaldo (ex-PM), Jotajúnior e Albuíno Barros
A Operação Policial leva o nome de origem da cidade de Itaporanga, que significa "Pedra Bonita" em vocábulo indígena da língua Tupi: itá-pedra; e poranga: belo, lindo, bonito.
Segundo informações, dentre os suspeitos detidos está um funcionário do quadro efetivo da Prefeitura de Itaporanga que já havia sido preso pela Polícia Federal em operação realizada no dia 29 de setembro do ano passado (PF realiza operação e prende vários em Itaporanga, entre os quais, um funcionário municipal; prisões prosseguem na madruga, resultado final só amanhã). Na ocasião, após prestar depoimento esta mesma pessoa foi liberada no dia seguinte. Esperemos, pois, a PF divulgar o nome na ação de hoje nas próximas horas.
A delegacia de Polícia Federal de Patos anunciou nesta terça-feira (20) ter cumprido no Sertão paraibano cinco mandados de prisão preventiva contra integrantes de um grupo que seria especializado em assaltos a agências bancárias do interior do Estado. A operação "Pedra Bonita" foi deflagrada ontem (19) com base em investigações iniciadas no ano passado, quando a PF percebeu que a quadrilha estava preparando um plano para agir nas agências do Banco do Brasil em Itaporanga e Bonito de Santa Fé.
De acordo com a Polícia Federal, com o aprofundamento das investigações foi possível identificar vários integrantes da organização criminosa. Além dos mandados de prisão cumpridos ontem, também foram realizados mandados de busca e apreensão. Segundo informações divulgadas pela polícia, até a manhã de hoje já tinham sido presos os seguintes suspeitos: Francisco Gideão, residente em Ibiara, Lindomar de Moura, de Diamante, Antônio de Morais, de Conceição, e um quarto homem cujo nome ainda não foi divulgado.
A Polícia Federal publicou as identificações dos acusados que são considerados foragidos. Seriam Rivaldo Ribeiro de Vasconcelos, Jotajúnio Furtado Leite, e José Albuíno Barros, respectivamente nas fotos abaixo. A população pode colaborar com informações anônimas pelo telefone. Basta ligar para (83) 3421-3666.
Segundo a Polícia Federal de Patos, no dia 25 de setembro de 2009, integrantes da quadrilha roubaram um veículo S-10 em Campina Grande/PB e mantiveram o proprietário como refém. Quatro dias depois eles aproveitaram o carro roubado e, armados com pistolas e fuzis, reuniram-se em Itaporanga, de onde partiram para Bonito de Santa Fé.
Os planos dos assaltados foram frustrados por uma operação conjunta das polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar, que descobriram o local utilizado pela quadrilha como esconderijo, onde foram encontradas 96 munições de fuzil, caixas de munição calibres .40 e 9mm, além do veículo roubado.
O Delegado Felipe Alcântara da Delegacia da Polícia Federal em Patos, concedeu entrevista coletiva, onde explicou os procedimentos da operação. (paraiba1)

Nenhum comentário: