Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Dr. Fernando Enéas rebate queixas de internauta sobre supostas ausências na Defensoria de Mari

Terça-feira (13) o internauta Marcelo Vicente, lá de Mari, enviou e-mail ao Blog se queixando de suposta ausência do Defensor Público da comarca local. (Internauta diz que Defensor Público não comparece na Defensoria/Mari há 40 dias; Só que greve da DP na Paraíba já dura dez meses..)
Destemido o probo Dr. Fernando Enéas (foto) rebateu, hoje, tais queixas fazendo um relato ponto a ponto. Confira, abaixo, o teor da resposta enviado ao blog:
"1. Se o “amoitado” e manipulado internauta tivesse enxergado a pequenina sala de trabalho que ocupo no Fórum de Mari (espaço cedido pelo MP, vez que a sala destinada a defensoria jaz transformada em depósito de motos e outros bagulhos apreendidos), enxergaria grudado a porta da “minha sala” os meus números de telefones pessoais: 99980769 e 81153184.
Vez que faço questão de atender - a qualquer hora do dia e da noite - pessoas do povo que me procuram. Prática que conservo muito antes da própria existência da Defensoria Pública. Mercê de minhas múltiplas atividades de comunista e revolucionário, ao longo de minha existência, sempre a serviço dos movimentos populares.
2. Teria tomado conhecimento, o "amoitado" fariseu internauta, que uma das serventuárias do Fórum de Marí é minha vizinha de residência, portanto, fácil seria qualquer tipo de comunicação.
3. Teria enxergado, o fariseu "amoitado," que nos dias que ali não compareço – por motivo maior (DOENÇA QUE PADEÇO) – agrego 02 (dois) assessores (auxiliares), um deles tendo semi-concluído o curso de direito, uma vez que a DP não me disponibiliza qualquer forma de assessoria. Tudo para que a DP de Marí tenha a devida assistência.
4. Enxergaria que, inclusive - já retirei do meu parco salário - dinheiro para carro de som, objetivando o chamamento de pessoas necessitadas na forma da lei para virem ser assistidas por àquela defensoria.
5. Enxergaria o instrumentalizado elemento que os Defensores Públicos da Paraíba se encontram em greve há quase 01 (um ano) em todas as Comarcas do nosso Estado.
No entanto, por profissionalismo e, amor a população necessitada de Marí, contrariei meus próprios colegas defensores públicos, tendo inclusive me indisposto com alguns, buscando trabalhar ao lado do povo, como sempre o fiz e farei em minha vida.
PARA DESESPERO DOS FILISTEUS DE TODAS AS COLORAÇÕES!
6. Enxergaria o indigitado fariseu, que, inclusive acumulei trabalho na Comarca de Sapé, mesmo não sendo minha Comarca de exercício.
7. Enxergaria o filisteu que, inclusive tenho me transportado ao Presídio de Sapé – fora do meu expediente de trabalho e sem paga da DP - para melhor acompanhamento das muitas ações penais de MARÍ que tenho sob a minha guarda, com entrevista a apenados dalí provenientes.
8. Enxergaria o “pau mandado” que acompanhei pessoas do povo de Marí, acampadas no interior da Prefeitura Municipal de Marí, em busca de garantia à moradia. E, que, logramos um acordo, intermediado por vereadores do município de Marí, com aquela prefeitura, beneficiando cidadãos (ãs).
9. Enxergaria que temos feito um trabalho que busca a parceria não só da população de Marí, mas da Prefeitura do Município, Câmara, Conselho Tutelar, sindicato de trabalhadores e lideranças de bairro.
10 – Teria enxergado o espetáculo de adentramento naquele juízo, em um único dia ( Quarta feira última, dia 14/07/10) com 30(trinta) ações de alimentos, separações, divórcios, alvarás, investigação de paternidade, entre outros procedimentos e ainda participar de atendimentos e audiências.
11. Enxergaria que nosso objetivo maior não é somente a assistência técnico-juridico ao povo de Marí, mas, igualmente, levar a compreensão básica do direito ao próprio cidadão, como instrumento de cidadania.
12. Enxergaria, além do mais, que MEUS RELATÓRIOS MENSAIS à Defensoria Pública estão sendo entregues em tempo hábil e recheados de trabalhos realizados.
TUDO DEVIDAMENTE DOCUMENTADO!
13. Enxergaria que de Defensor Público o povo do município de Marí se encontra bem assistido, o que não posso dizer de sua população, cuja situação é desesperadora em termos de IDH (índice de desenvolvimento humano).
Falta moradia, emprego, educação, saúde, transporte, segurança, e demais itens fundamentais a uma vida digna e decente ao povo de Marí.
FALTA INCLUSIVE UM PROMOTOR PÚBLICO TITULAR EM MARI. MAS DISSO NÃO ENXERGA O FILISTEU INTERNAUTA.
Por medo, muito provavelmente"!
FINALMENTE, tenho a acrescentar que tudo o que disse está farta e devidamente documentado, inclusive, com testemunhos e muitas fotografias para o embate legal que julgar conveniente, em não havendo retratação.
Saudações democráticas.
Dr. Fernando Enéas de Souza - Defensor Público; Advogado e militante do Partido Comunista do Brasil – PC do B; membro do CEDDHC Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão da Paraíba; Ex Advogado do Centro de Defesa dos Direitos Humanos – Assessoria e Educação Popular; Ex Assessor Jurídico da FEPAC – Federação Paraibana de Associações Comunitárias; Ex advogado da CONAN – Confederação Nacional das Associações Comunitárias; Ex Assessor Jurídico do Sindicato dos Odontologistas do Estado da Paraíba; Ex Assessor Jurídico da SindHotel; Ex Assessor Jurídico da FETAG/PB (...).

Um comentário:

Unknown disse...

Ricardo
Venho, através deste blog, pedir DESCULPAS FORMAIS ao Dr. Enéas pelas palavras, já que não tinha conhecimento do fato do mesmo estar doente, bem como a DP estar em greve há mais de um ano. Não tive a intenção de ofendê-lo e, desde já, reitero minhas desculpas.

Marcelo Vicente