Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 18 de julho de 2010

Prefeitura de Itaporanga prestes a concluir primeira fase do projeto de implantação do aterro sanitário

A Prefeitura Municipal de Itaporanga está ultimando a execução da primeira fase do projeto de implantação do aterro sanitário do município, que será uma referência no interior paraibano. A atual gestão municipal tem uma preocupação não só com coleta do lixo mas também com sua destinação, por isso, a determinação em acabar de vez com o lixão existente hoje, em situação precária, para a implantação desta que será uma das obras mais significativa da história do município, pela dimensão e benefícios que será proporcionado a atual e às futuras gerações.
Local onde funcionará as células de aproximadamente 100 metros cada
O aterro sanitário de Itaporanga compreende uma área total de 29 hectares, sendo parte destinada aos trabalhos com lixo e outras para compensação ambiental reflorestamento. Está localizado à 7 km da cidade, na BR-361 sentido Itaporanga-Piancó, fruto de uma grande conquista do prefeito Djaci Brasileiro. No momento estão sendo executados os trabalhos da primeira fase do projeto.O complexo vai possuir valas impermeabilizadas para evitar a contaminação do solo, das águas subterrâneas e do ar pelos resíduos do lixo urbano. Lagoas de tratamento do chorume líquido (foto acima) proveniente da decomposição da matéria orgânica que se encontra no lixo - também foram construídas. Haverá ainda poços de monitoramento para verificação da qualidade do lençol freático e será instalada uma balança no local. O aterro vai funcionar de maneira perfeita, tanto no que diz respeito ao depósito quanto ao recolhimento do lixo.
Lagoas de tratamento do líquido chorume
O projeto desenvolvimento pela Prefeitura Municipal de Itaporanga para implantação do aterro sanitário atende as normas de higiene, segurança e preservação do meio ambiente. Além da impermeabilização do solo com mantra especial que permite a retenção do chorume, que é um líquido de odor forte e alto potencial de contaminação, também será instalada uma usina para realizar a reciclagem, triagem e compostagem do lixo. Com a usina em operação o volume de lixo depositado diariamente poderá ser reduzido em 10%. O chorume será drenado e os gazes exalados pelas chaminés distribuídas pelos bancos.Como será o processo: os resíduos serão descarregados em um único ponto da vala até que esteja totalmente preenchido.À medida em que forem depositados, os resíduos serão nivelados e cobertos diariamente, tolerando-se frequências menores em casos excepcionais. Após o aterramento da vala será feita uma compactação dos resíduos. Serão construídos um galpão para o processamento de triagem do lixo, área exclusiva para destinação do lixo hospitar, outra para entulhos, etc. E ainda, uma área para construção de uma bateria de banheiros para as pessoas que vão trabalhar ali. Na entrada do aterro haverá um escritório da administração do mesmo.Os trabalhos empreendidos consiste de duas fases distintas. A primeira: com limpeza do terreno, cercamento da área, proteção vegetal, drenagem superficial, acesso, área para manobra e estacionamento e instalação de marcos de referência; Já a segunda: limpeza do terreno, implantação de acessos provisórios, drenagem superficial e proteção com gramas, escavação e reaterro de valas. Para o controle de aves (urubus) haverá o combrimento de todos os resíduos com solo após cada descarga, impedindo a exposição do lixo.O aterro nos dá a garantia de que todo resíduo terá um destino adquado, ou seja, sem correr o risco de contamizar o solo e o lençol freático. A obstinação da administração municipal é que com o início da coleta seletiva em Itaporanga seja prorrogado o tempo de vida útil do aterro, levando a população a ter um ganho enorme em questão de sáude pública. A obra está sendo construída em parceria com o Governo Federal, num investimento de R$ 204 mil nesta primeira fase do projeto. Esta é uma reivindicação antiga e que só agora com o empenho do prefeito Djaci Brasileiro Itaporanga está sendo beneficiada com a construção do aterro sanitário, que juntamente com a coleta seletiva que será implantada vai melhorar a qualidade de vida da populção. Este aterro sanitário será referência para o setor de destinação final do lixo, onde os resíduos produzidos no município serão armazenados de maneira correta e sem colocar em risco o futuro das próximas gerações. Este é compromisso da atual gestão municipal com o planeta e com o futuro.

Nenhum comentário: