Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Diretas Já: Cássio convoca população paraibana para protesto em defesa de eleições livres

A mobilização das "Diretas Já" foi um dos momentos marcantes do fim da Ditadura Militar no Brasil, iniciado em 1964, e trouxe de volta às ruas o povo, em grande comícios que ocorreram nas principais cidades do país. No dia 10 de abril de 1984, um milhão de pessoas tomou a candelária (última foto), no Rio de Janeiro. Uma semana depois, foi a vez de São Paulo, com mais de um milhão e meio na Praça da Sé (foto abaixo).
A Ditadura não tinha mais gás para suportar à pressão social, esta exercida por toda a população. O número de participantes estava muito além do que se esperava, sob o grito de guerra: "presidente quem escolhe é agente, um, dois, três, quatro, cinco mil, queremos eleger o presidente do Brasil...". Na verdade, faltava ao Brasil (naquela época) o direito de escolher seu presidente. Essa possibilidade gerou no País um sentimento cívico muito forte. O ex-governador e ex-senador Ronaldo Cunha Lima (pai do ex-governador Cássio), quando prefeito eleito de Campina Grande em 1968, teve seus direitos políticos cassados pelo AI-5, sendo um dos principais políticos da Paraíba vítima da repressão. Após muitos anos de ditadura e de silêncio forçado dos brasileiros, a população se organizou em torno de um dos maiores movimentos sociais da história do Brasil.
Pois bem, o Estado da Paraíba deve viver na próxima semana uma demonstração de força popular nos moldes das "Diretas Já". Começou, via twitter, um chamamento da população paraibana para manifestações no sentido de se garantir ao povo paraibano o direito ao voto livre. A campanha está sendo puxada pelo ex-governador Cássio Cunha Lima, que tem convocado seus seguidores para uma manifestação na próxima quarta-feira (21), no centro de João Pessoa. O ex-governador, que é candidato ao Senado, e o candidato ao Governo, Ricardo Coutinho (PSB), acusam seus adversários de tentar ganhar as eleições no tapetão.
"Deixem o povo votar". Com esse tema, a Coligação Uma Nova Paraíba - PSDB, PSB, DEM, PPS, PTN, PRP, PV, PTC e PDT - vai realizar na próxima quarta-feira (21), a partir das 16h, no Ponto de Cem Réis, centro de João Pessoa, um grande ato público em defesa da soberania do voto popular.
Para o candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), o movimento é apartidário e tem o objetivo de conclamar a população da Paraíba a dizer que não aceita a perseguição, a mordaça e a política que tenta impedir o povo de se manifestar livremente.
"Esse é o tipo de postura que tem que acabar na Paraíba. O povo não aguenta mais esse tipo de política atrasada, retrógada, que persegue as pessoas pelo simples fato delas pensarem diferente. Para nós, esse tempo já acabou. Por isso, chamamos todos a dizer não ao atraso e sim a democracia e a liberdade de expressão", comentou Ricardo Coutinho.
O candidato ao Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB), disse que os adversários querem ganhar as eleições por W.O, impetrando diversas ações contra os principais candidatos da coligação e que provocam um indevido processo de judicialização da política, o que é inadimissível. Cássio declarou ainda que é preciso que respeitem o voto popular e ninguém mais do que o povo livre e soberano da Paraíba para repudiar estas tentativas de golpe contra a democracia.
"Os que hoje governam o Estado perderam as eleições de 2006, além das derrotas que obtiveram em 2002 e das eleições praticamente sem concorrência de 1998 e agora querem, mais uma vez vencer sem precisar debater os projetos com a sociedade, o que, convenhamos, não é nada democrático", afirmou Cunha Lima.
Ricardo Coutinho, Rômulo Gouvei, Cássio Cunha Lima e Efraim Morais já estão convidando a população paraibana, candidatos, líderes políticos e correligionários de todos os recantos do Estado para participar deste grande encontro da cidadania por eleições livres, onde a população soberana da Paraíba tenha o direito de escolher livremente quais serão os seus representantes políticos.
Os tempos de chumbo vividos pelo Brasil durante o Regime Militar (de 1964 a 1985) caracterizaram-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime. Os comícios pelas Diretas-Já arrastaram uma multidão de pessoas para as ruas 26 anos atrás. Políticos, artistas, líderes sindicais e estudantes se uniram em torno de um único objetivo: restabelecer as eleições diretas no país, o voto livre. Portanto, nestas eleições de 2010 todos os paraibanos tem o direito e livre arbítrio de votarem na opção que julgarem ser a melhor.

Nenhum comentário: