Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Trocolli Jr quer alterar lei para permitir mandato de quatro anos para diretor de escola

O deputado estadual Trocolli Júnior (PMDB) tem nesta sexta-feira, 23, uma reunião importante com representantes da Secretaria Estadual de Educação e diretores de escolas da rede estadual de ensino, que o elegeram como intermediário no encaminhamento de um pleito da categoria: a mudança na lei estadual que disciplina a eleição dos diretores. A intenção é alterar o texto para permitir que o mandato aumente de dois para quatro anos, com direito à reeleição também por quatro anos.
Em maio passado, Trocolli recebeu um abaixo assinado feito pelos diretores de escolas estaduais pedindo a alteração na Lei 7,983, de 10 de abril de 2006, que dispõe sobre o processo para provimento dos cargos de diretor e vice das escolas da rede estadual de ensino. Atualmente, eles são escolhidos por eleição direta para um mandato de dois anos, com apenas uma recondução. Os diretores e vices querem ampliar esse direito para "quantas vezes a comunidade escolar achar conveniente, por eleição direta".
"A eleição em uma escola é muito diferente de um pleito eleitoral partidário. No nosso universo, há diversas escolas nas quais ou os professores não se acham capacitados ou não querem mesmo exercer o cargo. É comum que apenas um se disponha a ser diretor e, da maneira como a lei está redigida, não contempla a continuidade de gestões que são baseadas em projetos. Como desenvolver um bom projeto em apenas quatro anos?", indagou o diretor geral do Lyceu Paraibano, o itaporanguense Abraão Alves Carvalho, um dos responsáveis pelo apelo dirigido ao deputado.

Nenhum comentário: